Ivone Leão

sábado, 18 de junho de 2011

O estresse do frio...


Nesse inverno nossas necessidades nutricionais são diferentes, devido às demandas energéticas maiores que, se não atendidas, podem causar diminuição da imunidade. O que ocorre é um aumento de cortisona no sangue, em resposta ao estresse do frio, que compromete a função imunológica e acelera os mecanismos de assimilação. Portanto a origem das doenças do frio pode estar relacionadas a uma alimentação inadequada.

A orientação é consumir 80% de alimentos quentes, não consumir frutas tropicais e muito menos sucos que são altamente concentrados e pesquisas comprovam que seu uso aumenta o risco de câncer de pulmão. O correto é comer a fruta e no clima frio usar em pequena quantidade escolhendo a de época, aquecida e de preferência com um pouco de canela e castanha moída, além de saboroso fornece calor o corpo.
As sopas também são muito bem vindas em tempo frio, ricas em sais minerais podem ser preparadas com uma base de feijão processado no liquidificador, acrescentando legumes e verduras verdes como couve, agrião, além de deliciosas ativarão o sistema gastro intestinal.

Existe um mito de que no inverno ganhamos peso, mas isso com certeza não é obrigatório, troque as gorduras de origem animal e láctea pelas contidas nos próprios alimentos de origem vegetal, além de metabolizarem de forma harmoniosa com nosso organismo ainda ativam nosso sistema imunológico.
Use sementes e castanhas como a do pará, de caju, lembre-se também do pinhão e do amendoim tão comuns nesse tempo de festa junina e muitas vezes desvalorizados. Estamos num Brasil de tantos sabores, amplie seus horizontes além das prateleiras de embalagens coloridas, assim você se sentirá melhor com toda a certeza, com peso correto, o sangue limpo de impurezas que acarretam tantas doenças!!!
Boa alimentação e saúde!!
Ivone Leão, 18/06/2011

Orientações pautadas no livro 'Alimentação que evita o câncer e outras doenças, Dr. Sidney Federmann'

Um comentário:

Elisabette Pettená disse...

Adorei, super interessante, você sempre deixando-nos atualizados, terno beijo!!