Ivone Leão

terça-feira, 23 de julho de 2013

Pene integral ao creme de mandioca!

O frio lá fora está intenso e por isso mesmo precisamos aquecer o corpo para proteger nossa saúde. 

E para aqueles que ficam preocupados em ganhar alguns quilos na balança como é comum no período do inverno aproveito para deixar além de uma saborosa e saudável receita algumas dicas bem bacanas para se alimentar bem, com muito sabor e sem com isso ter que perder saúde e ganhar peso. 

No lugar de buscar alimentos gordurosos a base de creme de leite, queijo e requeijões pode manter a temperatura corporal consumindo alimentos ricos em sais minerais e nutrientes fisiologicamente compatíveis com nosso organismo como um delicioso pene integral mergulhado num saboroso creme de mandioca que apesar de ter a fama de calóricos, se consumidos no tempo certo e sem molhos gordurosos você pode e deve saborear sem culpa. 

Massas integrais não contém sódio além de serem ricas em minerais e fibras que auxiliam na redução das gorduras e açucares no organismo. Pessoas que optam por massas feitas com farinhas integrais tem significativamente menor incidência de doenças cardiovasculares como o infarto e o derrame cerebral que causam a morte de 17 milhões de pessoas por ano. 

A raiz de mandioca prove o organismo de energia por conter grande quantidade de carboidratos - representados pelo amido - que liberando glicose na corrente sanguínea, regula as atividades dos nossos órgãos, especialmente do cérebro, que só funciona com a presença desse composto que é constituído por amilose e amilopectina, sendo que a cadeia molecular da amilopectina presente na mandioca é mais extensa, sendo de mais fácil digestão explica o pesquisador e especialista em usos da mandioca Joselito Motta, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). E por não ocorrer o processo do refinamento a raiz da mandioca sendo rica, entre outros, em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do Complexo B atua como mineralizadora e energética, ideal seu consumo nos meses frios do ano.


 Receitinha de minha oficina de      sabores: 

Você vai precisar de:

1/2 Kg de mandioca cozida e batida no liquidificador com a água (após esfriar) de seu cozimento.

1/2 Kg de pene integral cozido ao dente.

Cebolinha e Salsa frescas e seus talinhos cortados na tesoura.

Sal marinho

Numa panela doure quatro dentes de alho espremidos em uma colher de óleo de girassol.

Despeje o creme da mandioca e depois de levantar fervura acrescente o pene e um pouco de sal. Deixe no fogo brando por cinco minutinhos desligue, tampe, deixando por mais alguns minutos para a massa incorporar ao sabor do creme.

Já no prato pulverize um pouco da salsa e cebolinha

Hum!! Tudo de bom!


Até a próxima

Ivone Leão

Apaixonada pela vida





4 comentários:

Regina disse...

Que delícia!!!
Neste friozinho... nada melhor pra esquentarmos e com alimento natural.
bjO

Ivone Carneiro Leão disse...

Com certeza eu já comi!! E esse prato também é bom para ganhar massa muscular melhor que esses 'mix' sem sabor e que nem sempre trazem os benefícios que propõe!! bjO Re!

Gotas de Orvalho - Arminda Lopes disse...

Senhora Ivone,
uma excelente ideia para este frio!
Arminda
Gotas de Orvalho blogspot

Ivone Carneiro Leão disse...

Querida Arminda fico feliz que tenha gostado!
Abraço e volte sempre!!