Ivone Leão

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Essa é pra você fumante...




Pra você que ainda não conseguiu se livrar do hábito de fumar, aqui vou falar um pouco sobre esse assunto tão importante!!


Em primeiro lugar saiba que eu também fumei por muitos anos chegando a pensar que nunca me livraria desse incomodo, o cigarro, que além de ocupar um bom espaço do nosso orçamento, nos deixa ansiosos e com um tremendo mal humor tipo chutando cachorro, caso falte não é verdade?!


No meu caso o começo do fim foi ouvir minhas filhas na época, entre seis, sete anos de idade me pedindo para que eu parasse de fumar!

O que a principio me aborrecia, foi aos poucos entrando no meu subconsciente, até que usei um pequeno truque que pra mim deu certo.


Comprei uma pequena caderneta em que anotava a cada cigarro que acendia uma frase de agradecimento por já ter parado de fumar tipo assim, “obrigada por eu não fumar mais.” Técnica essa que podemos chamar de reprogramação neurolinguística.


Essa fase durou por volta de um mês, até que certa vez ao comprar um novo maço de cigarros olhei bem pra ele e disse, esse é o último que eu fumo.

E assim foi, fumei, saboreei cada bastonetezinho daquele que era meu companheiro desde a adolescência, o tal cigarro!!

Quando cheguei ao vigésimo traguei cada milímetro dele até chegar ao pé do filtro branco daquela marca king size!!

Ufa!!
Enfim acabava ali uma longa relação onde eu só levava a pior!!


Ao termino de uma semana sentindo vontade de fumar fui até a porta de um bar para me entregar novamente ao prazer do reencontro, mas, parei, fiquei por alguns minutos pensando se valia a pena, e então fiz meia volta, e voltei pra casa orgulhosa de mim por ter vencido mais uma etapa da minha vida!

Isso já se passou há mais de 15 anos, I'm free!!!



Mas se você ainda não conseguiu se livrar desse hábito tão nocivo a saúde continue a leitura...

Pois eu enquanto vou pesquisando sobre os alimentos que evitam doenças, descubro materiais incríveis, um deles é sobre o Agrião, sabe aquela verdurinha picante super saborosa, então, o Agrião ao ser mastigado libera o Fenil isotiocianato, um agente quimiopreventivo contra o Câncer de pulmão induzido pelo Metil nitrosamina 1-3 piridi-l-butanona especifico do cigarro.

Foram estudados 11 fumantes, sendo colhidas suas urinas, sem a ingestão do agrião.

Após consumir 56g de agrião em cada refeição durante 03 dias, foi novamente colhida a urina sendo que 07 dos 11 fumantes tiveram um aumento dos níveis dos catabólitos do cancerígeno durante a ingestão do Agrião, isso quer dizer, um aumento dos agentes de proteção contra os agentes iniciadores do Câncer de pulmão proviniente do cigarro. Portanto o Fenil isotiacianato do Agrião e também contido em outros vegetais crucíferos, inibem o metabolismo oxidativo pelo Metil nitrosamina 1-3 piridi-l-butanona do cigarro em seres humanos.
Use!!

Mas de qualquer forma não deixe de pensar o que te leva a fumar! Uma vez mais citando meus estudos e pesquisas tenho minha própria estatística de que o hábito de fumar está fortemente relacionado com emoções mal resolvidas na infância.

Avalie!

Como proporia Freud precisamos matar nossos pais, ou seja, precisamos nos assumir como adultos e responsáveis pelo nosso destino!!

Beijo, abraço amigo,

Ivone Leão

Apaixonada pela vida!!!

Fonte: Hecht S S; et al Effects of watercress consumption on metabolism of a tabacco-specific lung canci; arquivos Googlnogem in smokers” Cancer Epidemiol Biomarkers Prev. 4(8):877-84, 1995 Dec.
Fotos: arquivos Google.

A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.
Sigmund Freud

4 comentários:

Igor Zanoni disse...

Eu também fumei muito tempo mas parei porque o cigarro me cansava demais. Também parei de beber, que acho que é um dos piores amigos do pâncreas e provoca diabetes. Obrigado por tudo, Ivone!

Ivone Carneiro Leão disse...

Olá Zanoni, obrigada querido por acompanhar o Blog e deixar suas impressões como complemento, isso é muito importante!!

Com certeza a bebida é um grande mal, qualquer hora posto mais material sobre ela!!

Eu é que agradeço!!
Bom dia!!!

Martini disse...

Adoro seus textos...muitas saudades dos nossos bate papos. Um grande Beijo! Wallace Martins

Ivone Carneiro Leão disse...

Que bom ter você por aqui, grande beijo amigo querido!!

Obrigada pela mensagem!!!