Ivone Leão

segunda-feira, 11 de junho de 2012

"Tráfico de mulheres" uma triste constatação...


A cada dia me certifico de que cada um de nós faz parte, poderia dizer 'de uma equipe' que trabalha a favor da humanidade.

Ontem pela manhã ao abrir minha caixa de e-mail recebi dois deles abordando o mesmo tema sob dois enfoques, vindo de duas pessoas diferentes, que não se conhecem, e que se encontram em partes totalmente diferentes do mundo.

O primeiro eu recebi de um amigo que se encontra atualmente na Califórnia e que generosamente me relatou a experiência abaixo:

Estimada Senhora Ivone

Bom dia!


Novembro de 2002, era um voo noturno de linha regular da empresa
Japan Air LInes - JAL, de São Paulo com destino a Tóquio e este viajava solo porém com destino a Los Angeles - única escala deste voo - e meu assento estava ao lado de uma das janelas, onde poderia apreciar o nascer do sol, com 2 mais assentos do meu lado esquerdo. Estes assentos são daqueles de classe econômica onde mal e mal se pode coçar o joelho.

Ao acomodar minha bagagem dei uma vista geral na aeronave, era um
Jumbo desses que possuem 2 andares, onde na parte superior é a primeira classe onde todos sentam-se como se estivessem na sala de estar de casa. 



O avião já estava quase cheio, porém ao sentar-me já comecei a imaginar num voo de aproximadamente 12 a 13 horas, apesar de estar sem tomar líquidos por 2 dias, como teria que fazer para visitar o banheiro.


Sentou ao meu lado um casal, um jovem carrancudo japonês, não era de estranhar pois estávamos num voo com destino final o Japão.

O cidadão sentou-se no meio e a 

jovem ao lado do corredor.

Dado alguns minutos dei uma observada nos meus vizinhos de viagem, se poderia contar com os mesmos numa situação de emergência rumo ao banheiro ou qualquer simples conversa.


O cidadão era japonês daqueles com cara de "mal encarado samurai" que não sai uma p... de uma palavra, aparentava seus 30 anos, seu olhar fedia a ranço, mas a rapariga era uma menina que brilhava nos seus 14 a 16 anos. Uma
jovenzinha brasileira irradiando sonhos e um sorriso de criança buscando algum olhar para sorrir junto.

Não tardou muito, ela pediu para trocar de lugar comigo, assim fui para o corredor e resolvi o meu problema para uma saída de emergência ao banheiro, e ela foi para a janela do avião.


Em pleno voo, começo a sentir que algo não andava bem, aquela menina precisava conversar, sorrir, sei lá e o dito cujo não abria a boca. Virou para mim e disse que havia casado e ia viver no Japão.


O cara ficou branco, ela falou-me que tinha 18 anos. Sua voz e seu acento não eram de cidade grande.


Para mim foram 12 horas de viagem com
interrogações e incógnitas, ali havia algo errado, mas como provar algo errado?
Uma jovem inocente casada com um cara mal encarado que te fulminava em cada olhar.

Pensei tratar-se de ciumes, fiquei quieto para que nada estragasse a viagem daquela
jovenzinha esperançosa que mais parecia um anjo do que uma mulher. 
Acredito que o tema "tráfico de mulheres", vez por outra sai alguma nota em algum periódico no Brasil.

Esse cenário jamais se apagou de minha memória, pelo contrário mais se reavivou quando em uma de minhas primeiras oportunidades de estar na internet, entrou uma pequena chamada do "FBI" como que, conheça os mais procurados, a minha curiosidade foi mais além quando adentro o site do FBI, havia uma noticia sobre o tráfico de mulheres BRASILEIRAS ao JAPÃO e as brasileiras eram as mais solicitadas.

Uma mulher brasileira no mercado negro japonês estava valendo de 20 a 25 mil dólares.

E o "modus-operandi" de traficantes eram os barezinhos de grandes cidades, onde buscavam suas pretendidas com oferta de casamento.


Desculpe-me não posso mais continuar... diante de meu sofrimento por ter convivido por alguns minutos com uma dessas jovens, não consigo imaginar a sua mágoa pela decepção que a vida lhe ofertou.
 
Vez por outra, fico madrugadas sem dormir por lembrar essa situação. "
 e ele continuou... Ontem peguei esta informação no WIKIPEDIA 

 Fonte:  http://en.wikipedia.org/wiki/Human_trafficking_in_Brazil#Sex_trafficking


Sex trafficking


Traduzindo...

O tráfico sexual

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o tráfico sexual de mulheres brasileiras ocorre em todos os estados brasileiros e o distrito federal. Um grande número de mulheres e crianças brasileiras, muitas do estado de Goiás, encontram-se em prostituição forçada no exterior, muitas vezes em Espanha, Itália, Portugal, Reino Unido, Holanda, Suíça, França, Alemanha e Estados Unidos, mas também tão distantes como o Japão. As autoridades brasileiras descobriram evidências de que redes criminosas organizadas estrangeiros, particularmente da Rússia e Espanha, estão envolvidos no tráfico sexual de mulheres brasileiras. Há evidências de que alguns transexuais brasileiros têm sido submetidos a prostituição forçada no exterior. Mulheres brasileiras e as crianças também estão sujeitas a prostituição forçada em países vizinhos, como Argentina, Suriname, Guiana Francesa, Venezuela e Paraguai. Em menor grau, as mulheres de países vizinhos foram identificados em servidão sexual no Brasil.

........
Em 2010, cinco criminosos de tráfico sexual foram condenados em um caso envolvendo mulheres brasileiras traficadas para a Suíça, com penas que variam de um a seis anos de prisão. Tais resultados representam uma diminuição nas condenações, quando comparado com 22 condenações de tráfico sexual alcançados durante o período do relatório anterior. Não houve relatos de condenações por tráfico sexual interno, embora várias pessoas foram presas por este crime. Autoridades colaborou com governos estrangeiros em um número de casos de tráfico transnacional envolvendo vítimas traficadas para a Itália, Espanha, Portugal, Canadá, Suíça, México, Argentina e Estados Unidos. Um banco de dados integrado de tráfico sexual que irá coletar informações de aplicação da lei, o Poder Judiciário, e anti-tráfico de centros em todo o país manteve-se em fase de testes.



E dessa forma terminou o email desse homem que ficou para sempre com a imagem daquela mocinha que como tantas outras se veem de repente em uma situação oposta daquela com que sonhou um dia, casar com um 'principe encantado' e bem o contrário se envolveu numa situação que a fez mudar completamente o rumo de sua vida, e o pior, muito provável com o insentivo dos pais que igualmente acreditaram que estavam dessa forma encaminhando a filha para um futuro melhor...

****

E o segundo e-mail que recebi foi de uma amiga e é sobre a campanha Carinho de Verdade lançada há dois anos que trabalha com a finalidade de conscientizar a necessidade de proteger nossas crianças e adolescentes da exploração e agressão sexual.

..." Carinho de Verdade é uma estratégia de mobilização da sociedade brasileira para promover a conscientização das pessoas, instituições, empresas e organizações sobre o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Segundo dados do Disque Denúncia Nacional, foram recebidas 3.600 denúncias de violência sexual no Brasil no primeiro semestre de 2010. Mas não há dados oficiais sobre o número exato de crianças e adolescentes que vivem essa realidade no País."...

http://www.carinhodeverdade.org.br/ 
Abaixo o vídeo muito bem realizado do lançamento da Campanha no ano de 2010 e o clipe oficial da Campanha.







 ABRACE VOCÊ TAMBÉM ESSA IDÉIA!!

... A situação é triste, pessoas em pleno século 21 sendo tratadas como mercadorias a serviço do que mais se aproxima da animalidade sem querer ofender com isso os animais. 
  

Na minha forma de entender e acredito ser a de muitas pessoas, esse tipo de situação é derivada de um conceito materialista onde a vida humana vale muito pouco. 

Episódios não apenas com esse perfil mas como em geral a mercantilização da mulher como objeto de consumo sensorial é fruto de pessoas de pequena reflexão espiritual, e pensar que muitas delas tem família, esposa, filhos e ainda frequentam igrejas com grande hipocrisia.

O mundo potencialmente só irá mudar sua configuração quando houver uma real mudança de dentro para fora em cada um de nós e com os velhos sepulcros caiados como bem cita os textos bíblicos aos homens com verniz de fachada não restar quem negocie com eles por barganha alguma.




Ivone Leão




2 comentários:

vidaecrescimernto@gmail.com disse...

Sra. Ivone Leao,
Oportuna sua mensagem, se cada um de nós pudessemos plantar uma semente divulgando e multiplicando esse alerta, talvez conseguiriamos perder esse sentimento de impotencia que tanto nos entorpece.
Entrei no site indicado "Wikipedia", senti que precisamos divulgar e muito, para que a sociedade acorde e se envolva, que denuncie e grite por socorro, que ouçam este pranto que a nobre Senhora nos alerta. wilson

Ivone Carneiro Leão disse...

Querido amigo Wilson eu confio na Vida Maior, quando cada um fizer a sua parte o Todo será beneficiado!!

Estamos juntos nessa!!

Um fraternal abraço!!