Ivone Leão

quarta-feira, 7 de julho de 2021

A prosperidade e o desperdício


Nas últimas décadas
com a crescente facilidade de transmissão da informação muitas linhas de filosofia de vida foram sendo divulgadas, e a questão da prosperidade é ensinada na maioria das vezes como se fosse algo simples, que com o uso de algumas ervas, frases repetidas ou simplesmente o tal do pensamento positivo tudo pudesse ser obtido como num passe de mágica, mas sabemos que não é bem assim, muito embora cada um dos itens acima possa ter seu papel nesse resultado, não se pode obter um fruto saudável sem um grande esforço da semente.

O Universo tem suas Leis, e elas são maiores com certeza do que aquelas criadas pelo ser humano a partir de suas necessidades básicas ou vontades emocionais.

Embora eu não seja uma religiosa no sentido usual da palavra, busco uma integração com as sabedorias universais observando os reinos da natureza, expressões puras da Criação.

Guardei desde menina algumas frases bíblicas que pra mim são chaves que se bem observadas abrem portas de nossa consciência para uma vida de prosperidade.

Duas delas são: 'Observai as aves do céu' e ' olhai os lírios do campo'.

Qual de nós sabe viver como um lírio do campo ou como as aves do céu em suas ações diárias?

Vou tentar ser bem prática naquilo que gostaria de partilhar com você que chegou até aqui.

Os reinos da natureza são criações de uma sabedoria superior e isso não podemos negar, seja lá o nome que cada um de a essa Sabedoria.

O ser humano no planeta Terra é o mais dotado de atributos entre esses reinos, possuidor de um cérebro com a capacidade de decidir por suas ações, o chamado livre-arbítrio, a fim de que através de seus resultados possa ir realizando seu caminho evolutivo.  É importante refletir que mesmo sendo árbitros ou juízes de nossas ações, quando ferimos o direito dos outros reinos colhemos em nosso destino os seus resultados, uma vez que somos todos regidos pelas Leis do Universo, que não privilegia o humano pelo fato de ter essa relativa liberdade de escolha.

Basta olharmos à nossa volta para observamos que essa supremacia humana tem deixado muito a desejar. O bom é que a todo momento podemos mudar o curso de nosso livre-arbítrio e nos inserirmos outra vez no plano Universal para o crescimento do Todo.

O planeta Terra é uma escola, um organismo, onde interferimos no destino uns dos outros a partir da qualidade de nossas ações.

Quer melhorar essa interação?

Observai os lírios do campo e aprenda com as aves do céu!!

O lírio como um dos seres do reino vegetal se oferece íntegro onde cresce independente de seu entorno com elegante simplicidade e assim como as rosas, seu perfume é dotado de propriedades terapêuticas, capacidade atribuída à feniletilamina, uma substância capaz de potencializar a síntese de endorfina em nosso organismo, proporcionando sensação de tranquilidade e bem estar.

As aves por sua vez, além de muitas espécies possuírem o dom do canto trazendo benefícios com suas vibrações ainda não compreendidos em sua extensão, são de extrema importância para o meio ambiente como, a polinização de plantas, dispersão de sementes, controle de pragas, entre outros.

Nem os lírios, nem as aves, aqui representando seus respectivos reinos, assim como os outros reinos da natureza, exercem o livre-arbítrio que tem levado a humanidade a rebaixar sua capacidade de colaboração para a saúde planetária, esse organismo que quando atingido, atinge o Todo de seus habitantes.

Quando não usamos os recursos naturais com equilíbrio causamos a má distribuição dos mesmos, e num momento ou outro iremos sofrer o impacto da falta de recursos em nossa vida isso é obvio, o que ocorre é que não somos ensinados, 'educados' a entender dessa forma, ao contrário o ser humano tem sido estimulado a se achar superior, em primeiro lugar, a outros de sua mesma espécie, através de sua capacidade de juntar bens materiais a partir de treinamentos intelectuais estimulados pela própria educação formal que tem sido praticada de maneira global. Como não receber de volta num momento ou outro de sua existência a escassez em algum setor de sua vida?

Um bom exemplo de escassez do essencial é lembrarmos que há países inteiros onde a água já é escassa há muito tempo, portanto ao reino humano urge frear sua ignorância em relação a seu papel de coautor nas tragédias que vemos acontecer na atualidade. Antes, quando tudo parecia distante de nós fomos adiando, adiando, nossa colaboração à saúde do Todo. Agora, diante de horrores como a sede e a fome que atinge inclusive a países que se achavam soberanos em materialidade e a doenças que entram em nossos lares independente de nosso poder em  juntar o supérfluo a espécie humana está impotente.

O único antidoto real contra a escassez de recursos essenciais é a revisão individual e intransferível de cada um de nós, criaturas do reino humano, no que se refere ao auto conhecimento, afinal somos seres imateriais numa curta estadia material e esquecemos completamente disso.

Aprendei com os lírios do campo... 
com as aves do céu... 

Cuidado 
Com a água que te serve
Com a energia elétrica que usa
Com as escolhas dos produtos que utiliza
Com sujeira que provoca
Com as palavras que profere
Com as críticas que emite mesmo em silêncio

O planeta Terra é sua casa e os habitantes seus irmãos.

Ivone Leão
Pela cura planetária através do indivíduo.




Nenhum comentário: