Ivone Leão

domingo, 31 de dezembro de 2017

2018


Desde a infância sinto a minha volta que muitas pessoas trazem nas palavras uma seta, uma vontade de transferir ao próximo que possua suavidade uma espécie de revanche dos próprios sentimentos represados.

Tenho estudado a biografia de muitos nomes que marcaram a história do Brasil e do mundo e nelas encontro sempre a mesma configuração. 

Ser suave incita a represa maligna que ainda habita em milhares de pessoas neste planeta Terra. Um planeta lindo, perfeito que nos é dado como casa a fim de desenvolvermos nossas capacidades física, intelectual, emocional e espiritual, um planeta e um corpo perfeito, um organismo sofisticado como o do ser humano onde nele estão contidas todas as ferramentas necessárias. 

Mas chegamos ao século XXI passagem para o ano de 2018 e a imagem que encontramos é de um planeta doente, abatido, fustigado pelas continuas investidas de uma humanidade que de humana perdeu-se a maioria das características.

Das biografias de grandes nomes da história gênios e generosos tiveram suas vidas atacadas continuamente. 

Como uma espiritualista que se dedica a compreensão dessa difícil vida na Terra encontrei nessas pessoas que se destacaram a grandiosidade espiritual, portanto não precisamos nos esforçar para sermos algum tipo de entidade santificada, mas devemos voltar a cultivar nossa humanidade.

Não é a fama que aumenta a capacidade de sentir alegria, a exemplo de inúmeros artistas (sem ordem cronológica) como Jane Joplin, os irmãos Carpenter, Michael Jackson, Amy Winehouse, nosso grande ator brasileiro que se matou em 2013, Walmor Chagas aos 83 anos de idade. Nem a realeza a exemplo da princesa Diane e tantos outros que destacaram ao longo da história. 

Gênios como Charles Chaplin, Albert Einstein, Galileu Galilei citando alguns mundialmente conhecidos. Religiosos como Joana D'Arc e o próprio homenageado do mês de dezembro, Jesus Cristo.

"Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo?Porque sabia que por inveja o haviam entregado.
E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.
Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus.

E, respondendo o presidente, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás. (Mateus 27:17-21)"


Se você se sente oprimido, desvalorizado conheça mais a história de homens e mulheres que fizeram a real diferença na história da humanidade. E se quer se sentir melhor ouça seu coração que infelizmente no modelo de sociedade que temos praticado é tido como algo menor, infantil e piegas, mas que a ancestral sabedoria Védica nos ensina conter a fonte de todas as respostas e sabedorias que buscamos.

Deixamos de amar para passarmos a sentir afeto que significa uma reação química e não um sentimento, portanto passageira e superficial. Quantas vezes se confunde o amor com o ódio, com propriedade, basta lembrar o casal que se trata por 'bem', o que vem a ser um bem se não uma conquista uma propriedade... Quantos assassinatos e suicídios acontecem sob o pretexto de um grande amor grande engano, o amor liberta, a paixão aprisiona. O ciúme não é o tempero do amor, mas apenas mais um exemplo da troca de um sentimento por um afeto.

Não mude apenas de ano cronológico, busque a sua essência e entenda que toda essa destruição que podemos observar na saúde do planeta e do próprio corpo humano, animal e vegetal que estamos vendo ao nosso redor é nada menos a troca de valores que temos praticado.

Use a sua capacidade de reflexão para avaliar o que não está saudável em si mesmo e no entorno. Entre no silencio através da meditação, da comunhão com o Divino que está dentro de cada um de nós, alunos dessa grande sala de aula que é a vida na Terra.

Tempo Mário Quintana

Quando se vê, já são seis horas!

Quando se vê, já é sexta-feira!

Quando se vê, já é natal…

Quando se vê, já terminou o ano…

Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.

Quando se vê passaram 50 anos!

Agora é tarde demais para ser reprovado…

Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.

Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas…

Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…

E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.

Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.

A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará."


As biografias que encontrei, não sem esforço e superação, mas em equilíbrio até o fim encontram-se pessoas (não em ordem cronológica) como Paramahansa Yogananda, Cora Coralina, Nise da Silveira, Henry Ford,  Professor Hermógenes, Walter Disney o próprio Chaplin que no final da vida teve sua genialidade aplaudida de pé por 05 minutos quando da sua volta aos Estados Unidos na entrega do Oscar em 1972 assim como Einstein que se manteve um revolucionário pacifista até o fim de seus dias, entre outros, que não se mutilaram para alcançar a fama ou gloria ao contrário com simplicidade se mantiveram fieis a verdade intima praticada em suas ações, a exemplo de, Mahatma Gandhi que como Jesus que na cruz pede ao Pai que perdoa-se seus algozes pois não sabiam o que estavam fazendo teve como último gesto levar as palmas das mãos unidas até a testa em sinal de reverência em seu derradeiro Namastê ao próprio assassino.

Que venha 2018 com todos os desafios entre dores e alegrias mas sobretudo com a verdade praticada nos próximos 365 dias.

Presentei-se com um espelho veja-se, reflita-se, redescubra-se.

Namastê ou seja, o Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração”.

Grande abraço
Ivone Leão
Amor a Vida"











Nenhum comentário: