Ivone Leão

domingo, 18 de março de 2012

Nhoque de mandioca com creme de taioba!!



Quando vivi no litoral de São Paulo, aprendi vários novos pratos para a alimentação diária da minha família, a mandioca passou a ser a substituta da batata e ela com certeza ganha imensamente no que se refere aos nutrientes, riquíssima em ferro, vitamina C, cálcio, fósforo e vitaminas do Complexo B além de rica em fibras. 

A taioba eu ainda não conhecia... Cultivada a milhares de anos na China e no Egito, se parece com a couve, mas tem folhas maiores, mais largas e mais vistosas. As pesquisas já comprovaram que a folha da taioba tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre e naquele meu espaço de natureza também nascia linda e vigorosa e logo aprendi a prepara-la de modo saboroso!!

O nhoque de mandioca é simples de preparar!!

1/2 quilo de mandioca cozida e espremida ou amassada
1/4 de xc de óleo de girassol
sal marinho a gosto
1cs de salsinha picadinha
e farinha de trigo integral até dar a liga

É só misturar tudo sem exager na farinha para não ficar duro, faça rolinhos e corte-os em tamanhos médios; cozinhe em bastante água fervente até subir à tona assim como o nhoque de batata.

Doure dois dentes de alho fatiados bem fininho no azeite e envolva os nhoques cozidos.

A taioba embora se pareça com a couve é bem mais macia, portando um creme com ela vai estar mais próximo do creme de espinafre.

Preparando...

Pique a taioba miudinha ou corte em tiras, doure no alho até ficar macia, reserve.

Prepare um molho bechamel 

...doure tres colheres de farinha de trigo integral numa colher de sopa de margarina de milho, dissolva num litro de leite de soja, deixe engrossar até ficar cremoso, sal marinho a gosto.

Encorpore a taioba nesse creme, e num pirex alto deixe gratinar por dez minutinhos em forno pré aquecido com um pouco de parmesão ralado por cima.

Hummmm tudo de bom!!!

Monte o prato com o inhoque coberto com o creme de taioba, regue com um fio de azeite, salpique cebolinha picadinha e gergelim!!


Saboreieeeeee!!!

Ótimo dia e até a próxima!!

Ivone Leão

2 comentários:

Daniel Costa disse...

Ivone

Fabiola é-me de todo desconhecida, mandioca conheci por ocasião da minha estada na guerra em Angola. Apesar de me dizerem maravilhas nunca fui capas de provar.
Beijos

Ivone Carneiro Leão disse...

Mas como nunca provou mandioca Daniel, corra a experientar pois é uma delícia!!!
A mandioca pode ser consumida apenas cozida com um pouco de sal por cima!

Experimente depois me diga ja a taioba realmente não é muito difundida!!

Bjo Daniel