Ivone Leão

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Terapia da Constelação Familiar também com cavalos!!

A Constelação Familiar é uma terapia desenvolvida por Bert Hellinger decorrente de um modelo de vida envolvido com a humanidade e estudos continuados de diversos métodos terapêuticos.

sobre Hellinger

De uma família católica, Hellinger foi marcado pela SS, no tempo do nazismo, como "inimigo do estado", ainda muito jovem. Mesmo assim, foi convocado e serviu ao exército alemão. Capturado na Bélgica, posteriormente, fugiu e voltou para Berlim. Após esse evento, tornou-se padre católico missionário e serviu na África do Sul por 16 anos. Lá, conheceu a dura realidade do apartheid, e trabalhou, favorecido pela visão mais aberta dos padres anglicanos, com dinâmicas de grupo.

Retornou à Alemanha e estudou gestaltoterapia, após dois anos de estudos, deixou sua ordem religiosa e se tornou psicoterapeuta. Estudou psicanálise, terapia primal, de Arthur Janov, análise de estórias, de Eric Berne, análise transacional, hipnoterapia. Nos anos 1970, teve contato com o trabalho de Virginia Satir, encantando-se pelo fenômeno da representação familiar desenvolvido por ela (que se passou a chamar de 'escultura familiar"). Começou, então, a refletir sobre a consciência e as forças que atuam nos grupos familiares.


Nos últimos anos, dedicou-se a expandir sua visão sistêmica em diversos países, tanto dentro como fora da Europa: Estados Unidos, América do Sul, Central, oriente Médio e Ásia.

desenvolvimento do método Constelação Familiar

Hellinger desenvolveu seu método a partir de observações empíricas, fundamentadas em diversas formas de psicoterapia familiar, dos padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações. 

Dentre as observações deparou-se com um fenômeno descortinado pela psicoterapeuta americana Virginia Satir nos anos 70, quando esta trabalhava com o seu método das “esculturas familiares”: que uma pessoa estranha, convocada a representar um membro da família, passa a se sentir exatamente como a pessoa a qual representa, às vezes reproduzindo, de forma exata, sintomas físicos da pessoa a qual representa, mesmo sem saber nada a respeito dela.

dessa forma...

A “constelação familiar” consiste em um método no qual um cliente apresenta um tema de trabalho e, em seguida, o terapeuta solicita informações de fatos ocorridos na vida de membros de sua família, como mortes precoces, suicídios, assassinatos, doenças graves, casamentos anteriores, número de filhos ou irmãos.Dessa forma com base nas informações, solicita-se ao cliente que escolha entre os membros de um grupo, de preferência estranhos a sua história, alguns para representar membros do grupo familiar ou ele mesmo. Esses representantes são dispostos no espaço de trabalho de forma a representar como o cliente sente que se apresentam as relações entre tais membros. Em seguida, guiado pelas reações desses representantes, pelo conhecimento das "ordens do amor" e pela sua conexão com o sistema familiar do cliente, o terapeuta conduz, quando possível, os representantes até uma imagem de solução onde todos os representantes tenham um lugar e se sintam bem dentro do sistema familiar.

a constelação familiar realizada com o auxilio de cavalos

Essa energia da corrente familiar se mostra inclusive quando se utiliza de cavalos ao invés de um grupo de pessoas, onde eles representam os membros da família de quem recorre ao auxilio dessa terapêutica como pode ver no vídeo abaixo.


Tema atual e Apaixonante!!

Ivone Leão


Texto pautado na wikipédia devido ao excelente resumo sobre o assunto abordado.

Indicação
Livro: As constelações familiares em sua vida diára por Joy Manné

Nenhum comentário: