Ivone Leão

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Sol o grande médico Vitamina D


 

15 minutos de Sol/dia = 20.000Ui vitamina D

Na realidade a partir de um estudo iniciado por volta do ano de 2010 pelo professor, neurologista Dr. Cícero Galli Coimbra, sabemos se tratar verdadeiramente não de uma vitamina mas de um hormônio, o calciferol D3, metabolizado através de nossa pele a partir de um tipo de radiação solar.

Para que possamos compreender melhor é importante lembrar que os raios solares carregam três tipos de radiação ultravioleta ou UV. E elas chegam até a terra atravessando os gases que formam a camada de ozônio de acordo com o tamanho de suas ondas.






A ultravioleta A ou UVA possui ondas de longo comprimento e chega até a terra atravessando a camada de ozônio atingindo nossa pele praticamente em todos os momentos do dia.

A ultravioleta B ou UVB possui ondas de médio comprimento e chega até a terra apenas em certos horários do dia.

Já a ultravioleta C ou UVC é de comprimento curto sendo totalmente absorvida pela camada de ozônio não chegando até a Terra e, portanto, não atingindo nossa pele.

Como fiz no quadrinho acima para termos uma melhor visualização de como chegam até a Terra a incidência dos raios solares nos períodos do início da manhã, meio do dia e entardecer, fica mais fácil entender que é justamente no horário de maior pico da incidência dos raios UVB – 11H às 15H – que ocorre essa possibilidade.

Vale refletir que devemos ajustar o tempo de recebermos esse banho de sol de acordo com nosso tom de pele, sim, porque existe diferença na capacidade de absorção dos raios UVB de acordo com a quantidade de melanina em nossa pele, uma pessoa de pele bem clarinha, em dez ou quinze minutos de sol nesse horário consegue metabolizar por volta de 20.000 Ui de calciferol D3, já uma pessoa de pele bem escura precisará de 1H30 de exposição ao sol nesse mesmo período do dia, outro fator que devemos considerar é a idade, enquanto uma pessoa de vinte anos de pele clara, consegue metabolizar certa quantidade dessa vitamina/hormônio em quinze minutos,  outra pessoa aos setenta aos de idade irá precisar de um tempo de exposição quatro vezes maior a fim de metabolizar a mesma quantidade de D3 no organismo, por isso a partir de uma certa idade é recomendada a sua suplementação.

Eu tenho tomado sol toda a minha vida justamente nesse horário e meu protetor solar sempre foi óleo de amêndoas com semente de urucum em média por quarenta minutos. Tenho ossos fortes e uma ótima saúde incluindo óssea tanto que há um mês aproximadamente caí em pé de uma escada a 2,80mts do chão aproximadamente fazendo uma atividade na obra de minha casa e não quebrei nada, nem luxei, embora não tenha evitado um hematoma que está me impedindo de pisar no chão até agora especialmente com o pé esquerdo, o mais atingido.

Infelizmente a maioria das pessoas foi levada a crer que o sol faz mal para saúde, o que não é uma realidade. Muito antes de tudo se transformar em comércio, especialmente a saúde ou a doença melhor dizendo, existia um procedimento conhecido como Helioterapia, que era nada menos que usar o sol para a cura de inúmeras doenças entre elas a psoríase método/estudo desenvolvido pelo dinamarquês professor, cientista, Dr. Niels Ryberg Finsen que lhe conferiu o prêmio Nobel de medicina/fisiologia em 1903.

Com o desenvolvimento de novos métodos científicos estudos como o do Dr. Coimbra vem reiterar a realidade de ser os banhos de sol no horário correto, fundamentais para a qualidade de nossa saúde e que a deficiência do hormônio por ele metabolizado através de seus raios UVB em nosso organismo provoca a queda da imunidade, facilitando o desenvolvimento de doenças sejam elas adquiridas, como as infecções virais ou apresentar quadros como  a esclerose múltipla, artrite, diabetes tipo 1, hipertensão arterial, asma, esquizofrenia, vários tipos de câncer, depressão, autismo entre outras, além de ser fundamental para uma boa formação óssea.

Os filtros solares comerciais tão recomendados, na grande maioria bloqueiam a radiação UVB, justamente aquela que ativa o calciferol D3 em nosso organismo e não bloqueia a radiação UVA que provoca câncer de pele, além de a grande maioria deles conter estrogênio, um hormônio feminino que é feito a partir do colesterol em nosso organismo, de modo que muitos homens que passam seus bronzeadores e se expõe ao sol vão gradativamente aumentando suas mamas, além de a absorção do estrógeno contido na fórmula provocar em homens e mulheres a chamada estrogenicidade que aumenta os níveis de gordura corporal e a celulite.

Sou pesquisadora e por vezes penso que todos já sabem disso, mas sempre descubro que não! As meias verdades são piores que as mentiras inteiras.
Informe-se o Universo é generoso e contém toda a proteção e cura de que precisamos, volte-se para a sua natureza e viva em equilíbrio.

Ivone Leão
Terapias integradas

Abaixo link da matéria de 2016 sobre o tema com vídeos 

https://ivoneleao.blogspot.com/2016/03/vitamina-d-revolucao.html



Nenhum comentário: