Ivone Leão

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Açúcar pode encolher o cérebro!!







Altos níveis de açúcar no sangue podem apresentar maior risco de encolhimento do cérebro 


Newswise - MINNEAPOLIS - Pessoas cujo açúcar no sangue está muito mais elevado do que o normal podem apresentar maior risco de encolhimento do cérebro, o que ocorre com o envelhecimento e doenças como a demência, de acordo com uma nova pesquisa publicada no 04 de setembro de 2012, edição impressa de N
eurologia ®, o jornal médico da Academia Americana de Neurologia.

"Vários estudos têm mostrado uma ligação entre o diabetes tipo 2 e encolhimento do cérebro e demência, mas ainda não sabiamos muito sobre as pessoas com alto nível de açúcar no sangue apresentarem estes mesmos efeitos", disse o autor do estudo, Nicolas Cherbuin, PhD, com Universidade Nacional Australiana em Camberra.
A pesquisa envolveu 249 pessoas, com idades entre 60 e 64 anos, que tinham taxas normais de açúcar no sangue, segundo os níveis definidos pela Organização Mundial da Saúde. Os participantes fizeram um mapeamento do cérebro no início do estudo e repetiram o procedimento depois de quatro anos.


Aqueles com maiores níveis de açúcar no sangue em jejum dentro dos limites normais e abaixo de 6,1 mmol / l (ou 110 mg / dL) foram mais propensos a ter uma perda de volume cerebral em áreas do hipocampo e da amígdala, áreas que estão envolvidas na memória e habilidades cognitivas, do que aqueles com níveis mais baixos de açúcar no sangue. Um nível de açúcar no sangue em jejum de 10,0 mmol / l (180 mg / dL) ou mais elevada foram definidos como diabetes e um nível de 6,1 mmol / l (110 mg / dL) foram consideradas como pré-diabetes.

Depois de controlar fatores como idade, pressão alta, tabagismo, uso de álcool e outros, os pesquisadores descobriram que altos níveis de o açúcar do sangue podem contabilizar de seis para 10 por cento do encolhimento do cérebro.
"Estes resultados sugerem que, mesmo para pessoas que não têm diabetes, os níveis de açúcar no sangue podem ter um impacto sobre a saúde do cérebro", disse Cherbuin."Mais pesquisas são necessárias, mas essas descobertas podem levar-nos a reavaliar o conceito de níveis normais de açúcar no sangue e da definição de diabetes."
O estudo foi financiado pelo National Health and Medical Research Council da Austrália e do Fundo de Investigação australiano Rotary Saúde.



Depois de controlados os fatores como idade, pressão arterial, consumo de cigarro e álcool, entre outros pontos, os pesquisadores descobriram que altos níveis de açúcar no sangue se relacionam entre 6 e 10% às ocorrências de encolhimento do cérebro. "Estes resultados sugerem que, mesmo em pessoas que não têm diabetes, os níveis de açúcar no sangue podem ter grande impacto na saúde do cérebro", alertou Cherbuin.
"Mais estudos precisam ser feitos, mas estas descobertas podem nos levar a reavaliar o conceito de níveis normais de açúcar e a definição de diabetes", completou o neurologista. 


Fonte:America Academy of Neurology



ciência dos neuronios é a ciência do século 21 que tem trazido grandes benefícios  para uma melhor compreensão global do Ser humano.


Abraço forte

Ivone Leão

Apaixonada pela vida!!

2 comentários:

PROGRAMA ITÁLIA ALLORA - MÁRCIO NICOLACE disse...

Ivone,

"Embora utilize as leis da matéria, a Vida não se sujeita as elas; ao contrário, trancende-as e estrutura o corpo na forma que deseja."

(Sutra para Cura Espiritual)

Belíssima Matéria, Parabéns!

Ângelo.

Ivone Carneiro Leão disse...

Sim essa é uma verdade mas que precismos compreender profundamente e depois ser absorvida aprender a viver dessa forma.

Abraço!!