Ivone Leão

sábado, 31 de março de 2012

Os novos Velhos!!

O maior desafio da velhice é o preconceito daqueles que veem os idosos como fadados à inutilidade.

Raimunda Nonata da Silva Maciel  a vestibulanda mais velha a entrar numa faculdade brasileira. Com 81 anos, ela ingressou num curso de serviço social no Pará, aliás, na mesma universidade em que estuda uma de suas netas. Quando lhe perguntaram por que tinha escolhido aquele curso, brincou: "É para cuidar dos velhos".
 

O caso de Raimunda Nonata, obrigada a deixar a escola quando era adolescente, será cada vez mais rotineiro assim como parecerá menos estranho uma pessoa como Oscar Niemeyer comemorar cem (hoje, 104) anos de vida em plena atividade profissional.

http://www.udemo.org.br/Leitura_87.htm

Amo o tempo que vivo, quando na adolescência por vezes sentia ter nascido em tempo errado devido a minha dificuldade em harmonizar meus pensamentos e ideais com colegas da mesma idade, sempre gostei de poesia, boa música, leitura, enfim, era aquela 'menina papo cabeça' que com certeza acabou fazendo de seus livros, papel e caneta seus melhores amigos, e ainda hoje é um pouco assim, embora seja uma pessoa extremamente bem relacionada, no meu mundo pessoal continua sendo eu, meus livros, boa música e a nova versão do lápis e papel, 'meu notebook', a diferença é que com a cabeça feita pela vivência não me sinto diferente nem com a necessidade de agradar ninguém, apenas sou eu mesma autentica e muito bem resolvida.

Enquanto crescia, em minhas analises do mundo ao redor observava pela janela da vida como o tempo se processava diferente em algumas pessoas que apesar dos anos mantinham a beleza e a juventude latente no brilho dos olhos.

Fui compreendendo que essa diferença se faz de acordo com as crenças e afazeres diários, as pessoas que seguem seus caminhos fiéis a seus dons naturais mantém a vivacidade e aquelas que se tolhem para se encaixar a certos padrões sociais envelhecem e adoecem como tantos velhos velhos.

Como no Brasil a faixa etária da população a cada tempo está subindo e comum é ver pessoas com 80 anos ou mais em pleno vigor, donos de seus caminhos, fico muito satisfeita. Quando a pessoa consegue passar da fase das obrigações sociais básicas e se mantém com planos, ativa e realizadora a saúde responde positivamente, aqueles a quem acompanhei como Gilberto Gil, Caetano, Chico Buarque entre outros por si só comprovam claramente a teoria que fazer da vida um palco onde atuamos com nossas potencialidades inatas é a melhor forma de honrar a vida!!

O grande lance é que pra viver assim tem que ter coragem e saber que muitas vezes poderá ser alvo de criticas e mesmo de maldade daqueles que não tem força espiritual para se encarar com honestidade!!

Galeria de Novos Velhos


Paulinho da Viola, 70 anos, músico compositor e interprete e ainda como carpinteiro gosta de restaurar móveis e dar nova vida as coisas...

Timoneiro nunca fui
Que eu não sou de velejar
O leme da minha vida
Deus é quem faz governar...

Paulinho da Viola


Gilberto Gil, 70 anos, formado em administração de empresas, escolheu a estrada da música, compositor e intérprete, tendo uma breve passagem pela política como ministro da Cultura.

Uma lata existe para conter algo
Mas quando o poeta diz, lata
pode estar querendo dizer o incontível...

Gilberto Gil


Caetano Veloso, 70 anos, por volta dos quatro anos de idade já compunha músicas como "A tua presença morena"...

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios...

Caetano Veloso

Chico Buarque, 68, começou a carreira como escritor, e seguiu como escritor, músico compositor e intérprete!!

As pessoas têm medo das mudanças.
Eu tenho medo que as coisas nunca mudem.

Chico Buarque 



Georges Henry, 97, maestro, escritor, blogueiro desde 2001 e produtor cultural, nascido em Paris em 1919, mora atualmente na cidade de Amparo e até 2010 tinha um programa da rádio Cultura de Amparo!!

seu perfil:

O que mais gosto: Artes, minha esposa, meus filhos.
Lazeres: Ler, escrever, ouvir meus amigos e minha música.


Oscar Niemayer 104 anos sendo mais de 80 deles dedicados a arquitetura!!

Como dizia o padre Teillard Chardin,
quando ser for melhor que ter,
estará tudo resolvido no mundo.

Oscar Niemayer
  
dos que já partiram...



Charles Chaplin com certeza foi um dos 'Novos Velhos', sem dúvida genial e único, fez sua caminhada com a matéria prima da vida, 'o pensamento' !!
Homem muito bonito e grande sensibilidade casou-se quatro vezes, o último casamento foi com Eugene Neill, ele com 54 e ela com 17, tiveram oito filhos sendo que o mais novo nasceu quando Chaplin contava 73, e foi ao lado de Eugene que viveu os útlimos dias de sua vida!!

Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá.

Charles Chaplin 
Não quero estragar a minha vida por causa de uma tapa.
Besteira você repetir o que o outro fez.
É muito melhor apanhar.
Muito melhor.

Darcy Gonçalves
 
******************************************************************Ivone Leão







2 comentários:

Lene Rocha disse...

Ei Ivone tava procurando algumas músicas do trio esperança e descobri seu blog. Gostei do seu gosto, pois tem algumas coisas do Gil que eu gosto muito. Bom é isso encontrar pessoas que entendem que é preciso viver a vida. Um abraço.
Edilene Rocha.

Ivone Carneiro Leão disse...

Olá Lene, procurando músicas do Trio Esperança, muito bom!! Fui dar uma olhada em meu play list mas não encontrei, perdi um computador que tinha, mas de qqr forma vou ver se ainda tenho um CD delas na França!! Quanto a viver é a coisa mais preciosa, eu sou apaixonada pela vida!!!
Abraço, volte sempre!!