Ivone Leão

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Doce de casca de melancia!!

Estima-se que 45 milhões de quilos de alimentos, entre vegetais, frutas frescas, leite e produtos elaborados com grãos são jogados no lixo nos EUA. No mesmo país 30 milhões de pessoas passam fome. Para satisfazer as necessidades anuais dessas pessoas, bastaria cerca de 1,8 bilhão de quilos de alimentos, ou seja apenas um em cada 25 quilos descartados.

O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos, cerca de 35% da produção agrícola vão para o lixo, o que daria para alimentar mais de 10 milhões de pessoas.

Estima-se que da área da produção até a mesa, cerca de 30% a 40% de alguns produtos, como verduras, folhas e frutas, sejam jogados fora. Isso sem contabilizar o que não passa pelo controle de qualidade das indústrias mas que poderia estar na mesa de muitos brasileiros, especialmente na mesa dos 54 milhões que vivem abaixo da linha da pobreza.

Pessoas envolvidas em minimizar o processo de descarte de partes importantes dos alimentos como cascas, folhas e talos, desenvolvem receitas deliciosas e nutritivas desse aproveitamento, que possuem sabor e nutrientes na maioria das vezes superior que a polpa e folhas.

A nutracêutica que é um ramo da nutrição que estuda  o papel dos alimentos no controle das doenças, considera que além de nutrientes, substâncias que ajudam a prevenir e a reduzir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, câncer, colesterol e trigicérides elevados.

E eu sou aquela que une as pontas e me especializo nos estudos que envolvam uma melhor qualidade na alimentação e tenho encontrado materiais de estudo maravilhosos, que vem desde o meio do século dezenove, um assunto preocupante pois muitas pessoas ainda não se apercebem da necessidade de uma mudança consciente no cardápio diário.

Só nessa semana passei por três mulheres que viveram a experiência do câncer de mama, e uma delas está outra vez as vésperas de uma nova cirurgia.




 Para adoçar o assunto....................................


A casca da melancia é riquíssima em água, fibras e cálcio, e após a retirada da parte verde preparamos um doce delicioso!!


Ingredientes
 
800gr aprox. da parte branca da melancia

1½ xíc. de açúcar mascavo

¼ xíc. de água

01cc de cravo


Modo de preparar:

Lave com uma escovinha a parte verde da casca da melancia e descasque aproveitando apenas a parte branca.

Corte em cubinhos ou passe pelo ralo grosso. 

Leve ao fogo em uma panela o açúcar com os cravos acrescentando a polpa branca da melancia. 

Ela vai aos poucos soltando água deixe cozinhar até apurar.

Eu adoro!!


Variante:

Há quem prepare com a casca verde também, eu ainda não fiz assim, mas dessa forma você deve antes do preparo do doce e depois de cortar, levar ao fogo numa panela com água e deixar que levante fervura, depois escorra e siga normalmente o preparo do doce.

Uma ótima opção é acrescentar coco quando se opta por faze-la ralada!!




O PLANETA ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!!

E NÓS SOMOS OS MORADORES LEMBRE-SE!!

IVONE UMA MORADORA!! 

apaixonada pela vida!!


2 comentários:

Val Du disse...

Melancia é uma delícia, o doce deve ser maravilhoso.

É uma pena que haja tanto desperdício de alimentos. Tudo passa pela educação, sem ela fica difícil o aprendizado.

Um beijo.

Ivone Carneiro Leão disse...

Lita você sempre com suas observações delicadas e inteligentes!!

Cada um fazendo sua parte!!

Um beijo!!