Ivone Leão

domingo, 5 de outubro de 2014

Câncer de mama


Uma reflexão inicial



Querido leitor(a) em primeiro lugar venho dizer que essa não é apenas mais uma matéria que repete o que todo munda já está cansado de saber, mas sim, uma matéria que eu disponibilizo pelo seu embasamento verdadeiramente motivado pela ação de uma cultura de paz e de confraternização entre os seres, muito dos venenos da cultura que vem sendo imposta pelo modelo social já pode ser observado e constatado de forma irrefutável, populações doentes devido ao estilo de vida sedentário, onde o humano ficou em último plano em relação ao consumismo de tudo o que se possa comprar com dinheiro. Cultura agressiva onde quem não tem o que os apelos comerciais indicam como caminho da felicidade torna-se frágil, inseguro, subserviente, doente, física, emocional e financeiramente.

Muito do que ouvimos é retórica ou seja, uma linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva, um povo só vai ser livre quando tomar pra si o compromisso de se aculturar e não digo cultura formal pois muito do que se vê nos modelos de ensino é apenas algo básico para se construir pessoas com pouco estímulo a empreender um caminho de real convivência. Por exemplo, de que adianta fazer mais creches? O certo é a mãe poder estar junto do filho pelo período necessário com novos modelos empresariais, com flexibilidade nos horários, na forma de se construir uma sociedade verdadeiramente de bem, é fácil criticar o feio, difícil é reconhecer que o feio, o de mal gosto "()" é o resultado do desiquilíbrio das relações interpessoais que são todas, independente do setor da Vida.

Como ocorre o câncer de MAMA


Em primeiro lugar ao contrário ao que muitos possam imaginar, o câncer de mama não ocorre apenas em mulheres,  a degradação das células na região mamária pode ocorrer em ambos os gêneros, na realidade os peitos masculinos são resquícios “desativados” das mamas femininas mas formados pelos mesmos tecidos.


Conhecendo sua estrutura

Eles são constituídos por três tipos de tecido: 
  • o tecido adiposo (gordura)
  • tecidos conjuntivos ou conectivos são aqueles que ligam e caracteriza-se pela presença de uma substância  intercelular, o que mantém as células afastadas umas das outras.
  • glândulas mamárias, que produzem o leite que é conduzido através de ductos aos mamilos se distribuem por todo o seio, dois terços do tecido glandular se encontram nos 30 mm mais próximos da base do mamilo.
  • O resto das mamas é composto por tecido conjuntivo (colágeno e elastina), tecido adiposo e uma aponeurose é uma membrana fibrosa branca que serve especialmente como revestimento de músculo chamada ligamento de Cooper.
  • A proporção de glândula e tecido adiposo parte de 1:1 em mulheres não-lactantes, até 2:1 em mulheres lactantes.
  • Os homens também possuem glândulas mamárias e mamilos, mas não há produção de leite devido à falta do hormônio feminino estrogênio.
  • Tanto nos homens como nas mulheres há uma grande concentração de nervos e vasos sanguíneos nos mamilos.
Câncer de MAMA 

A hereditariedade é responsável por apenas 5% dos casos de Câncer de Mama, e quem tem hereditariedade tem mais um motivo para se prevenir.

As mulheres com maior poder aquisitivo que comem carne todos os dias, têm o risco de desenvolver o Câncer de Mama 9 vezes mais maior do que as mulheres que raramente ou nunca, comem carne.

Um drink por dia aumenta em 50% a chance o risco de Câncer de Mama.

A ingestão de gorduras de origem animal está diretamente ligada a incidência de Câncer de Mama, no Japão por volta de 1950 quando o consumo de gorduras na dieta era de 7% das calorias totais ingeridas a incidência de Câncer de Mama era baixíssima, mesmo hoje a incidência de Câncer de Mama é baixa nas mulheres japonesas que seguem a dieta próxima a tradicional, baseada em arroz, soja, legumes e verduras com o mínimo de carne e produtos lácteos.

O tecido mamário é sensível a tóxicos ambientais, poluentes atmosféricos aditivos químicos, tóxicos alimentares que tendem a concentrar-se no tecido mamário e nos tecidos gordurosos.

Mulheres expostas à contaminações radioativas dos alimentos e poluentes ambientais, têm maior incidência de câncer.

As células mamárias são muito sensíveis ao raio-X (irradiação) que pode causar Câncer. O uso de mamografia para detecção do Câncer de Mama precoce deve ser muito criterioso, com aparelhos novos para manter a dose de radiação ao mínimo. Manter a dieta atual, que é a causa principal do Câncer de Mama e fazer mamografia para detectá-los, quando a exposição ao raio-X é acumulativa pode causar o Câncer, não é aconselhável.

Como evitar o surgimento do Câncer de Mama e outras doenças






Pirâmide proposta pelo Dr. Sidney Federman pautada em 90 anos de pesquisas epidemiológicas e laboratoriais, embasado em fonte de 299 compêndios literários sobre o assunto.

Estatísticas do INCA -> Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos contine
ntes.

Estimativa de novos casos: 57.120 (2014 - INCA)

Número de mortes: 13.345, sendo 120 homens e 13.225 mulheres (2011 - SIM)

Você pode decidir pelo destino de sua saúde e dos que estão sob os seus cuidados, esse Blog contém informações preciosas todas pautadas legitimamente em estudos de profissionais envolvidos em resolver as questões de Saúde das populações!

Verdadeiramente esse Outubro deveria ser de todas as cores representando cada raça que devido a uma globalização em parte positiva mas em grande maioria devastadora levando empobrecimento dos recursos naturais e da Vida na Terra.

O que temos de qualidade ocorrendo é devido ao trabalho e dedicação de homens e mulheres verdadeiramente envolvidos com a melhoria da qualidade da Vida como um todo.


Empresas e pessoas seriamente comprometidas na Cultura de Paz que fazem parte de minhas amizades e que eu admiro pela maneira de cuidar da Vida:

Rádio Cultura de AmparoCom mais de 40 anos levando qualidade de música, entrevistas, programas associados onde o foco é sempre qualidade de comunicação com o ouvinte.

Júnior e Nirley Breda: Segunda geração de apicultura familiar de maneira limpa. Construtivistas que criaram seus filhos ensinando que a vida tem que ser feita com amor e responsabilidade.

Juliana Sundfeld Penido Moreira: Desenvolve o projeto horta orgânica na ETEC Itapira, levando a conscientização da importância da agricultura saudável.

Professor Guaraci do Sítio Duas Cachoeiras: Mais de 30 anos de dedicação no desenvolvimento da agroecologia, hoje ensinando a grupos de estudantes de 4 a 94 anos, a conhecerem uma Reserva Ecológica e o porque é preciso cuidar da Vida na Terra.




Entre outros que exercitam em suas vidas atitudes diárias a favor da expansão da verdadeira Cultura de paz em atitudes limpas, independentes ou colaborativas:


Iniciativas:




Já pedindo perdão àqueles que não estão sitados aqui, mas que estão fazendo sua parte para a melhoria da Vida pensando no Todo como um tecido global onde como diria um verso antigo "Não se pode tocar uma flor sem incomodar uma estrela"


Eu faço a minha parte.

Ivone Leão
Amor à Vida!

2 comentários:

Unknown disse...

Demais Ivone, gratidão por compartilhar essas sabedorias!!!

Ivone Carneiro Leão disse...

Faz parte de mim!! Amo dividir o que aprendo! Beijo querida!