Ivone Leão

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cenoura essa raíz maravilhosa!!


A maioria das pessoas já sabe dos benefícios que o consumo de cenouras pode trazer para visão e que as crianças muitas vezes torcem o nariz para legumes, verduras, mas curiosamente a cenoura é bem aceita entre elas talvez devido a seu sabor adocicado e cor vibrante.

Mas a cenoura (Daucus Carota) além de beneficiar os olhos, beneficia a pele, cabelos, mucosas, ossos e o sistema imunológico global por conter um enorme potencial de propriedades que atuam em nosso organismo.

Essa raíz é rica em betacaroteno substancia que dá a ela a cor alaranjada e que da origem a vitamina A (retinol) no organismo por isso é chamada de pró vitamina A, cem gramas de cenoura é o suficiente para suprir as necessidades diárias dessa vitamina.

Além de ser um vegetal que contribui para aumentar a imunidade do nosso organismo combatendo infecções atua em diminuir o risco de derrames em mulheres, no combate a anemia, doenças da pele, problemas hepáticos e também como vasodilatador coronário devido a uma substancia chamada docraína.
É tonica, remineralizante, favorece a hemoglobina (transportador do oxigênio) e contribui para o equilíbrio ácido-básico.

Sua fibra solúvel diminui o colesterol no sangue e suas propriedades medicinais são ótimas aliadas à estética como anti-inflamatória, antimicrobiana, antisséptica, cicatrizante, emoliente, estimulante do sistema linfático, queratolítica atuando no desaparecimento e na suavização das calosidades e cicatrizes, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.

Pode ser usada de muitas formas, como alimento em saladas, sopas, patês, suflês, sucos, bolos.


Na estética como tonificante para peles secas como revigorante dos fios de cabelo tintos e entre outras atuações a cenoura é realmente um universo de benefícios!!

Uma boa forma de começar o dia é tomar um copo americano de suco de cenoura com beterraba e sobre ela escreco outro dia ok?

Forte abraço,

Ivone Leão

Apaixonada pela vida!! 


Nota: Contrariamente à maioria dos outros hortícolas, as cenouras cozinhadas são mais nutritivas que as cenouras cruas. Como nas cenouras cruas as paredes das células são muito rijas, o organismo só consegue converter em vitamina A menos de 25% do seu betacaroteno 
 
A cozedura, no entanto, quebra as membranas das células e, desde que as cenouras cozinhadas façam parte de uma refeição com alguma gordura, o organismo consegue absorver mais de metade do betacaroteno.


2 comentários:

"Mensagens Abençoadoras" disse...

Oi amiga linda!
Bem eu já usava cenoura, depois desta aula então , vou tentar comer até pura, como se fosse uma maça!
Amada uma abençoada semana para vc!
Bju
Marly

Ivone Carneiro Leão disse...

Linda e gentil Marli!!

Falando em maça suco de maça com cenoura é tudo de bom tome pela manhã logo após o preparo!!

Beijinho!!