Ivone Leão

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ossos X Alimentação!!


Nos últimos tempos muito tem se falado sobre os efeitos danosos da alimentação moderna, inicialmente o assunto foi discutido em pequenos grupos de interesse, de forma velada, e atualmente em programas populares o assunto já ganhou espaço. 

Em algumas décadas populações ao redor do globo adotaram uma rotina de alimentação industrializada que além de espoliada dos mais importantes nutrientes são ricas de gorduras, açucares, conservantes, corantes e uma infinidade de 'maquiagens' que resultaram no declinio da saúde inchando dessa forma os Orgãos Públicos responsáveis além de levar desarmonias graves nas famílias devido a doenças como Diabetes, Ateromas (entupimento das artérias), arterioescleroses, entre outras, e síndromes a exemplo do Lúpus e Esclerose Múltipla (EM) que podem levar a pessoa a morte onde a medicina ainda tateia em pesquisas epidemiológicas a fim de buscar a real nascente.

De tudo que se tem encontrado como variáveis nos fundamentos dessas problemáticas encontramos os pilares como estilo de vida, fatores ambientais e especialmente a má qualidade da nutrição na rotina diária da alimentação.

Sobre a osteoporose

Embora a osteoporose seja concebida como um desgaste natural da idade especialistas da saúde relacionam a perda da massa óssea ao consumo excessivo de proteínas de origem animal em especial de derivados lácteos que na industrialização dos alimentos tornaram-se muito atrativos, basta irmos a um super-mercado para observarmos as inúmeras opções e marcas de leite fermentado, iogurtes de sabores variados, queijos, manteigas, requeijões, associados a clima quente e uma rotina de vida sedentária de modo que o organismo não tem como metabolizar fisiologicamente, ocasionando assim a perda de cálcio pela urina. (você teria que correr uma maratona diariamente para queimar as calorias e isso ainda não seria sufuciente para limpar e equibrar o organismo)

Observe esse gráfico em relação às necessidades diárias de consumo de cálcio.

100 grs de gergelim............................................ 269%
100 grs de folha de abóbora....................... 106%
100 grs de folha de mandioca.............. 67%
100 grs de leite de vaca................ 25%
Hérnia de disco

Manejar inadequadamente cargas pesadas pode vir a danificar o invólucro dos discos, rompendo o núcleo pulposo, podendo sair do canal espinhal facilitando o aparecimento de edema e inflamação que podem comprimir o nervo ciático. Assim, a dor ciática aparece. Quando o núcleo de um dos discos vertebrais sai do canal espinhal e comprimem outro nervo, o membro inervado será afetado. Assim, quando o nervo que inerva a perna é comprimido, a dor irradia por esse membro.

A hérnia de disco também pode ocorrer durante uma queda ou um movimento em falso.

E finalmente há uma crença de que os discos vertebrais se desgastam ao longo do tempo vindo a perder sua elasticidade e aí é que entra a questão do consumo de alimentos que espoliados pela industrialização, rotinas fast-food  com poucos vegetais, frutas e sementes ocasionarão a desmineralização geral do organismo podendo ocasionar a perda do 'núcleo gelatinoso' que permeia as vértebras causando uma facilitação da desconexão das vértebras do núcleo vertebral.

Uma alimentação bem organizada como a proposta pela pirâmide do Dr. Sidney Federmann que é a que eu defendo e oriento conterá todas as proteínas, vitaminas e sais minerais necessárias e estará mineralizando seu organismo dessa forma retendo o cálcio nos ossos não ocorrendo sua perda e de outros minerais pela urina como acontece quando se consome proteínas animais tendo sido constatada a recuperação em pacientes com histórico de hérnia de disco após a adoção da piramide recomendada.



Muito tem se falado em um aumento da faixa etária das populações mas como vai ser essa população, pelo que estamos vendo muitos estão pela 'metade' como voltados a infância tornam-se dependentes portadores de doenças degenerativas graves. Eu não quero isso pra mim e você?

Informe-se adote para você e sua família a alimentação que evita doenças!!

Todos temos a ganhar com isso!! 

Ivone Leão

Apaixonada pela vida!!


Você também poderá gostar de ler o post

Novos velhos nesse Blog, link abaixo!

Nenhum comentário: