Ivone Leão

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Beterraba uma salada refrescante!


Com a chegada do verão as saladas de vegetais, de frutas e os sucos entram com tudo para dar ao organismo as quantidades ideais de sais minerais e vitaminas para manter a disposição e saúde.

Hoje estou trazendo uma deliciosa salada de beterraba que pode ser um prato único para a hora do jantar.

* Sobre a beterraba

Constituintes químicos: saponisídeos, fitosterol, betaína, leucina, tirosina, betacianina, beta carotenos, vitaminas A, C e do complexo B e C, potássio, zinco, magnésio, flúor, ferro, cloro, silício, manganês e fósforo. 



Calorias: Cada 100 gramas da raiz possui 48 calorias, enquanto 100 gramas das folhas contêm 32 calorias.

Atuação das propriedades nutracêuticas da beterraba: na afecção do fígado, anemia, artrite, auxiliar da digestão, câncer, contribui para uma melhor tolerância a outros medicamentos anticancerígenos, descongestionante das vias urinárias, diverticulite, dismenorreia, elimina ácidos no organismo, fortalece os dentes e gengivas, fortalece os tendões, a fraqueza orgânica, hepatite, hipoglicemia, inflamações, leucemia, limita o crescimento de tumores malignos, lumbago, machucaduras, melhora a diurese, obstipação intestinal, previne lesões provocadas pelas radiações, problemas de próstata, preventivo de resfriados e gripes, prisão de ventre, purificar e renovar o sangue; regulariza o funcionamento do estômago, vesícula, fígado e rins; reumatismo, toxemia.

Por todas essas propriedades e devido a seu sabor suave e bela cor avermelhada deve estar presente na composição de pratos para as crianças onde é aceita com facilidade.

 Parte utilizada: folhas e raízes 


Contra-indicações/cuidados: as folhas da beterraba (ricas em ácido oxálico, que pode formar cristais no organismo), não são indicadas para pessoas com artrite ou pedras nos rins.

* Uma salada de beterraba colorida e fresca!
 

Dicas no preparo da beterraba. 

Dê sempre preferência aos produtos orgânicos, mas caso faça suas compras no supermercado tradicional habitue-se a lavar as raízes da beterraba com uma escovinha e água corrente e deixar imersa por 10 minutos numa mistura de água com vinagre na proporção de 1litro de água para duas colheres de vinagre.

Depois escorra, enxugue, e as que não for usar, embale em porções que serão usadas posteriormente bem fechadas em saquinhos sem ar dessa forma sua durabilidade será maior e para as que for usar cozinhe em quantidade suficiente de água que cubra fartamente as raízes, em panela de pressão por 5 minutos (após levantar a fervura). Depois desse tempo, desligue o fogo, e deixe tampada até terminar toda a pressão.

Depois que perder a pressão escorra e lembre-se que a água do cozimento pode ser utilizada em sopas, na feitura de arroz, feijão, massas, etc. Solte a casca da beterraba com as mãos debaixo de água corrente e estará pronta para o preparo de pratos variados.

Para agilizar a cozinha poderá também deixar várias beterrabas cozidas e conservadas como acima em saquinhos de pequenas porções fatiando apenas no momento do preparo do prato.

Bom, agora que a beterraba está pronta e cozida o suficiente (ela fica firminha). 


 Montando a sua salada 


01 ou 02 beterrabas de acordo com o que for consumir 
Corte em palitos e depois o oposto formando quadradinhos médios 


A mesma proporção de Cenoura ralada grossa

01 colher de uva passa

01 colher de amendoim descascado e torrado

Regue com bom azeite extravirgem e salpique com sal marinho e gergelim.

Essa composição será leve saborosa e de fácil preparo.


A mesma salada poderá ser composta com variantes que a deixaram mais completa em nutrientes nas opções abaixo:

*Grão de bico (leguminosa)
ou
*Grão de Soja (leguminosa)

* Grão de trigo integral (cereal integral)


*Maçã (potencializadora dos fitoterápicos)


*Pedacinhos de tofu (queijo de soja) rico em proteínas
(acrescido na porção a ser consumida)

Caso opte por acrescentar uma leguminosa e um cereal integral obterá um prato excelente e completo para o almoço de um dia de verão sem perder nada para o arroz e feijão e companhias do prato tradicional do brasileiro.

Um abraço
E bom apetite!

Ivone Leão
Apaixonada pela Vida!

Curta também minhas páginas no Facebook
 
 
 



4 comentários:

Unknown disse...

Que legal adorei. Ótima dica!!!

Ivone Carneiro Leão disse...

Saudável e simplesmente natureza!!

Apiário Breda disse...

Obrigada,adorei.Para enfrentar esse verão nada melhor do que uma salada nutritiva.Beijão


Ivone Carneiro Leão disse...

Ainda mais para uma família como a dos 'Breda' onde a saúde é questão fundamental!! Beijo!