Ivone Leão

Google+ Followers

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bolo cremoso de farinha de milho bijú-----> 10 minutos pra fazer!! + aprontagem da Ivoninha



Este tipo mesmo rs!!
Eu adoro bolo cremoso, mas confesso que demorei muito pra pegar a mãnha, agora em compensação tenho a liberdade de ao receber alguma receita dar uma cortada nos excesso, existe um hábito de exceder em ovos, gorduras eu sigo o caminho da moderação.

Esse bolo quem me ensinou e faz muito bem é minha sobrinha Luiza, uma gatinha linda, mas ela usa a receita original, é super fácil e o resultado é espetacular com um chazinho é o que há de gostosura, nutritivo e de calorias bem moderadas.

Quando comecei a escrever essa postagem lembrei uma das minhas, quero dizer da Ivoninha, rs eu ainda não tinha completo meus oito anos...

Minha mãe acabara de fazer um bolo, cheiroso que só ele, com 06 filhos fazia de tudo em casa, levando em consideração que não é nada fácil arrumar alguém que se habilite a trabalhar numa casa com essa turminha, portanto na maioria do tempo era mamãe que tinha que cuidar de tudo mesmo.

...e o bolo cheiroso ficara em cima da bancada da cozinha enquanto ela ia tomar um banho para desenformá-lo a seguir, antes de ir ainda me recomendou - não mexe em nada hem, depois eu viro no prato...- mas que nada, mal ela virou as costas lá fui eu querer fazer bonito, adiantar as coisas.

Lembro bem que peguei uma travessa redonda branca tipo um prato grande com florezinhas azuis que fazia parte da louçaria, mas qual não foi meu susto quando num segundo a vi escorregar da minha mão e se espatifar no chão!

Olhei aquilo, mas fui ligeira na solução, juntei rápido pra baixo do armário e enquanto mamãe ainda no banho relaxava, eu corri pra uma vendinha que ficava a uma quadra de casa, sinto não me recordar agora o nome, era tipo ah!! lembrei!! - Armazém do Seo Gregório!! uáu e lá fui eu...

Nunca ficou tão grande aquela quadra e com que tamanha ansiedade eu me apressava pra resolver aquela confusão em que eu havia me metido.

Chegando lá onde todos me conheciam pedi o que precisava e a esposa do Seo Gregório que me atendia enquanto mostrava as opções viu minha decepção quando disse que o de florzinha eles não tinham, me oferecendo um outro modelo, mas só que de cor creme, liso, meio decepcionada peguei ele mesmo 'pendurei' na conta de papai e voltei na pressa, lembro o preço, 7 cruzeiros.

Chegando em casa minha mãe já estava no quarto se trocando, rapidinho coloquei o prato no mesmo lugar onde o outro estava anteriormente e fui pro quintal ficar embaixo da janela da cozinha para esperar os acontecimentos.

menina Claybom para ilustração
Ouvi o som de mamãe chegando pra continuar os procedimentos com o bolo, quando vê o prato logo me chama, - Ivoninha o que aconteceu aqui!!! - me aproximei contando toda a história esperando levar a maior bronca e ir pro castigo claro, mas bem o contrário disso lembro que ela se curvou até mim e disse - está vendo porque eu disse pra você não mexer, podia ter se machucado... - ufa!!

Mãe realmente é algo imprevisível!!!
*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_* _*

A receita...

Vá pondo no liquidificador:

02 ovos
02 xícaras de água ou leite de soja feito com estrato de soja
1/2 xic. de chá de óleo de girassol
01 xic. de chá de açúcar mascavo
50 grs de queijo parmesão ralado

Bata...
acrescente
2 xic de farinha de milho bijú

Bata

acrescente 
01 colher de sopa de fermento químico
de mais uma batida pra misturar.

E esta prontinho pra ir ao forno pré aquecido numa forma untada!
20 minutos alto mais 10 minutinhos baixo!


imagem para simples ilustração
Uma opção é acrescentar também 50 gr de coco ralado!!

Eu uso uma forma redonda padrão e pra ficar mais alto uso a medida de um copo grande, o restante faço tudo na medida a cima!!

Fácil assim!!

Um abraço e até a próxima,

Ivone Leão
Amor a vida!!

Nenhum comentário: