Ivone Leão

quarta-feira, 7 de março de 2012

Pão de Grão artesanal !!

O pão nosso de cada dia!!
Essa delícia que vem de tempos imemoriais!!


A poesia do pão...

Os primeiros pães eram feitos com uma mistura de farinha rústica de trigo ou outro cereal, óleo e água, essa massa dividida em pequenas porções e bem esticada era assada numa pedra quente, os chamados pães ázimos sem levedura.

A receita é a mesma mas tem indicações de origens diferentes...

De acordo com a tradição judaico-cristã o pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do antigo Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar.

O Chapati se apresenta como típico da culinária indo portuguesa de Goa, Damão, e Diu que pertenceriam ao Estado Português da Índia. Devido ao grande número de goeses radicados em Moçambique, é também um pão comum nas mesas desse país africano, assim como na Índia e na Arábia.


Mas o primeiro pão levedado com certeza aconteceu por mero acaso, alguém algum dia preparou uma massa e não a cozinhou imediatamente verificando depois de algum tempo que ela começou a fermentar. O que aconteceu foi que as leveduras selvagens do interior da massa transformaram o açúcar (da farinha) em álcool e em anidrido carbônico, o álcool evaporou-se, mas o gás carbônico inchou a massa com a formação de inúmeras bolhinhas...

Então foi assim??!!

*********************************************************************


A Receita do pão de Grão Artesanal!!


Você vai precisar para a massa:


50 gr de fermento biológico fresco
1 copo de leite de soja morno (pode ser água)
1/2 copo de óleo (eu uso de girassol)
1 ovo de galinha (preferência caipira)
1 cs de açúcar (preferência mascavo)
1 cc de sal marinho
4 copos de farinha de trigo integral ou centeio 

Foto para simples ilustração



Grãos:


1 xc de trigo em grão cozido e escorrido
1 xc de feijão de soja crua demolhada escorrida e limpa


Eu uso copo grande e rende dois pães forma número dois!!

Modo de preparar:


Ponha numa vasilha o leite de soja morno acrescente o fermento, dissolva bem e acrescente os demais ingredientes incluindo os grãos deixando o trigo para a segunda etapa.

Depois de tudo bem misturado acrescente dois copos de farinha um a um misturando sempre, nesse ponto a massa já deve estar encorpada, acrescente o terceiro pouco a pouco, nesse momento jogue em cima de uma superfície lisa, seca e enfarinhada com um pouco do quarto copo e vá amassando com as mãos, devido a diferença de marca das farinhas pode ser que o quarto copo não chegue a ser usado completamente, vá amassando até não grudar dos dedos mas cuide para que a massa não fique ressecada.

Para a massa ficar mais fofa, sove bem, depois deixe crescer até dobrar de tamanho. Corte a massa em duas partes e forme os pães, pode também dividir em mais partes formando pães individuais.

Deixe crescer outra vez até dobrar de tamanho!!

Forno pré aquecido por em média 20 min. lembrando que se optar pelo pão individual ele assa mais rápido.


Variante: Caso tenha em casa farinha branca pode comprar o farelo de trigo usando a mesma receita apenas trocando um dos copos de farinha pelo farelo.
Desta forma ele não vai ter o mesmo valor nutricional da farinha integral mas irá enriquecê-lo em fibras.

Mais dicas no post:

http://ivoneleao.blogspot.com/2011/10/pao-mais-que-receita-vida-que-me-levou.html

Um Super abraço!!


Ivone Leão

Apaixonada pela vida!!!!











Nenhum comentário: