Ivone Leão

domingo, 14 de agosto de 2011

Reflexões de um domingo a tarde..................... Especial dia dos Pais


 + amor - egoismo = Mundo Melhor !!
Uma frase que todos nós muito provavelmente já ouvimos inúmeras vezes é - "Precisamos melhorar o mundo" - mas se o mundo a que nos referimos é feito de pessoas, a frase não deveria ser "Precisamos nos melhorar como pessoas?"- Sim tenho pra mim a convicção que nós precisamos encarar com honestidade a nossa colaboração nos grandes males do mundo.

Fácil é apontar o outro que esta fora de nós, ou colocar as questões de maneira utópica - "oh! o mundo esta perdido," - mas o que nos falta, um espelho, coragem de acender a luz e nos encararmos como atores principais nessa história diária?

Se existem pessoas desarmonizadas, bipolares, neuróticas, e afins, elas vieram de onde?" - "são frutos de que emanações?" - da menor célula da sociedade, a família, e como estamos nos saindo como agentes diretos dessa sociedade onde o presidente, o deputado, o médico, o professor e todas as funções são desempenhadas por nós pais e mães em primeiro plano.

É bonito de ver o dia dos Pais como hoje, almoço em família, isso observando a melhor das possibilidades.

E porque no dia a dia perdemos essa leveza da conversa farta, da pequena atenção do abraço que acolhe, do boa noite na cama, no café da manhã com a família reunida a fim de encararmos o dia envolvidos no amor, na certeza de que sempre temos a nossa espera a casa que antes deveria ser "LAR", Lugar de Amor Reunido!!

Trocamos nossa atenção aos filhos por boas escolas, cursos caros, viagens, como se uma carteira farta, (quando dá) resolvesse tudo, é um eterno culto ao externo, a melhor imagem.

Imagine...
Enquanto um melhor resultado seria alcançado com toda a certeza se nós como pais, mães, em primeiro lugar disponibilizássemos  melhor qualidade de tempo e atenção ao filho.

Pode parecer clichê, mas então te proponho que faça um teste nesse minuto, pare e se recorde de alguma  coisa que traz guardado em você de uma boa lembrança com seu pai, 90% eu garanto que não é nada material.

Quando digo isso é porque além de ser uma pessoa que sempre observei a vida pelo angulo das relações interpessoais tive filhos em várias fases da minha vida, nos primeiros vinte anos dois, na terceira década duas, e na quarta mais um, então quando abordo o assunto sei do que estou falando, hoje com certeza sou a melhor mãe de todas na fase de formação do alicerce emocional deles.

Se não sou mais clara é que estou num veículo aberto e não tenho o direito de expor a vida de terceiros, mas com certeza um livro abordando esse assunto com mais clareza, assim como o casamento, é algo que está nos meus planos escrever.

Faça a sua parte
Por mais presente que tenha sido para meus filhos, nada substitui um tempinho a sós com cada um, inclusive aprendi numa filosofia japonesa que devemos tratar a cada filho como se fosse o único o que é a mais pura verdade, e o fundamental é que ele se sinta importante e insubstituivel na vida da gente.

Se realmente desejamos um mundo melhor com menos egoismo, zura e desajustes, devemos começar os acertos dentro de casa não acha?!

Melhor que esperar estarmos a beira da morte para refletirmos sobre o assunto como relato que postei abaixo.



Um abraço,
Ivone Leão

 Pela nossa parte nesse mundo melhor que tanto desejamos!!

Um comentário:

Ivone Carneiro Leão disse...

Quando postei nessa matéria fotos como de Lenon e Mandela é porque cada um deles a sua maneira fizeram sua parte para um mundo melhor. E quanto ao simbolo do paz e amor dos hippies é por nessa época ter havido uma grande corrente de energias renovadoras ao redor no planeta, eu com certeza trago muito desse conceito!!