Ivone Leão

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lúpus e Artrite Reumatóide a cura pela alimentação!!


Como diria o poeta Vinícius de Moraes em seu poema musicado "O samba da benção" 
' A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida'


Por vezes demoramos a encontrar uma boa saída para solucionarmos situações que experimentamos nessa vida, o que pode nos trazer a sensação de que não exista uma saída e acabamos por desistir antes de encontrá-la.

Conheci alguns dias atrás a história de um casal cuja esposa sofreu por mais de dois anos de Artrite Reumatóide,  Lúpus e Síndrome de Sjogren doenças ditas incuráveis que acabam com a vida de pessoas muito pela inflexibilidade de profissionais que orientam seus pacientes de maneira errada.

Eu mesma acompanhei através de comentários de uma amiga a morte de uma jovem com pouco mais de vinte anos por Lúpus, e é muito triste pois todo profissional, quanto mais da área da saúde tem o dever de se atualizar constantemente a fim de melhor atender aquele que deposita em suas mãos a vida!

Eu já havia estudado sobre a Artrite Reumatóide e o Dr. Sidney Federmann fala que com uma dieta específica onde se abstrai alimentos gatilhos a melhora e estabilidade é alcançada da seguinte forma:


Constata-se quais os alimentos que desencadeiam a crise de artrite mantendo-se pacientes com uma dieta simples, composta de arroz integral, ervilhas, legumes e verduras, havendo rapidamente uma substancial melhora nos sintomas e na atividade dos pacientes, persistindo somente as deformidades articulares.


Ao acrescentar-se outros alimentos, constata-se quais desencadeavam as crises de artrite, sendo chamados de alimentos gatilho.

O mais comum era o leite e seus derivados, não pela gordura do leite, mas por suas proteínas, recomendando-se desta forma não usar o leite nem desnatado, carne bovina, frango, porco, peixe, ovos, trigo, milho, aveia, centeio, frutas cítricas, cafeína, álcool, óleos vegetais, açúcar refinado, tomate, pimentão, berinjela, chocolate e nozes.

Atribuiu-se esse fato pelos radicais livres, produzidos por esses alimentos, lesando as articulações, agravado pela sobrecarga de Ferro de alguns desses alimentos, que potencializa a destruição articular acelerando a produção de radicais livres.

Dr. Barnard em seu livro ‘Eat rigt live longer’ relata o caso de uma mulher de 45 anos, que sofria de artrite,  adotando  uma dieta composta de arroz integral, lentilhas, ervilhas e feijão, legumes, verduras, sementes e frutas. Não usando frutas cítricas, trigo e milho no início.
 
Posteriormente seriam usados individualmente para testar a tolerância a cada um.

A melhora foi drástica, cessando as dores articulares em alguns dias, para depois desaparecer os sinais inflamatórios totalmente (edema-eritema).

Ela, tênista, voltou a jogar tênis sem dor e tocar piano sem as dores nos dedos, causadas pela artrite. A paciente constatou que quando tomava yogurt, ou derivados lácteos, os sintomas apareciam novamente. ’...

E assim como no exemplo desses casos que eu já havia estudado anteriormente tive o prazer de acessar um material riquíssimo em informações sobre a cura da Artrite Reumatóide  Lúpus Erimatoso sistêmico e da Síndrome de Sjogren no Blog Curas Secretas.

 


Escobar que teve a sua esposa Catarina acometida por essas doenças, lutou bravamente até encontrar um médico que como nos exemplos acima, trabalhou a cura através da dieta, a história é digna de um livro, pois com toda certeza pode ajudar a muitas pessoas que passam por algo semelhante.

Trecho do texto de Escobar;


Minha esposa durante 2 anos e 8 meses, foi paciente terminal de Lupus Eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatóide, Síndrome de Sjogren, a chamada doença Mista do Tecido Conjuntivo. Ela foi desenganada por 148 Médicos Reumatologistas, Mestres e professores das maiores faculdades de SP, RJ e EUA. Ficou na cadeira de rodas a beira da morte, tomando todos os remédios possíveis e imagináveis da Medicina da Escola Americana EUA, (Cortisona, cloroquina, MTX etc.). E só piorava, clinicamente e laboratorialmente, Tudo isso somado aos efeitos colaterais terríveis e irreversíveis destas drogas. 


TRATAMENTO QUE CATARINA FEZ:
 
Foram 4 etapas:
 
Iniciou uma dieta alimentar chamada (Dieta Auto Imune) Eliminando Radicalmente determinados grupos de alimentos. (Descrevo a lista em detalhes abaixo).
 
Ela foi diminuindo os Remédios até parar totalmente em 3 semanas. (acompanhado pelo seu Reumatologista). (fator crítico de sucesso do tratamento em minha opinião, para a melhora dela) (Obs.: Só faça isso com orientação Médica e caso assim por ele seja solicitado).
 
Durante 12 meses, Lutou contra a abstinência das drogas, febres e dores, tomando banhos tépidos quando sua temperatura passava de 37,8 e seguindo a dieta, como faz até hoje.
 
Nas articulações Fez a (Terapia do Sal), com a colocação de bolsas de sal nas articulações e focos de dor, durante 12 meses, aonde não mais foi necessário, após esse período. (descrevo a terapia do sal abaixo) (parte indispensável do tratamento dela, pois junto com a dieta operou uma melhora espantosa, a ponto de tudo sumir em um ano.).

Mesmo Com dores, e muito debilitada, iniciou (Atividade Física) com fisioterapeutas, como descrevo em detalhes em (Linha do tempo). (Parte vital para o sucesso do tratamento e saída definitiva da cadeira de rodas)
 
E a doença desapareceu totalmente em 1 ano de tratamento.
 
