Ivone Leão

sábado, 22 de outubro de 2016

Natureza por natureza

Tirei no Pico das Cabras - Campinas - dia 16 de outubro.

Tudo o que a natureza fornece espontaneamente é necessário ao sustento dos seres nos variados setores da vida.


Alimentos como cereais, frutas, legumes, leguminosas, raízes, contem as mesmas substancias que possuímos em nossa constituição ou melhor dizendo compatíveis com nossa constituição, algumas só serão 'fabricadas' a partir da metabolização dentro de nosso organismo numa inteligente manobra deste biodigestor magnífico que é o sistema orgânico.


Claro que esta conversa está dentro de um grau de lucides, uma vez que um grande numero de pessoas não lembra que seu corpo é inteligente e lógico, e que os alimentos que estão ingerindo estão bem longe disso, adicionados de fórmulas de refrigerantes, sucos industrializados que já estamos muito bem informados de suas agressões ao organismo.


A indústria por sua vez, quando percebe que está havendo uma movimentação corre para criar produtos com apelo 'natural', mas infelizmente nossa indústria alimentícia ainda tem muito a caminhar em qualidade de corantes, conservantes e uma infinidade de aditivos químicos que os alimentos produzidos precisão para se manter o maior tempo possível nas prateleiras com 'relativa' qualidade.


Outro dia estava num supermercado e uma mulher na gondola de pães procurava um de 'forma de certa marca' dizendo ser de cenoura, e dizia das propriedades da tal raiz, mal sabendo que naquele pão não tinha mais que algum 'pó' de cenoura e das propriedades aprendidas dificilmente alguma.


Quando a moda deste ou daquele produto se une ao apelo da mídia ele passa a ser vendidos mais caro, muitos são transformados e oferecidos em capsulas, embora eu não negue a necessidade em alguns casos de uma concentração de certos princípios ativos 'naturais' o que ocorre é que n
um contexto geral quando se adota uma alimentação inteligente onde se conhece os nutrientes e as necessidades do organismo, tudo caminho muito bem.

Na alimentação que defendo trabalho um conjunto fisiológico com princípios embasados na mais pura comprovação epidemiológica-prática e científica

Quando apresento algo é para se aprender a agregar e não passar a usar como um curandeiro, qualquer tipo de alimento!


Coco esse velho amigo da saúde!




A medicina Ayurveda reconhece as propriedades do coco e o usa há mais de 4.000 anos em suas diversas formas para tratar uma variedade de problemas de saúde e nutrir o corpo.
O coco possui propriedades medicinais para combater abscessos, afecções respiratórias, angina, asma, artrite, bronquite, cistite, colesterol alto, cólicas abdominais, desnutrição, diarreias, dores comuns, falta de apetite, febre, icterícia, inflamação do canal da uretra, irritações gastrointestinais, pele seca e danificada, tosse, úlceras gástricas, dentre outros males quando consumido in natura. 

Já a água de coco além de açúcares naturais, possui um conjunto composto de vitaminas e minerais, o que a torna uma bebida saudável rica em potássio, cloretos, cálcio e magnésio, uma pequena quantidade de sódio, açúcar e proteínas, sendo livre de gorduras. Embora o conteúdo mineral permaneça praticamente constante, o açúcar e as concentrações de proteína aumentam à medida que a fruta amadurece. Quanto ao leite de coco é rico em vitaminas e minerais essenciais, ou seja, aqueles que o organismo não produz, além de fonte de vitaminas A e E, potássio e cálcio também possui ácido láurico uma substância que confere ao leite de coco propriedades contra fungos, vírus e bactérias. 

É ótimo em combater infecções e auxiliar a digestão.

Ivone Leão
Amor a Vida!

2 comentários:

Daniel Costa disse...

Olá Ivone
É evidente que tem de haver cuidado com a alimentação de que as verduras são um valor seguro. No entanto certos nutricionistas recomendam comer de tudo, o que não devemos é comer em mais elevada quantidade. Porém em grande que quantidade devemos é ter positivismo da mente porque, normalmente o que pensamos acontece. Em termos de alimentação, o positivismo deve também fazer parte.
Por favor veja e comente o post
Amazonas e o Tratado das Tordesilhas
http://amornaguerra.blogspot.pt/
BRASIL: SORRISO DE DEUS.
Abraços

Ivone Carneiro Leão disse...

Ah Daniel sim a mente é usina da vida. E quanto aos nutricionistas realmente existem divergências eu estudo e divulgo uma alimentação fisiológica ligada a nutrologia! Beijo!!