Ivone Leão

terça-feira, 21 de julho de 2015

Gordura abdominal x falta de Cromo.


Segundo pesquisas que compõe o livro “Moderna nutrição na saúde e na doença”, já em sua décima primeira edição a deficiência de cromo pode causar aumento de peso, ansiedade, confusão mental, fadiga, cansaço e diminuição da sensibilidade nos pés ou
tornozelos.


O cromo absorvido através de uma alimentação correta inibe o desejo da ingestão exagerada de doces que viram moléculas que se concentram na barriga, atuando também como regulador de apetite auxiliando nos processos de emagrecimento de forma gradual e fisiológica, diferente de regimes que causam impactos nocivos ao sistema orgânico. 


O cromo faz com que o carboidrato seja aproveitado como fonte de energia e não fique armazenado sob a forma de gordura, confirma a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro. 

Outros estudos também apontam nessa direção. Um deles, realizado pelo Fundação de Pesquisas sobre alimentação e doenças, de Santo Antonio, nos Estados Unidos que analisou 122 pacientes gordinhos. Uma parte deles tomou 400 mcg de cromo diariamente por três meses e a outra, apenas placebo. Ao final do período, a primeira turma havia perdido 2,8 quilos de gordura corporal, enquanto o restante do grupo emagreceu 1,5 quilo.

Outra pesquisa americana mais recente, feita pela Universidade de Vermont em parceria com a Universidade Estadual de Louisiana, indica o mesmo resultado. 

Como o corpo não produz deve ser adquirido dos alimentos uma das melhores fontes de cromo é o levedo de cerveja, porém, o mineral também é encontrado em grãos integrais, germe-de-trigo, pimentão verde, banana, espinafre e pimenta-do-reino.

Spot:


2 comentários:

Daniel Costa disse...

Ivone Leão, sempre devemos tomar consciência de dados estatísticos como os que ora apresentas. Uma coisa, podemos ter como certa; para diferentes pessoas, na maior parte das vezes, as formas de nutrição podem ter de ser diferentes. Porém é bom ver bem todos os conselhos. Devemos fazer jus ao ditado: "quem sabe tudo, somos nós todos".
Abarços

Ivone Carneiro Leão disse...

Querido Daniel, sempre com ponderações coerentes e sábias, com toda certeza cada um de nós faz parte de um Todo basta nos integrarmos e agirmos com sabedoria!! Abraço amigo!