Ivone Leão

sábado, 16 de março de 2013

Um ano de Espaço Vida Rádio Cultura de Amparo

No mês de fevereiro completou-se um ano que o Espaço Vida vai ao ar pelas ondas da Rádio FM Cultura de Amparo em 102,9 e on-line pelo http://culturafmamparo.blogspot.com.br/ em dois horários de segunda a sexta-feira, 9:55 e 15:55. O Espaço Vida assim como outros projetos que realizo e já realizei surgiu para mim em forma de inspiração que coloquei em marcha a fim de que ele se concretizasse. Em comum meus projetos tem como finalidade expandir temas que beneficiem o consciente coletivo como forma de melhorar a vida. Em spots com aproximadamente 1min. passo informações atualíssimas sobre a Alimentação que evita doenças, uma onda que no Brasil do século XXI foi iniciada pelo Dr. Sidney Federmann (já que houveram outros no passado submersos pela força do comercialismo) e que tem sido gradativamente mais difundida pela urgência que pede o assunto devido a uma verdadeira epidemia de doenças que atingem adultos, crianças e mesmo animais de forma devastadora, provenientes da alimentação 'sintética' da era industrial que emergiu a partir dos anos 1950 e cresceu em combinação ao estilo de vida iniciado pelo Tio Sam.
 
E foi ele mesmo, o 'Tio Sam, que vendo seus 'filhos' ocupando patamares altíssimos em estatísticas de doenças como o diabete, câncer, enfarto do miocárdio enfileirando-se sobre os ombros da saúde pública norte americano que iniciou o processo dificílimo de reeducação à alimentação saudável da população.

Mas...

Voltando a atenção para o aniversariante, o Espaço Vida, nesse primeiro ano me auxiliou em conquistas valiosas como novas amizades... A princípio dos que formam a equipe da Rádio Cultura de Amparo, (a primeira Rádio pública do Brasil em frequência modulada), pessoas da melhor qualidade e que fazem um trabalho de altíssimo teor pela Cultura e não apenas musical (já que entram na programação parcerias sob temas diversos) e por isso mesmo alcançaram o primeiro lugar em acesso on-line no ano de 2012 categoria Rádio Pública. 


Ao me lembrar de como tudo começou um sorriso surge em meu rosto... quando liguei pro Riberto Armeline produtor e locutor no primeiro contato, depois o envio do piloto, minha ida até os estúdios da Rádio que já fazia parte da minha vida como ouvinte há mais de dez anos... como fui recebida pelo Donizete Santos, técnico, sonoplasta no estúdio, o diretor geral Marcelo Lari e a primeira vez que vi a Cecília Breltramelli produtora do MPB que é minha grande paixão na música...


Foi admirável a forma direta e ágil como eles receberam o projeto que dentro de no máximo um mês entre a primeira reunião, gravação, e edição chegou ao ar!!

Sérgio Nardini
E pelas ondas dessa parceria recebo regularmente telefonemas de pessoas em diversos lugares do Brasil perguntando sobre a Alimentação que evita doenças além das visitas em meu Blog que chegam de outros lugares do mundo... e por tudo isso só posso me sentir muito satisfeita e também com grande responsabilidade porque os caras por lá são feras, mas todos feras que dirigem suas energias para uma programação sempre renovada que aceita parceiros com o mesmo perfil de qualidade nos projetos, a exemplo do Sérgio Nardini com seu Programa Acesso Especial que fala de assuntos diversos com enfoque direcionado para as pessoas que nasceram ou adquiriram algum tipo de diferença física dos que se dizem 'normais'...

Um marco importante no mês de aniversário de um ano do Espaço Vida sob o signo de aquário, diga-se de passagem, o mesmo dessa que escreve, foi a chegada da parceria dos Bredas donos do Apiário Breda, pessoas da melhor qualidade humana, construtivistas que compõe uma bela família a quem eu também passei a ter a felicidade de partilhar a amizade. O casal Garfildes e Nirley e seus quatro filhos!!  http://apiariobreda.blogspot.com.br/


E 'com' e ‘por’... tudo isso... só posso agradecer e dizer que a vida longe de ser simples pode se tornar uma bela e interessante aventura quando decidimos seguir nossas intuições e aptidões com paixão e trabalharmos por elas sempre no objetivo do bem comum, pois quanto mais olhamos o outro com amor e respeito mais a vida nos trás amor e situações generosas!!

Três dicas Espaço Vida com Ivone Leão

1) O MEL E AS EMOÇÕES

A alimentação que evita doenças se baseia em aprendermos a usar dos alimentos não apenas pelo impulso de comer, mas de comer aquilo que além de saboroso equilibra todas as funções no organismo ressaltando que o que ingerimos vai se transformar num outro produto por assim dizer como é o caso da Serotonina que desempenha no cérebro o trabalho de neurotransmissor. A falta de serotonina no organismo pode resultar em carência de emoção racional, sentimentos de irritabilidade, crises de choro, alterações do sono e uma série de outros problemas emocionais. Alguns alimentos agem como estimuladores da produção da serotonina responsável pela sensação de prazer e bem-estar como é o caso do Mel. Para usufruir dos benefícios do mel, duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes.
   

2) AS OLIOGINOSAS E A DEPRESSÃO

Quando aprendemos a usar a alimentação a nosso favor é incrível como tudo pode melhorar em nosso dia a dia!! As castanhas-do-pará, nozes e amêndoas são ricas em selênio, um potente antioxidante celular, que colabora para a melhoria dos sintomas da depressão, auxiliando na redução do estresse mental, mas é bom ficar atento também às quantidades diárias recomendadas... das castanha-do-pará são de duas a três unidades dia para o consumo de nozes a recomendação fica em cinco unidades e para o consumo das amêndoas de dez a doze unidades. Lembrando que no caso de sintomas acentuados de depressão é preciso outros cuidados como a ajuda de terapias e organização geral de estilo de vida.


3) A BANANA E O SONO

A banana é uma fruta de fácil acesso a todas as pessoas e no interior do Brasil ainda encontramos bananeiras em muitos quintais... seu fruto é rico em carboidratos e magnésio além de ser fonte de vitamina B6 que produz energia. Pesquisas comprovam que o consumo diário da banana diminui a ansiedade e ajuda a manter o sono tranquilo. Uma forma diferente e interessante que pode ser adotada para se beneficiar de suas propriedades é o consumo de 3 colher de chá de banana sem açúcar ou adoçante todos dias antes de se deitar para produzir uma indução ao sono de boa qualidade.



Um abraço e até a próxima!!

Ivone Leão

Apaixonada pela Vida!!


 


2 comentários:

Val Du disse...

Parabéns, Ivone.

Um beijo.

Ivone Carneiro Leão disse...

Obrigada Lita!! Amo muito esse projeto que tem trazido frutos de qualidade!! Bjo querida1!