Ivone Leão

Google+ Followers

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Zinco



Muito antes desta abertura que temos visto acontecer nas mídias até mesmo mais populares, sobre a importância de uma revisão na alimentação do brasileiro homens e mulheres vem trabalhando duro em pesquisas e comprovações científicas para que aconteça esta mudança, já que temos um planeta doente nos vários reinos devido a uma intervenção química ocasionada pela evolução das ciências ao longo do tempo, o que ocorre é que muitos produtos utilizados inicialmente com uma visão de melhoria, mais tarde, verificou-se igualmente pelo avanço das tecnologias que esses mesmos produtos que chegaram como beneficiadores são venenos que ingerimos diariamente em nossa mesa de refeições. A indústria ficou tendenciosa e a indústria da alimentação criou uma força oposta a qualidade da saúde com proposta de produtos rápidos e super condimentados, salgados, gordurosos, e doces no caso das sobremesa,s sabores que estimulam hormônios de forma desorganizada prejudicando todo o sistema metabólico. Lembre-se SOMOS NATUREZA VIVA!



Vale a pena ler de novo matéria de terça-feira, 16 de Agosto de 2011 e super atual!



Zinco!

Temos o hábito de reconhecer uma árvore como natureza, e claro que é, mas e nós?!! -Também!!


Já ha algumas semanas reparei que uma das duas mangueiras que tenho no meu quintal está doente, o que me deixou muito preocupada, eu a amo, então peguei duas folhinhas que demonstram a aparência muito feia coitadinha e levei até um agrônomo, e ele recomendou um 'remedinho' uma mistura de Enxofre com Zinco.

Meu jardineiro já havia falado sobre o zinco para ela.

E então é claro eu fui acessar informação sobre o enxofre e zinco nas plantas, fiquei encantada mais uma vez em constatar nossa semelhança com o reino vegetal!


Tenho inclusive uma amiga muito querida, a Silvia, que faz parte de uma filosofia chamada "União com os vegetais", eu apesar de não conhecer seus fundamentos respeitei de cara, pois amo desde bem menina o reino vegetal, tenho lembranças lindas desse universo, ver uma laranjinha pendurada no pé, colher um morango... - mas a mangueira sempre foi minha preferida, comer uma manga sentada num galho alto é demais!!


aqui recebo pessoas muito especiais
E agora eu ganhei da vida duas mangueiras enormes que moram comigo na casa que resido desde novembro do ano passado, nessa que está precisando de nutrientes eu sento, pois ela tem um colinho que é a coisa mais aconchegante, ali eu relaxo, converso com ela, e sempre saio renovada, faz tempo que eu sei que estar junto dos irmãos do reino vegetal nos faz bem pois regenera as energias, antes essa informação ficava só na esfera das terapias alternativas, hoje psicólogos recomendam.


Cada um de nós que se torna ciente dessa união é um a mais a cuidar da Vida como um Todo!

Mas e com o corpo humano o que acontece quando há falta desse nutriente, o zinco?

Assim como na mangueira do meu quintal que apresenta as folhas mais novinhas com manchas e a aparência enrugada a deficiência do zinco influencia na textura da nossa pele e na saúde do nosso cabelo!


Sua deficiência diminui a nossa imunidade, prejudica o aparelho reprodutor, pode ocasionar o aborto, anencefalia que é a malformação do tubo neural, retarda o desenvolvimento dos embriões e  pode tornar sua sobrevivência improvável.

Causa a diminuição do timo, que é responsável pela ativação de nosso sistema imunológico inato entre outras funções essenciais na manutenção de nosso sistema fisiológico.


No homem a falta de zinco esta relacionada com a impotência sexual e a maturação dos espermatozóides.

Incrível como nós sabemos superficialmente sobre o funcionamento do nosso próprio organismo, por tudo isso eu indico e adoto pra mim e pra minha família uma alimentação equilibrada com cereais integrais, leguminosas, castanhas, sementes, frutas, tudo de bom desse vasto reino vegetal que temos a sorte de encontrar com fartura na maioria dos estados do Brasil e tenho pra mim que nas regiões que são escassos por motivos remediáveis como a falta da água é apenas uma questão de tempo pois quando a maioria das pessoas estiverem realmente engajadas na qualidade de vida e se sentirem co-responsáveis pela sua manutenção, as soluções vão prevalecer, elas já existem, mas ainda falta a atitude de fazer acontecer!


As fontes de Zinco esse tão importante elemento químico que tanto está no meu corpo como no 'corpo' da minha irmã mangueira, no reino vegetal encontramos na lentilha, feijões, nozes, semente de abóbora e é na semente de gergelim que encontramos sua maior fonte 'imagine' tão pouco valorizada na culinária brasileira.


Bom, vou parando por aqui, acredito que já deu pra perceber quanto o zinco é importante na manutenção da vida!!!

Deixo uma dica bem bacana que nem todos conhecem, o gersal, que é feito de sal marinho com gergelim, é só bater num mixer o gergelim torradinho com um pouco de sal marinho e usar no tempero de saladas e onde mais achar saboroso.

Um abraço e até a próxima.

Ivone Leão

Apaixonada pela vida!!

Nenhum comentário: