Ivone Leão

Google+ Followers

sábado, 18 de fevereiro de 2012

A clorofila e o sangue!!



A clorofila encontrada nos vegetais verdes é comparada por alguns pesquisadores ao sangue humano devido as duas estruturas serem semelhantes, a única diferença é que na estrutura da Hemoglobina (Sangue) há ferro e na da Clorofila há Magnésio.

Em minhas pesquisas procuro além de estudar as correntes que tratam desse ou daquele assunto com a mais fiel convicção em seus benefícios no uso prático como aquelas realizadas em laboratórios.

Abaixo estou expondo dois olhares...


O papel da clorofila na alimentação humana: uma revisão, Ursula Maria Lanfer-Marquez, Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental, Faculdade de São Paulo 2003

Breve Resumo por
Ursula

...''' Até alguns anos atrás poucos eram os profissionais da Saúde que se preocupavam com o efeito biológico que a clorofila poderia exercer quando ingerida juntamente com a dieta. As clorofilas eram consideradas apenas como os pigmentos responsáveis pela cor verde de plantas, algas e bactérias, tendo como função primordial captar a luz solar para produzir glicose e oxigênio através do processo de fotossíntese, estabelecendo assim o elo para a cadeia alimentar. Por outro lado, a ingestão de vegetais verdes é considerada saudável e este hábito vem sendo incorporado cada vez mais ao estilo de vida moderna, visando ao Bem- Estar e a Promoção da Saúde.


Os eventuais efeitos biológicos benéficos da clorofila, presente em alimentos, suscitam polêmica e dúvidas entre os consumidores.

As informações divulgadas 

nos meios de comunicação que atribuem à molécula da clorofila numerosos efeitos terapêuticos, quase miraculosos, se contrapõem à falta de aprovação dessas atribuições pela comunidade científica. 

Tornar disponíveis os resultados das pesquisas mais recentes sobre o assunto e analisar criticamente esses dados foi o objetivo desta revisão.

São discutidos os mecanismos de degradação da clorofila durante a senescência, armazenamento e processamento de vegetais, bem como no processo digestivo, considerando que os produtos de degradação podem diferir em cada caso. Avalia-se a importância da modificação estrutural da clorofila tendo em vista possíveis atividades antioxidantes, antimutagênicas e quimiopreventivas.

Infelizmente, não há evidências fortes o suficiente que possam ser consideradas conclusivas quanto ao retardo ou prevenção de doenças pela clorofila. Contudo, a variedade de hipóteses, embora algumas muito distantes de serem comprovadas em humanos, levantam estratégias para dar continuidade às investigações.

Sugere-se, ainda, que sejam conduzidos estudos relativos à atividade biológica do fitol, uma vez que existem evidências que esta molécula, na sua forma livre, pode ser absorvida para a corrente sanguínea e exercer importantes funções no metabolismo lipídico e na regulação de processos metabólicos.


Em contra partida...

A linha dos germinados a clorofila é
especialmente  defendida por sua enorme energia e resultados surpreendentes na recuperação da saúde, desse modo... 

... sob outro olhar...




Por Marina Hetenyi Francini, Terapeuta energética, perita em Alimentação Viva (Living Foods Lifestyle).

Marina estudou e trabalhou nos Estados Unidos com a Dra. Ann Wigmore, pioneira no uso dos alimentos germinados e do suco de grama de trigo. (A Dra. Ann Wigmore recebeu em 1971 um prêmio da Fundação Nobel pela sua contribuição para o rejuvenescimento e a regeneração celular).



...em relação a clorofila sob a abordagem  da terapia dos sucos verdes

A molécula da clorofila é igual àquela do sangue, com a diferença de que no núcleo da célula de hemoglobina encontra-se ferro, enquanto que no núcleo da célula de clorofila encontra-se magnésio. Quando ingerida, a clorofila vai diretamente ao sangue e seu núcleo transforma-se em ferro, como se efetuasse uma transfusão.


Além disso, seu alto teor em oxigênio ativa todas as funções corporais, proporcionando uma ação bactericida completa. Para aproveitar as qualidades “milagrosas”, é preciso extrair o suco da planta com um aparelho tipo moinho de grãos. 



... Quando Marina fala sobre o aparelho para extrair o suco me vem a lembrança a terapia conhecida como milagre de Gérson que o Dr. Max Gérson desenvolveu a partir dos nutrientes extraídos de certos alimentos por aparelho similar possibilitando a cura do câncer entre outras doenças isso em 1928.

A chamada "Terapia de Gérson" é considerada por muitos o tratamento mais efetivo contra o Câncer até hoje proposto pela medicina. Sua esposa Charlot Gérson fundou o instituto Gérson em 1977, em San Diego Califórnia disseminando o método que tem levado benefícios a uma infinidade de pessoas. 

 

Eu fico encantada quando me proponho a estudar sobre um tema e compreendo que o conhecimento é como uma grande árvore que pessoas dispostas vão até ela e colhem seus frutos, no caso da alimentação que protege a nossa saúde vejo que algumas pessoas colhem frutos da árvore 'Y' e outras da árvore 'Z' e cada uma defende o resultado de sua colheita ou ponto de vista.


Sou pela alimentação mais próxima de sua origem, especialmente pelo fato de sermos parte da natureza e saber que temos os mesmos elementos na constituição de nosso organismo vivo, portanto é natural ser essa transfusão de nutrientes especialmente benéfica!!



Marina... uma Alimentação para a Vida dá prioridade a alimentos frescos, sem cozimento, preferivelmente de origem orgânica (livres de pesticidas e fertilizantes químicos) e aproveita a contribuição especial dos brotos, reconhecendo neles uma maneira simples, prática e econômica de receber a mais concentrada forma de energia de vida comestível.


Os alimentos vivos, e entre eles principalmente os brotos, nutrem com sua energia de alta freqüência vibratória, além das células que constituem o nosso corpo físico, os campos energéticos sutis que sustentam a vida física. E nessa ordem entra a clorofila com sua estrutura semelhante ao sangue humano.


Não existem doenças incuráveis e sim doentes incuráveis. Essa é a linha de pensamento dos naturistas, e eu concordo com isso quando penso no todo de meus estudos.

Vivemos uma longa fase materialista onde aconteceu a necessidade de medicamentos de estrutura mais sólida, para uma mudança de valores humanistas e espirituais mundialmente observada, embora mais ou menos avançada de acordo com a região, onde igualmente os cuidados com o corpo deveram ser mais sutis.


A própria imunonutrição parte da observação de nossa estrutura biológica para restabelecer desequilíbrios em estados de estresse orgânico.

Outra informação muito valiosa é não nos alimentarmos em estados de animo alterado, nesse caso recorra a um chá e uma breve caminhada para que seu organismo possa metabolizar corretamente as toxinas decorrentes da desarmonia se alimentando após reestabelecer a serenidade.


Eu uso dos recursos da natureza e tenho ótima saúde, lembrando que o modo de pensar, de nos relacionarmos com as pessoas, de nos exercitarmos entre outros que nos tragam equilíbrio é essencialmente importante.


E assim caminha a humanidade....

Ivone Leão

Apaixonada pela vida!!!

5 comentários:

Igor Zanoni disse...

Muitos homeopatas receitam clorofila, que se encontra em lojas de produtos naturais em forma de pó ou líquida. Também se deve fazer uso de cloreto de magnésio, retirado da evaporação da água do mar, e que pode ser encontrado nas farmácias.

Ivone Leão disse...

Que bacana essa complementação!!
Sempre gostei da homeopatia embora ainda não tenha lhe dedicado tempo para um estudo maior, mas cuidei de meus filhos quando pequenos com ela e sei que é antiga o bastante para ser fonte de grande credibilidade!!

Obrigada!!

Daniel Costa disse...

Ivone

Considero de muita importância seguir as tuas crónicas. Delas se pode concluir, que a própria produção precisa de estudo. Actualmente, usam-se muito matérias químicas. Elas têm menos de um século. Entretanto, uma grande produção é muito necessária para a humanidade. O ideal seria a cultura biológica que só pode ser de sobrevivência.
O assunto deve ser estudado na sua globalidade.
Beijos

Pastora Lydia Kavuma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivone Leão disse...

Olá Daniel com certeza é importante o estudo, e um caminho para saúde biológica é melhor que a química como mostra a tendência que está prevalecendo com ótimos resultados!!

Abraço querido!!