Ivone Leão

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terça-feira, 21 de março de 2017

Serotonina e Melatonina

Olá que bom que chegou até meu Blog, seja você um leitor assíduo do meu trabalho, alguém que estava navegando para passar o tempo, ou aquela pessoa que está precisando entender um pouco mais sobre o processo metabólico da serotonina e melatonina para a manutenção da saúde, com certeza essas informações serão muito úteis.

Apaixonada pelo conhecimento que sou penso que se não fizermos um retorno a intimidade pessoal vamos continuar a deixar nossa saúde a mercê de químicos e práticas que mais tem levado a manutenção de doenças através de fármacos do que propriamente a saúde. Sem desmerecer inúmeros avanços na ciência farmacêutica, no cotidiano de suas atividades os medicamentos paliativos se tornaram os mais utilizados.

Duas considerações muito importantes a primeira é dentro do conceito ayurvédico, a segunda da fisiologia moderna.

“Saúde não é somente a ausência de doença, mas um estado de bem-estar maior, no qual a pessoa se sente bem só por ser.”
“Todos os seres humanos tem que dormir, pois cada vez que dormimos o nosso organismo entra em reparos.”

Os sistemas tradicionais de saúde como a Ayurveda respeitam e compreendem o ser como um Todo.

No Brasil como em outros países a partir das especializações médicas tão valorizadas nos últimos pares de décadas fomos perdendo a visão de conjunto de nosso organismo.

Importante é perceber que uma grande onda reorganizadora de sabedorias ancestrais vem acontecendo a partir de pessoas que buscam práticas integralizadoras.


Serotonina e Melatonina x Sono. 


Eu particularmente tive muitos problemas em conciliar o sono ao longo da vida, desde menina me recordo tendo que 'contar carneirinhos' o que não dava lá grandes resultados.

Nesses tempos de medicalização de quase tudo temos em contrapartida inúmeros profissionais da área da saúde praticando a medicina integrada e preventiva.


Gosto de estudar matérias de médicos que assim pautam seu trabalho e dentro desse propósito encontrei o projeto de saúde mental do Dr. Eddie Ramirez (médico integralista) onde pude acrescentar a meus estudos sobre a ação dos hormônios Serotonina e Melatonina detalhes preciosos de como podemos melhor organizar nosso cotidiano respeitando o horário de nossa fisiologia.

Se você achou estranho dizer - o horário de funcionamento de nosso sistema fisiológico - e dentro disso o hormonal, saiba que a Ayurvéda aplica da mesma maneira o ensinamento dos horários de nosso organismo, meu professor de Do-in igualmente realçava a importância de respeitá-los, infelizmente dentro de um 'mundo' onde o relógio só funciona para fazer sentir a falta de tempo, observar e respeitar o tempo de nosso organismo tem estado fora de cogitação.

Os hormônios serotonina e melatonina são produzidos a partir da glândula pineal.


"Na verdade está ocorrendo uma grande revisão da compreensão de nosso sistema orgânico através do avanço da tecnologia e sofisticação dos equipamentos, "a glândula pineal nos anos 60 - 70 através de publicações do fisiologista Arthur Clifton Guyton (08-09-1919 Oxford. MS - 03-03-2003 Jackson, MS) era vista como um remanescente da evolução humana que havia ficado atrofiada, hoje corrigido este erro nos estudos de fisiologia sabemos que a glândula pineal segrega muitos hormônios necessários para o organismo. Dr. Ediie Ramirez."










































Hormônios produzidos através da glândula pineal:

Epitalamina: proteína segregada que ajuda no aumento da capacidade de aprendizado e retarda o envelhecimento.

Serotonina: Melhora o estado de animo e tem influencia sobre o sono e a dor (especialmente dores crônicas)

Arginina Vasotocina: proteína que tem potente capacidade de induzir a um sono profundo rapidamente.
Rafael Serra Simal 



A Serotonina é sintetizada no organismo durante o dia a partir da ação da luz do sol entrando pelos nossos olhos o que ativa a glândula pineal. A noite a serotonina é convertida em melatonina nos fazendo descansar.

Passos para a produção da melatonina:


2 - O triptófano se converte em serotonina na glândula. Esta reação depende   da luz.

3 - A serotonina se converte em melatonina a noite. 
4 – A serotonina se converte em melatonina através da escuridão no ambiente, quantidade suficiente de cálcio no organismo e vitamina B6. 

Dr. Ediie Ramirez

Importante saber:

A glândula pineal obtém o triptofano, um aminoácido do sangue, para segregar a serotonina portanto se não estiver gerando suficiente triptofano não vai gerar suficiente serotonina e se não gerar suficiente serotonina não irá gerar suficiente melatonina.

Triptófano é um aminoácido que é - uma das partes - da proteína, portanto se não estiver gerando suficiente triptofano não vai gerar suficiente serotonina e se não gerar suficiente serotonina não irá gerar suficiente melatonina.

Dessa forma podemos entender que somos um sistema integrado de alta sofisticação.

E como podemos ativar esses triptofanos? Através de uma boa alimentação. Abaixo separei alguns alimentos estimuladores da produção de triptofanos considerados os mais potentes segundo o trabalho do Dr. Ramirez.


Feijão de corda

Nozes negras

Amêndoas

Sementes de gergelim integral tostada (sésamo)

Semente de abóbora tostada

Tofu – queijo de soja




                                                                                                                                                        

Segundo passo:

É preciso transformar esses triptofanos através da luz natural ou de um 'aparelho de luz brilhante' no caso de pessoas que não conseguem estar em contato com a luz do sol por morarem em lugares de pouca incidência 
solar, pelo estilo de vida dentro de apartamentos ou acamadas.

A luz irá aumentar a quantidade de serotonina no organismo que a noite será convertida em melatonina nos fazendo descansar melhor.
Muitas investigações indicam que precisamos de 10.000 luz de potencia (Foto aza 100 = 10.000) potencia para gerar serotonina no organismo um excelente remédio para mulheres como depressão pós-parto luz brilhante preferencialmente luz solar.

Como essa síntese precisa da presença de cálcio em níveis adequados é bom nos cercarmos de boas fontes de cálcio:


Lentilha
Noz
Banana
Semente de gergelim integral tostada
Semente de girassol sem casca tostadas
Coração de alcachofra
Pimentões

Inimigos da Melatonina - informação do Dr. Ramirez


Estresse inibe a segregação de melatonina,
Cafeína bloqueia a melatonina por 6 horas.
Álcool reduz 46% da produção de melatonina.
Tabaco


Eu realmente fico satisfeita em observar que apesar de ser longa a estrada do auto-re-conhecimento, estamos com os pés nela, quando comecei meus estudos afunilando para esse foco éramos poucos a disponibilizar informações que vão de encontro aos interesses financistas vigentes mas o avanço da ciência e tecnologia é suporte incontestável na compreensão do funcionamento de nosso organismo dessa forma podendo ser melhor mantido através dos anos equilibrado e saudável. 


Nunca tive a pretensão de eterna juventude... envelhecer é um direito, se tornar decrepito é uma escolha.

Grande abraço,

Ivone Leão
Apaixonada pela Vida!

Em envio de mensagem ao Dr. Ramirez recebi de volta. 

"Eu trabalho em um centro de estilo de vida na Califórnia. Vou ser palestrante em um congresso em São Paulo em fevereiro. Envie um e-mail para mkrusche@uol.com.br para obter os detalhes. Dr. Ramire.

Não tive como preparar esta matéria e postar antes de fevereiro mas aí está o contato.

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