Ivone Leão

domingo, 24 de junho de 2012

Chia como e porque usar!!

Na busca de alimentos saudáveis por vezes acabamos desarmonizando ao invés de melhorar o funcionamento de nosso organismo.

A mídia vez por outra lança modismos conceituados como fórmulas mágicas, mas na verdade se não obtivermos de nossa rotina de alimentação os nutrientes de maneira equilibrada podemos provocar sérios desajustes ao nosso organismo.

Em conversa com um rapaz outro dia ele me falou que no inicio desse ano devido estar com a chamada 'barriguinha de chopp' começou a ingerir óleo de coco pois recebera a informação de ela queimaria as gorduras localizadas, mas o resultado obtido foi uma forte prisão de ventre que culminou com a sua internação no hospital para fazer uma limpeza clinica dos intestinos.

A Chia é a semente que está em alta na atualidade por seus inumeros benefícios.

E como podemos consumi-la sem prejudicar nosso organismo...

A  Chia pode vir a ser um excelente coadjuvante da saúde e você poderá encontrar em grão, farinha e óleo, mas eu sempre recomento o mais natural, portanto em grão, sua potencialidade vem devido a sua composição rica entre outros componentes o ácido graxo ômega-3 um excelente antioxidante celular, fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.

Ela ajuda no emagrecimento devido as suas sementes serem mucilaginosas, ou seja, potencialmente fibrosas que ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago, causando uma sensação de saciedade dessa forma sentindo menos necessidade de exagerar nas porções durante as refeições.

Sendo as gorduras acumuladas o resultado de um processo inflamatório do organismo, ele passa a não enviar mensagens corretas de saciedade ao cérebro, perdendo-se dessa forma o controle sobre o apetite. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando ao organismo a corrigir esses estímulos  mantendo assim o controle correto sobre o apetite.

As fibras dos alimentos trabalham para capturar as gorduras e ajudam a formar o bolo fecal macio o oposto acontecendo com a alimentação sem fibras e ricas em gorduras e açucares que vem sendo consumida pela maioria das populações ao redor do mundo, como a Chia forma uma mucilagem espessa ela ajuda a todo o sistema digestório e consequentemente os intestinos a trabalhar corretamente o que é essencial para o melhor aproveitamento dos nutrientes que passa a capturar as gorduras que poderiam ficar depositadas nas artérias abaixando os níveis do colesterol nocivo, dos açucares, ajudando na formação óssea, prevenindo o envelhecimento precoce dos tecidos evitando a oxidação celular e melhorando a imunidade global do organismo.


Como utilizar:

Há quem a utilize deixando por um tempo na água (01 clh, sopa) vindo a consumi-la meia hora antes das refeições a fim de preparar o organismo para receber os alimentos posteriormente tendo obtido resposta rápida na regulação das funções intestinais que antes trbalhavam com dificuldade.

Mas existe uma indicação para venha a ser consumida junto com a granola ou com frutas ou junto de um alimento previamente preparado fazendo dessa forma com que a Chia se expanda dentro do organismo.

Eu acredito que cada um deva descubrir a melhor forma de consumi-la, apenas oriento que venha a ser acrescentada junto de uma rotina alimentar de qualidade porque se uma pessoa tiver hábitos alimentares nocivos compostos de gorduras, açucares, cereais refinados a Chia não poderá fazer 'milagres' e pelo contrário poderá mesmo trabalhar de forma contrária retirando excessivamento nas fezes os já escassos nutrientes que esse tipo de alimentação possui.




E.Q.U.I.L.I.B.R.I.O


Um abraço!!

Ivone Leão

Apaixonada pela vida!!



2 comentários:

Igor Zanoni disse...

Após poucas semanas de uso diário de chia como recomendado no artigo, o intestino se regulariza, as fezes se tornam mais homogêneas, os gases cessam e o volume do ventre diminui.Associada a uma dieta equilibrada, a fome se reduz e a pessoa aos poucos emagrece de forma natural e saudável.Experiência própria.Igor.

Ivone Carneiro Leão disse...

Muito legal essa sua experiência comprovando os benefícios da Chia porque é grande o número de pessoas que sofrem com mal estar intestinal e a natureza tem inúmeros recursos para restabelecer o equilibrio orgânico!!

Obrigada!!
Bjo!!