Ivone Leão

domingo, 24 de março de 2013

Terapia Global e a Neurociência


Quando nos propomos a estudar o desenvolvimento humano nos variados setores da vida abrimos um vasto leque de possibilidades de causas e efeitos dos males e benefícios a saúde através dos séculos.

Encontrei nessa minha paixão pela vida uma linha de compreensão que longe de ser de minha propriedade é sim a estrutura natural que foi quebrada através de inúmeras tentativas de compreensão dos estados de equilíbrio e desequilíbrios da saúde e bem estar.

A ciencia Ayurveda que é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade é conhecida como a mãe da medicina já que seus princípios foram a base para o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega havendo também o intercâmbio de informações com o Japão.

Ayurveda significa, em Sânscrito, Ciência (veda) vida (ayur), portanto Ciência da Vida.

Se pensarmos sete mil anos observaremos que toda a estrutura social que conhecemos hoje especialmente no que se refere ao modelo ocidental que foi adotado pela maioria das regiões do globo terrestre ainda não havia surgido portanto a vida era pensada de forma Global

A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.

E na atualidade depois de muitos séculos estamos, como sociedade, enfim, voltando a consciência da necessidade de unificar novamente o olhar para a humanidade pois somente dessa forma teremos uma sociedade saudável e produzindo da melhor maneira nas diversas direções que é o caminho de uma sociedade onde não vai mais haver a figura do 'superior' governando mas de cada um tomar para si a responsabilidade de fazer sua parte da melhor maneira e as hierarquias surgiram pela necessidade de uma organização, não de opressão.

Eu como pesquisadora que atua como terapeuta Global também conhecida como holísta me sinto feliz em ver que até mesmo grandes incorporadoras como a Rede Globo está se curvar diante do incontível, estamos vivendo o retorno a integralização do Ser humano pois somente dessa forma sobreviveremos. Eu trabalho de forma a auxiliar as pessoas que chegam até mim a se recompor como Seres humanos, com direito a ser saudável, alegre, com sentimentos bons, perfis que foram sendo desconstruídos com as fórmulas sociais vigentes pautadas na retenção do conhecimento, no medo, gerando caus e conflitos uns contra os outros gerando uma sociedade doente.

A Neurociência que vem trabalhando desde a década de 1960 hoje com a possibilidade de equipamentos próprios de nosso tempo vem revelando o que já se sabia.

Definição de Neurociência 

Neurociência é o estdo cientifico do sistema nervoso. Tradicionalmente, a neurociência tem sido vista como um ramo da biologia. Entretanto, atualmente ela é uma ciência interdisciplinar que colabora com outros campos como a química, ciência da computação, engenharia, matemática, medicina, e disciplinas afins, filosofia, física e psicologia.

Definição de Ayurveda

A Ayurveda baseia-se no sistema filosófico samkhya nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo. 

Já se passaram quarenta anos desde que eu de forma auto-didata e independente comecei a minha trajetória de estudos e vivência, ainda uma menina, quando o preconceito em ser e entender a vida de forma oposta a essa massa de valores opressores estava no auge. E hoje me sinto muito bem em estar podendo ver o regresso ao ponto original embora por vias científicas que é o olhar material da realidade ou melhor da verdade pois tudo o que faz parte da estrutura da vida é mais que uma realidade é uma verdade universal a qual toda a nova geração de humanidade vai se integrar e aqueles que não conseguirem por seus limitados modelos de ser, a vida naturalmente o encaminhará para outros campos do universo.




Ivone Leão


apaixonada pela vida!!






Nenhum comentário: