Ivone Leão

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Ayurveda para a qualidade de Vida


A ciência da vida, Ayurveda, atua em todos os setores da existência. 
Por muito tempo métodos tradicionais de medicina como a encontrada em seus compêndios tem sido subjugados como algo primitivo e de menor valia devido ao tipo de mentalidade que foi se desenvolvendo através da história moderna da humanidade.

A sabedoria dos homens que se dedicaram a organizar esses sistemas de qualidade de vida se dava pela conexão que mantinham com os fluidos sutis das sabedorias universais. Com o passar do tempo as sociedades foram sendo direcionadas para interesses financistas construindo uma mente coletiva onde a preocupação é se manter no poder, numa atitude de domínio e competição com outros Seres,  dessa forma foi se perdendo a capacidade de captar sabedorias de planos sutis universais, apartando o homem de seu verdadeiro nascedouro e compreensão de sua capacidade divinal.

O homem enfraqueceu, involuiu devido essa separatividade criada pelo modelo contemporâneo ocidentalizado tornando-se muito mais suscetível a doenças, depressões e neuroses apegando-se a suas posições sociais.

Tudo o que é elaborado através do sistema Ayurveda tem como sentido primeiro o entendimento de que a verdadeira saúde se estabelece através do equilíbrio entre o sutil, físico, mental e espiritual. A saúde de um corpo humano ou qualquer outro ser vivo ou inanimado, depende do equilíbrio e proporções corretas entre esses elementos.

Quando uma pessoa adoece, é preciso retirar os fatores que ocasionaram o aparecimento desse estado, realizando procedimentos de limpeza e desintoxicação do sistema fisiológico para que posteriormente possa estar apta a se beneficiar de uma nutrição curativa através de alimentação, massagens, meditação e uma conduta correta diante da Vida.



É preciso sair da letargia... do hábito de correr para uma farmácia para cessar a dor. A dor é importante no processo de reconhecimento dos fatores que deram inicio a desarmonia que gera o processo da doença.

Temos uma população onde poucos querem se tornar independentes, donos de seu destino, de suas escolhas. Sociedade paternalista onde se espera que algo sempre chegue de fora até nós a fim de resolver os problemas.

É importante o que orienta, mas ruim quando o orientado perde a capacidade de discernimento e escolha.

Pegue seu destino, com todas as escolhas e consequências, administre seu caminho, é possível encontrar equilíbrio dentro de si. É o que ensina a sábia Ayurveda. Com ela você se reconhece passando a se tratar bem como um todo.

Ayur- Vida.
Veda - Ciência.

Ciência integral. ciência da Vida.
Eu pratico.

Um abraço
Ivone Leão
Apaixonada pela Vida

Obs: Esse texto é parte de meu trabalho final do curso de formação em Ayurveda pelo Instituto  Ayurveda Himalaia de Ensino Superior e Técnico. 2014.
















Nenhum comentário: