Ivone Leão

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Saúde um olhar holístico --- Conhece-te a ti mesmo!!




É importante observarmos que apesar de estarmos dentro de nosso próprio corpo, digo nosso espírito que move o todo, ainda conhecemos e prestamos pouca atenção ao que se passa com ele.

O nosso organismo é uma magnífica criação da natureza, seu sistema operacional é perfeito incluindo seus recados quando está  ressentindo que alguma coisa não está indo bem, mas apesar disso em muitas ocasiões tomamos um remédio e seguimos em frente sem ouvir a causa dessa ou daquela desordem na 'casa'.

Em muitas sociedades acostumamos a delegar os cuidados da nossa saúde a outra pessoa, mas se vamos ao médico e não soubermos relatar o que esta ocorrendo com é nosso estado normal de saúde ele pouco poderá fazer para reequilibrá-lo, é a partir de uma rotina normal de observação que se organiza o que saiu do 'prumo'.

Na medicina Indiana, Chinesa, Japonesa, na ciência Ayurvédica como exemplos é observado o ser como um todo e não apenas como de costume nas sociedades ocidentais, 'a garganta inflamou tomamos um antiinflamatório', mas antes será pesquisado o que levou a garganta a enfraquecer e se deixar abater pela inflamação. Na atualidade a medicina bioenergética está fazendo esta volta à compreensão do corpo como um todo se ele adoece é porque a energia deixou de fluir.
O caminho do autocuidado pode ser muito prazeroso, mantermos uma relação cuidadosa para conosco poderá evitar colapsos em nosso organismo.

Aprendermos a observar nossa respiração, nossa transpiração, qualidade do sono, textura da pele, nossas secreções, são cuidados importantes a serem realizados, o muco nasal é um bom exemplo, se ao assoarmos o nariz a secreção for liquida e clara pode ser apenas um resfriado passageiro mas se for amarela e espessa  indica uma inflamação.

Na medicina de Aristóteles filosofo grego por volta de 350 anos AC. era de fundamental importância cheirar, auscultar e tocar. Ele cheirava as fezes dos pacientes para avaliar a saúde de cada indivíduo e a partir disso elaborar um plano de terapêutica.

A campanha do toque na prevenção do Câncer de mama é baseada nesse cuidado!

Estamos sempre interagindo com fatores externos e eles provocão reações em nosso metabolismo.

Ouvir uma boa música é diferente de ouvir barulhos que nos agridem, receber e proferir palavras amorosas causa efeitos opostos em nosso organismo às palavras agressivas e desmotivadoras.

Nesses tempos temos ouvido muitas notícias de pessoas com câncer, isso é o resultado de em média as últimas seis, sete décadas, com a revolução industrial, com a mudança do estilo de vida nos grandes centros urbanos, da quebra dos referenciais em que fomos construídos, do afastamento de nos mesmos...

Conhece-te a ti mesmo!!

Faça um pequeno teste, pare por um minuto e observe sua respiração, ela está sendo realizada na parte de cima do peito?! Se a resposta for sim é um sinal de fadiga generalizada!!

Observe um bebe dormindo tranquilamente, sua respiração é realizada no abdomem e essa é a respiração que indica serenidade...

Como eu sempre fui uma apaixonada pela boa leitura alguns dos livros que me orientaram à um olhar positivo sobre a vida são da Louise Hay e eu encontrei no YouTube vídeos do "Você pode Curar sua vida" parte I e estou postando abaixo pode ser bem útil, foi pra mim, as outras partes também estão lá!!

Logo abaixo escrevo a história real de 'como eu mudei uma dor de cabeça sem cura'.




Uma mudança radical...

Sempre fui desencucada, tranquila e de bem com a vida, mas quando comecei aquele relacionamento comecei a sofrer também de fortes crises de dor de cabeça.

Ela chegava cada vez mais forte e de repente, vinha tomando um dos lados rosto e crânio era um desconforto imenso, no inicio pensei que pudesse ser uma sinusite, mas o tempo foi passando e apesar do tratamento inicialmente como tal não resolveu, não era uma sinusite.

Os anos foram se passando e as crises se tornaram cada vez mais fortes e corriqueiras, comecei a procurar especialistas, realizando vários exames sem que nada fosse diagnosticado.

Esse relacionamento era regado de muita agressividade por parte de meu então parceiro, mas como eu era muito jovem pensava que pudesse mudar, mas isso não aconteceu.

Com o último especialista que eu consultei realizei um eletro encefalograma que não apresentou nada que justificasse aquela dor me orientando assim para que eu realizasse mais alguns exames sugerindo que eu pudesse ter um tumor no cérebro...

Então eu tive uma reação profunda em mim...

Não eu pensei eu não tenho um tumor no cérebro!!

Passei aquela noite em claro pensando em tudo o que eu estava vivendo naqueles últimos anos, recordei cada detalhe e então me veio uma grave e profunda voz interior sugerindo que eu rompesse aquele relacionamento que me fazia tão mal...

A partir do momento em que eu tomei a decisão nunca mais tive aquela horrivel dor!!

E assim tem sido a minha vida uma eterna tomada de consciência me orientando os rumos.


Ivone Leão,

aprendendo com a vida...


4 comentários:

Unknown disse...

excelente! bjssss rosane chonchol

L. Leme disse...

Bom dia, querida.
Bom demais seu post.

Bjuss

Ivone Carneiro Leão disse...

Obrigada por sua presença Lúcia, é muito bom tê-la por aqui!!

Bjo querida!!

Ivone Carneiro Leão disse...

Obrigada Ro, beijo grande querida!!