Ivone Leão

domingo, 31 de julho de 2011

Feijoada com legumes sabor e saúde!!!



Uma das maiores dificuldades quando nos propomos a fazer uma reformulação em nosso cardápio é a saudade dos sabores que nos acompanham durante toda a vida não é mesmo?

Além de que, muitos ainda trazem certo tipo de preconceito aos alimentos chamados 'saudáveis', pensam que devem ser sem sabor, o que eu digo desde já que é uma inverdade!!!

Bom é lembrar que cozinhar é uma arte, por isso a denominação 'arte culinária', o preparo dos alimentos demanda amor, assim como tudo o mais que realizamos em nossa vida, sem amor e dedicação não conseguimos bons resultados em nada a que nos propomos realizar.

Eu sempre procuro alimentos com textura mais próxima do prato tradicional.

Aqui vou passar a receita de uma feijoada onde trocamos as carnes habituais por vegetais.

Você vai precisar de:

1/2 kl de feijão preto
1xic. de PTS grossa hidratada e escorrida (proteína de soja texturizada)
01 abobora paulista pequena em cubinhos
01 cenoura média em cubinhos
04 cogumelos shitake médios cortados em tiras
01 xic de nabo em cubinhos
02 cebolas médias
03 dentes de alho
Sal marinho e pimenta do reino a gosto

Preparando...

Lave o feijão e deixe de molho para amaciar os grãos.
Cozinhe na mesma água que ficou de molho para não perder nutrientes.
Porém essa prática libera uma substância tóxica chamada Fitato, que é eliminada deixando levantar fervura por dois minutos de tampa aberta após o que tampar a panela a fim de realizar o cozimento.

Numa panela alta...

Refogue com um pouco de óleo de girassol o alho e a cebola, após douradinhos acrescentar  a PTS, a cenoura, a abobora e o nabo para dar uma leve amaciada não deixe completar o cozimento.
Acrescente o shitake mexa para incorporar aos temperos.

Após o feijão estar macio jogue em cima desse refogado apurando com o sal marinho e a pimenta do reino, misture os ingredientes por alguns minutinhos e deixe ferver em fogo brando por 10 min. aproximadamente.

Experimente para ver se está bom de sal e deixe tampado por mais 15 minutinhos, após o que, sirva com os mesmos acompanhamentos da feijoada tradicional, lembrando sempre de compor o prato com arroz integral, o alimento mais completo da natureza.

Deliciosa e baixissima em gorduras!!

Uma ótima dica é unir também castanha do pará cortadinha, em tempo mais frio, fornece calor ao prato!!

Abraço e smaaklik!!

A feijoada tem como origem o Norte de Portugal, mas ganhou status de prato típico no Brasil impondo-se desde a época do escravagismo onde 'nossos irmãos' em condições subumanas com raras excessões tinham como alimento o que a casa grande despresava, por isso o habito dos miudos do porco.

Hoje, brancos e negros, graças a evolução da sociedade e estarmos num país multiracial como o Brasil temos uma pluralidade de sabores, misturas de tantas tradições acomodadas ao gosto bem Brasil é claro!!

Ivone Leão
Apaixonada pela vida!!!!


5 comentários:

st denis disse...

Isso parece uma delicia suculenta ótima pro domingo flicts friozinho e chuvoso que tá em curso hoje. Não tenho os cogumelos, mas sinto que vou me encorajar e sair à cata deles. Valeus pela inspiração.

Ivone Carneiro Leão disse...

Mas é mesmo não é?!
Próprio pra um dia flics
Saborosa e levinha, levinha!!

Se fizer me conta hem!!
O cogumelo eu ponho como reforço da proteina que sai quando retiramos as carnes.

De nada, imagina!!

Ivone Carneiro Leão disse...

Veja como vale o tempo que utilizamos de nossa vida dedicando boas coisas ao próximo!!

Resposta a feijoada com legumes de domingo 31/07

... Fiz pro almoço de hoje, tá uma delícia! Vc tá cobrida de razão, leve sim e de verdade muito saborosa. Ontem o ibope pra feijão tava perto de zero. Como tenho costume de colocar gengibre e louro em todo feijão e em quase tudo que cozinho, acrescentei eles à receita.

Kusum Verônica Toledo
Nem sempre em paz mas sempre em movimento.

st denis disse...

Ivone, atendendo a pedidos, repeti hoje sua receita de feijoada. Onde moro, sábado é o dia 'nacional' dessa iguaria. Valeus!!!

Ivone Carneiro Leão disse...

Que bacana, é sinal que gostaram!!
E o melhor é que essa é pura saúde!!!
Valeus!!