Ivone Leão

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Os Super alimentos



Quando nos propomos a fazer uma mudança nos hábitos alimentares principalmente no que se refere à retirada da carne de nossa dieta, muitos de nós ainda guardamos o mito de que faltará nutrientes o suficiente para a manutenção da saúde.

O que não deixa de ser uma observação a ser considerada quando não temos o conhecimento necessário do assunto.

Mas assim que entramos em contato com a Nutracêutica e a Imunonutrição esse tipo de preocupação além de se desfazer, bem o oposto, nos faz sentir amparados pelo conhecimento de tantas possibilidades que nos trazem os vegetais.

A Nutracêutica nos revela as propriedades dos alimentos e como eles podem agir de modo a favorecer nossa saúde física e mental na prevenção de doenças e a Imunonutrição nos faz conhecer melhor quais as necessidades da fisiologia humana.

Aqui nesse texto separei pra você o que eu chamo de “super alimentos” ou seja os que contém  em suas propriedades maior concentração de nutrientes para beneficiar certos estados de carência metabólica.
Bom é lembrar que complementos em forma de comprimidos são especialmente perigosos e só devem ser usados sob a indicação de um médico de confiança, estudos conferem efeitos devastadores na utilização de super dosagens.

O correto é mantermos uma alimentação equilibrada com produtos mais próximos de sua origem como grãos integrais e vegetais frescos.


Alguns dos Super Alimentos

Os vegetais que possuem maior propriedade em inibir o câncer e aumentar as possibilidades de cura são o Alho, Cebola, Tomate, Pepino, Gengibre e Aspargo.

O feijão de soja é o alimento que contém a maior concentração de vitamina E. Uma xícara contém 35mgs e o que precisamos dessa vitamina por dia é no mínimo 10mgs para o homem e 8mgs para a mulher.

O leite de soja possui flavonóides que neutralizam os nitritos, contidos nos conservantes dos alimentos que estimulam o aparecimento de câncer.

O consumo de soja esta relacionado diretamente com a redução de incidência de câncer de mama, próstata e cólon.

Pesquisas com mulheres japonesas revelam que a utilização de produtos derivados da soja como o Shoyo, Tofu e Missô por conterem fitoestrógenos evitam os calores além da secura vaginal na época da menopausa.

As sementes de gergelim são riquíssimas em cálcio (dez vezes mais que o leite de vaca) 100grs é igual a 269% das necessidades diárias de um adulto além de conter a maior concentração de zinco da natureza.

A falta de zinco no organismo esta relacionado com a diminuição da imunidade e o aparecimento do câncer. Prejudica o aparelho reprodutor e provoca a diminuição do timo, tão importante em fabricar anticorpos para nosso organismo.

O arroz integral é o alimento mais equilibrado da natureza,  muito rico em nutrientes ele deve ser a base da nossa pirâmide alimentar associado ao feijão.


 A mandioca contém nas folhas (devidamente desidratada) a maior concentração de vitamina C 100grs é igual a 1.036% das necessidades diárias, além da própria mandioca em 100gr conter todo o ferro necessário a um adulto por dia!!

E por aí vai, espero que comece desde já a compor seus pratos com essas maravilhas da natureza que além de saborosas não tem contra indicação!!

Eu fico imensamente feliz quando escuto de um amigo que já adotou alguma mudança alimentar baseada nas orientações que passo pra vocês o que é o caso de minha queridíssima amiga e, diga-se de passagem, minha dentista, Tereza Miranda, que passou a usar o arroz integral e pediu a sua cozinheira que o prepare nas refeições diárias da família. Meu beijo Tera!!

Na pratica de uma alimentação pró saúde eu utilizo o delicioso biscoito de gergilim, ótimo no lanche da manhã e na fominha da tarde já experimentou!!



Abraço amigo,

Ivone Leão apaixonada pela vida!!!

fonte: Alimentação que evita o câncer o outras doenças
fotos: arquivos Google


2 comentários:

cucchiaiopieno.com.br disse...

Consumo leite de soja, iogurte de soja, tofu e arroz integral - adoro!
As pessoas acham que quem é vegetariano come mal ou com certeza ira' adoecer (escuto isso todos os dias)!
Imagino que no futuro todos os homens irão "acordar" para a realidade de que não precisa de nenhum tipo de violência para se nutrir!
Abraços fraternos
Léia

Ivone Carneiro Leão disse...

Com toda certeza Léia, que bem você faz pra sua saúde querida!!

O avanço por vezes parece lento mas é contínuo a gente chega lá!!

Obrigada pelo comentário
Abraço pra você!!