Ivone Leão

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Um patê das Arábias ..... Homus اوون


Homus que nada mais quer dizer que Grão de Bico em árabe para quem ainda não sabe é uma pasta feita de Grão de bico processado com tahine que é uma espécie de manteiga de gergelim normalmente temperada com suco de limão cominho, alho, azeite e páprica.

Quando comecei a escrever essa postagem não pude deixar de lembrar uma ocasião em que passei uma tremenda saia justa.



Voltando no tempo...


Quando eu estava lá pelos meus 12 anos de idade, tive um namoradinho de origem árabe em cuja casa fui parar certo dia na comemoração de seu aniversário, na verdade dos seus aniversários pois ele tinha um irmão gêmio, univitelino o que salvava era a tal da pinta no rosto, caso contrário o irmão de nome Homero se sairia sempre bem nas brincadeiras de trocar a identidade com Marcelo que era o meu namoradinho.

Mas vamos a "saia"...

Lá estava a Ivoninha recém chegada a adolescencia, mas alta que já era nessa idade, fazia uma certa presença de mais velha, o que na verdade era pura aparencia.

Inexperiente, tímida que só, fui parar num almoço árabe com direito a um guardanapo muito esquisito colocado ao lado do prato.

A mesa fartíssima exibia assados variados, saladas e temperos exóticos!!

Comi pouco, nervosa que me encontravga naquela situação inusitada, mais observava que comia. Até que vi um homem pegar uma carne desfiada e  por no meio do guardanapo regando com certo tipo de tempero.

Olhei pra aquilo pensando que ele talvez tivesse bebido demais, mas qual não foi minha surpresa quando o próprio Marcelo repetiu o feito..

De boca aberta, não pra entrada da comida mas pelo espanto, vi que eles começavam a comer aquela estranha combinação de guardanapo com carne desfiada.
 
O resto você já pode imaginar...

Assim foi a minha exótica apresentação ao pão Árabe rsrsr mas que bobinha eu era aos 12...

Mas quanto ao Homus vou deixar aqui uma receitinha simples a La Leão que você poderá muito bem comer num saboroso pão Árabe.

Fiz alguns testes anteriores que na minha opinião ficou meio seco pois não encontrei ainda Tahine aqui em Itapira onde moro já alguns anos além de que modifiquei os temperos tradicionais.

A adaptação ficou bem gostosa!!

Você vai precisar de:
250 g de grão de bico bem cozido e escorrido (reserve a água)
01 cenoura média cozida e escorrida
01 cebola média picada crua se quiser de uma passada na água
Oleo de girassol
Sal marinho
Pimenta do reino
E algumas azeitonas de sua preferência, eu usei a verde.

Ponha no liquidificador (ou mixer)

O grão de bico acrescentando 1/3 de xicara da água do cozimento
A cenoura, e em seguida, os temperos acrescentando mais 1/3 de  xicara de óleo de girassol que é leve e muito saboroso.

Pronto!!

Riquíssimo em proteinas e vitamina E, o Humos contém isoflavonóides, potentes inibidores dos nitritos e aflotoxinas iniciadores de câncer contidos nos conservantes dos alimentos especialmente “carnes e embutidos”.



    صاد
ou simplesmente bom apetite!!!

Ivone Leão!!

Apaixonada pela vida!!




3 comentários:

Ivone Carneiro Leão disse...

Eu tenho vários amigos que me escrevem e seguem o Blog, mas como não tem o seu próprio se comunicam comigo através de e-mail, veja que belezinha o que recebi da Áurea Kock hoje...

Bom dia Ivone,

Recebo seus e-mails e até abri uma pasta para arquivá-los, também tenho visitado seu blog, confesso que adoro as receitas e me divirto com sua estórias. Obrigada por tudo.

Aurea

Obrigada Aurea que feliz eu fico!!
Espero que estejam sendo úteis a você!!!

Um abraço de amiga!!
Ivone

Igor Zanoni disse...

Vou convidar você para cuidar de mim quando eu ficar velhinho. Eu adoro comer bem! Você pode me indicar um bom pó para grudar a dentadura? Velhinho nervoso.

Ivone Carneiro Leão disse...

Pra grudar a dentadura eu não conheço mas pro Senhor Seo Velhinho eu connheço uma boa pá pode ser? Pa pinha de arroz mas tem que ser integral rsrsrs