Ivone Leão

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Diga-me o que comes que eu te direi como está tua saúde



Estamos no século das doenças neurodegenerativas. Após aproximadamente cinquenta anos do início da grande onda dos alimentos industrializados, e tudo que ele trouxe consigo, estamos colhendo um triste resultado. Uma verdadeira e mais profunda pandemia do que a que estamos vendo acontecer na atualidade, com o COVID, que por sinal deixa como sequelas igualmente lesões neurológicas. O mestre cérebro tem sido o grande atingido, depois dos ossos, do sistema digestivo, da pele, e uma infinidade de situações doentias que se tornaram quase naturais devido à grande quantidade de sua prevalência nas populações.

Hoje sabemos que uma avaliação psiquiátrica deverá ser realizada após com a avaliação nutricional. Ambos são coligados. E que uma pessoa pode estar com sobrepeso e até obesa mas com um profundo estado de carência nutricional. 

Os produtos que conferem sabor, cor, durabilidade, textura nos alimentos industrializados são produtos químicos, xenobióticos, ou seja contra a vida, estranho a fisiologia organiza, de modo que com o tempo esses produtos vão se depositando nas articulações, vísceras, intestinos e agora amparados pela neurociência sabemos muito bem que agridem a barreira protetiva cerebral [1].

Os passos são lentos na mudança da prática médica que se protocolou no modelo ocidental, envolve todo uma revisão do sistema de saúde, mas isso não impede que pesquisadores e médicos interessados na real cura de anormalidades apliquem meios de real cura e de baixo custo. O que não falta na história passada nem presente são profissionais que as pratiquem.

Eu pratico pra mim em primeiro lugar esse cuidado com o equilíbrio do que consumo, em meus alimentos, minha respiração, em minhas relações e assim por diante. Não me conformo com a degeneração que as populações tem deixado correr como fruto do tempo.

Podemos viver todas as fases da vida de maneira saudável e plena.

Stephen Hawking, um dos maiores cientistas da história deixou bem claro em seu último trabalho, antes de morrer, que as populações estão sendo divididas pelo tipo de alimentação que consomem uma vez que está diretamente ligada à saúde mental o que antes não era considerado claramente, embora muitos já levantassem essa questão no passado.

 

Ivone Leão 
Apaixonada pela Vida!

 

Terapias associadas - Yogaterapia 
Consteladora Familiar Sistemica

[1] A Barreira hematoencefálica (BHE) é uma estrutura de permeabilidade altamente seletiva que protege o Sistema Nervoso Central (SNC) de substâncias potencialmente neurotóxicas presentes no sangue e sendo essencial para função metabólica normal do cérebro. Wikipedia.

 

 

Nenhum comentário: