Ivone Leão

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Serotonina x qualidade de vida!




Infelizmente temos visto na atualidade um nível crescente de agressividade especialmente nos grandes centros urbanos, e não estamos falando de pessoas desprovidas de cultura ou poder aquisitivo, mas de pessoas que constroem suas rotinas envolvidas numa constante corrida de poder e consumismo. Com a evolução dos artefatos tecnológicos na área da medicina já conhecemos os efeitos devastadores de uma vida desumanizada que afeta física e emocionalmente modificando a estrutura biológica do organismo.


Um hormônio importantíssimo que regula nosso comportamento é a Serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação sedativa e calmante. ela permite que uma pessoa mantenha um comportamento adequado ao contexto; isto é, fazer a coisa apropriada no momento apropriado. Um bom exemplo de alimento que estimula a produção da serotonina, é o Brócolis, por ser rico em ácido fólico atua na sua liberação no organismo. Além de garantir o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto é essencial seu consumo para as gestantes.

A Serotonina é o hormônio que regula o humor em termos de emoções convenientes, atenção a pensamentos e efeitos calmantes, tranquilizantes e confortantes; também reduz a irritabilidade e regula estados de ímpeto, de modo que podemos reprimir a ânsia de falar, tocar e ser envolvidos em lutas pelo poder.

Esse tão importante hormônio também regula a saciedade mantendo em níveis adequados reduzindo a sensação de fome. Atuando ainda no ciclo de sono/vigília. Quando seu nível está baixo tem implicação na depressão, distúrbios alimentares, problemas de dor e em desordens obsessivo compulsivas.

As massagens terapêuticas também são excelentes na estimulação do nível disponível de serotonina no organismo.

Alimentos gordurosos a exemplo de chocolates, sorvetes, doces, apesar de estimular a produção da Serotonina, acaba por causar uma tranquilidade passageira devido a associação de grande quantidade de açúcar que aumenta o nível de glicose no sangue rapidamente obrigando o pâncreas produzir mais insulina do que o normal retirando mais açúcar do sangue do que deveria provocando a hipoglicemia, portanto de preferencia a alimentos que mais se aproximam de seu estado natural.

Alguns bons exemplos abaixo com 
links de acesso para matérias do Blog sobre suas propriedades além de receitas.

Abacate
Aspargos
Banana
Brócolis
Cereais integrais
Mel


Mousse de Abacate dica de minha irmã Monica.

Ingredientes:
1 abacate maduro
2 colheres de sopa de cacau
2 colheres de sopa de mel ou agave 

Bata tudo num mixer ou liquidificador, leve a geladeira e depois saboreie sem culpa nenhuma!!

Ouse unir sabor e saúde é top!! 'rs'

Ivone Leão
Apaixonada pela Vida!!




Nenhum comentário: