Ivone Leão

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Um olhar sobre o Progresso Mundial!!

Tenho aprendido muito nessa minha caminhada e uma coisa que acredito ser de grande importância é aprendermos a lidar com a diversidade.

Cada pessoa é um universo particular e por vezes nas relações acontecem agravos e desavenças por pura falta de um pouco mais de paciência em compreender a linguagem do outro.

Um pequeno conto;

Um grupo de pessoas com os olhos vendados apalpava um elefante e ao serem indagadas de como seria aquele animal, a primeira que estava em contato com sua orelha disse que o elefante era como uma ventarola, a segunda que estava em contato com a perna do animal respondeu que ele mais se parecia com um barril. E assim cada pessoa respondeu de acordo com o que sentiu ao contatar uma parte dele...

Dessa estorinha podemos aprender que todos fazemos parte da vida humana, mas que cada pessoa a interpreta de acordo com suas experiências pessoais, por isso a importância de um diálogo paciente e amoroso entre os seres.

As pessoas que tem por hábito acessar meios de comunicação que abordam assuntos sobre o que de pior existe na sua cidade, país e mundo ficará com a impressão de que na vida é feita de acontecimentos ruins. 

Já  as pessoas que dedicam seus dias na busca de acontecimentos que beneficiem a vida como um todo vai ter com certeza um olhar de que as coisas estão sempre caminhando para  melhores soluções apesar dos problemas existentes.

No ano 2000 um programa das Nações Unidas para o desenvolvimento apresentou  8 objetivos de Desenvolvimento do Milênio assumido por 160 países com a finalidade de promover desenvolvimento sustentável, são metas simples e diretas que devem ser conhecidas e postas em prática por todos nós.


Erradicar a extrema pobreza e a fome 

O número de pessoas em países em desenvolvimento vivendo com menos de um dólar ao dia caiu de 1,25 bilhão em 1990 para 980 milhões em 2004. As maiores desigualdades estão na América Latina, no Caribe e na África do Subsaariana. Se o rítmo de progresso atual continuar, o primeiro objetivo não será cumprido; em 2015 ainda haverá 30 bilhões de crianças abaixo do peso no Sul da Ásia e na África.

Veja algumas ações que podemos praticar no dia a dia:

* Nunca desperdice alimentos em casa, no refeitório de sua empresa ou em restaurantes. Ensine isso a seus filhos.
* Sempre que possível, plante verduras e frutas em casa.
* Reaproveite os alimentos transformado-os em bolinhos, sopas, compotas, geleias e recheios para bolos e tortas.

**********************************************************************************

Eu estou fazendo a minha parte e você como anda nesse setor!!


Um abraço e  até a próxima!!


Ivone Leão

Apaixonada pela vida!!




2 comentários:

Val Du disse...

Oi, Ivone.

Cada um vê o mundo a partir de si mesmo e não como o mundo é.

É um bom momento para reaprender a viver de maneira mais consciente, há muito por fazer.

Bom final de semana.

Bjos.

Ivone Carneiro Leão disse...

Olá Lita!!

É isso mesmo, enchergamos, ou melhor, interpretamos a partir de nossas vivências, mas sempre é tempo de expandirmos nossa consciência para horizontes mais amplos!!

Beijo querida e ótimo fim de semana pra você!!