Foi muito difícil, porem não impossível, e para nós deu certo.

Resultado Foi a CURA TOTAL, ou remição?
 
Não estou afirmando que é a cura para todas as pessoas, contudo para minha esposa foi a CURA TOTAL, ou devo chamar de remição? Pois ela já está a 5 anos sem tomar um remédio se quer, e sem nenhum sintoma, totalmente ativa, anda, corre, sobe e desse escadas, vai a praia, tem hoje uma vida normal.


DIETA AUTO-IMUNE. Atualizada

(“Produtos proibidos”) Alimentos com alta capacidade inflamatória, pró-inflamatórios.

Ela eliminou do consumo esses alimentos e seus Derivados:
Ou seja, esse elemento e tudo que é feito contendo esse elemento.

Margarina e derivados, amanteigados, doces etc..
Leite, ......Iogurte.e qualquer coisa que leve leite e seus derivados, manteiga, queijo de nenhum tipo etc...
Trigo, ..................e seus derivados, pizza, bolos, pães etc...
Milho,...................e seus derivados,
Óleo aquecido,.........qualquer alimento feito com óleo, ou aquecido (saturado)
Nenhum tipo de Óleo, e tudo que leve óleo na receita.EXEMPLOS (Canola, soja,milho)
Tomate,.....................e tudo que leve tomate.
Ajinomoto glutamato monossódico,
Açúcar,....................e tudo que leve açúcar. Tudo mesmo.
Adoçante,.................e tudo que leve adoçante, todos eles.
Carne vermelha, ........e tudo que leve carne vermelha.
Batata inglesa,............e tudo que leve batata inglesa.
Mel,........................... e qualquer coisa que leve mel.
Açafrão.
Beterraba
Berinjela
Pimentão
Açúcar mascavo, melado, são totalmente proibidos, só é permitido a minha esposa, frutose, e com moderação.
Bebidas alcoólicas, tabagismo, cigarro, charuto, cigarrilhas etc.
Amêndoas, amendoins e derivados
Cana de açúcar e todos os seus derivados, rapadura, açúcar mascavo etc...
Alimentos industrializados: leite de soja em caixinha, suco em caixinha proibido! Só pode aquele em pó, natural para fazer em casa. Etc..
 
INFELIZMENTE Não pode pão e nada da lista de alimentos proibidos!

IMPORTANTE: Essa dieta quando feita de forma errada ou parcialmente sem seriedade, não surte efeito, pois apenas uma bala fora da dieta, já destrói todo um trabalho de 6 meses, digo isso pela nossa experiência, pois para fazê-la de forma religiosamente correta, apanhamos muito e erramos muito.

O feijão, arroz, macarrão de arroz, abobrinha, peixes, frango (caipira) e todos os alimentos em sua preparação não podem em hipótese alguma conter uma gota de óleo se quer, e parece quase impossível cozinhar assim, mais se aprende com o tempo.


Pra você acessar a matéria na integra link  http://curassecretas.blogspot.com/

Ali também encontramos depoimento de pessoas que passaram por experiência semelhante como Maria Cristina Dias que teve a Artrite Reumatóide curada já ha doze anos com Dieta Alimentar e Maria do Socorro Chagas Silva que em Janeiro de 2011 tratava com Dieta, ha quatorze meses, a Diabete tipo dois não apresentando mais nenhum sintoma da doença!! 

Estamos com toda certeza vivendo uma grande transformação na forma de abordagem às doenças, e eu e você podemos fazer parte dessa mudança, divulgue, eu estou fazendo a  minha parte!!


Um forte abraço e até a próxima...

Ivone Leão

Apaixonada pela vida!!



Hoje, um dia após a minha postagem recebi uma mensagem do Escobar sugerindo que eu incorporasse o vídeo que ele produziu contando a história de sua esposa, portanto abaixo está postado!! Obrigada, Escobar por compartilhar essa experiência que poderá ajudar a muitas pessoas!!




8 comentários:

Always Unlucky disse...

A powerful share, I just given this onto a colleague who was performing somewhat evaluation on this.

In a Hindi saying, If people call you stupid, they will say, does not open your mouth and prove it. But several people who make extraordinary efforts to prove that he is stupid.Take a look here How True

Val Du disse...

Oi, Ivone.

Essa matéria é extremamente importante.

Tudo que se refere com saúde é importante.

Seu blog é mesmo nota 10.

Bjos.

Ivone Carneiro Leão disse...

Olá querida, eu amo a vida e me interesso por assuntos que melhorem a vida da coletividade!!

Obrigada Lita!!

Beijo querida!!

Unknown disse...

Será que pode ser usado o xilitol na substituição do açúcar?

Gisele s worell disse...

Tirar tudo isso é o q devemos comer substituir o cálcio o açúcar.

Ivone Carneiro Leão disse...

O cálcio é metabolizado através do sol e o gergelim é a mais rica fonte de cálcio! Ao açúcar refinado o melado de cana é maravilhoso rico em ferro e outros minerais além de vitamina B6.
A questão é que doenças ou melhor síndromes como essas são respostas do organismo ao constante impacto do que é estranho a ele aqui me referindo especialmente a alimentação.

Unknown disse...

Olá Ivone, sou portadora de artrite reumatóide e minha irmã tem artrite, lupos e Sindrome de Sjorgren, somos acompanhadas pelo reumatologista daqui da cidade de Juazeiro - BA. eu pedi por email ao Escobar onde eu poderia encontrar um médico que seja adepto ao tratamento com mudanças nos hábitos alimentares, mas acho que ele não viu ou não pode responder. Voce sabe me dizer essa dúvida?
Agradeço. Vou seguir seu blog

Unknown disse...

Sou Jusciara Paixão