Ivone Leão

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Celulite como podemos evitar ou combatê-la?


A celulite é um terror que ronda a vida de muitas mulheres, mas que ocorre também no universo masculino, embora a mulher devido aos hormônios femininos seja mais suscetível, mesmo pessoas magras podem apresentar essa desagradável manifestação de desequilíbrio celular em várias partes do corpo que se apresenta também devido a uma alimentação desequilibrada, é sempre bom lembrar a importância dos alimentos integrais como o arroz e o trigo no cotidiano da nossa alimentação, o arroz integral é o mais bem equipado alimento da natureza e é uma das primeiras mudanças recomendada na alimentação que evita doenças junto com o sal marinho, seguidos do trigo que sendo integral possui propriedades terapêuticas, bem oposto ao trigo enriquecido também conhecido como refinado que retarda o trânsito gastro intestinal propiciando dessa forma a tão temida celulite que se forma pela falta de oxigenação nas células.

A alimentação moderna cheia de açucares, gorduras e refinados é a maior vilã tanto ao que se refere a saúde como a beleza já que a beleza é a saúde das células da pele!!

Evitar também as frituras é muito importante já que óleos e gorduras especialmente elevados a altas temperatura ao metabolizar no organismo provoca a facilitação para o acontecimento dos temidos radicais livres responsáveis por inúmeras doenças pois eles são as células que perdem a sua estrutura original, causando as desarmonias.

Uma vida sedentária, ou seja, onde não acontece a movimentação necessária do corpo seja caminhando, pulando corda, fazendo natação, dança, atividades que estimulem a reação orgânica correta o corpo vai se tornar como um rio onde são jogados nele coisas que não o deixem seguir seu curso natural.

Se você quer se livrar da celulite ou não deixar que elas apareçam adote uma rotina diária saudável, na hora das refeições faça uso como entrada de um bom prato de salada bem colorido onde vão estar as fibras e elementos que preparam o organismo para  receber a comida cozida que virá em seguida, evite as carnes pois elas além de serem de mais difícil digestão a maioria estão cheias de hormônios que iram se instalar igualmente no seu organismo, faça a opção pelo peixe, ensopado, grelhado ou mesmo o peixe crú, os conhecidos pratos japoneses são na verdade os ideais se você gostar?!

Na hora do almoço o prato deverá ser composto por arroz integral, um ou mais tipos de feijão, podendo ser substituído por ervilhas ou outra leguminosa, a carne de soja substitui a animal com muitas vantagens, acrescentando legumes pouco cozidos e ao temperar de preferência ao alho e a cebola são super saudáveis e não favorecem a formação das celulites. Por cima do prato pronto acrescentar uma colher de sobremesa de semente de gergelim e outra de salsinha fecha com méritos a vitamina C e ao cálcio.

A linha naturista não orienta o uso das frutas logo após a ingestão do almoço ela irá muito bem no meio da tarde, uma maça, melancia são ótimas opções, a noite prefira alimentos leves como uma boa sopa de legumes com um pouco de azeite que tem o efeito antiinflamatório acompanhada de torradinhas integrais!!  

Por volta de meia hora antes de dormir coma uma banana acompanhada com um punhado de uva passa, eu faço isso, deliciosa e com variedades a escolher a banana favorece o sono por conter um hormônio que regula os níveis de serotonina do cérebro ajudando inclusive no bom humor!!

Eu penso que o melhor modo de manter a saúde é a prevenção e quando tomamos conhecimento dessa maravilha que é a alimentação que evita doenças fica muito mais fácil, apenas com pequenos ajustes em nossa rotina promovemos inúmeros benefícios em nossa vida e na vida das pessoas que amamos!!

* Sobre a banana

Pesquisadores da Universidade das Filipinas realizaram testes com um grupo de 20 pessoas que sofriam de insônia, eles passaram a comer de 2 a 3 bananas por dia e após seis meses 15 dos 20 voluntários mantinham um sono tranqüilo, isso devido ao triptofano, um antidepressivo natural, que regula os níveis de serotonina no cérebro e melhora o humor das pessoas. Além de conter altos níveis de vitamina A, C, K e B6.

* As passas

A uva passa é uma fonte de carotenóides, provitamina A,vitamina C e flavonóides (miricetina e quercetina). Também contém outro fitoquímico denominado resveratrol. Uma porção de 125 g fornece aproximadamente 25 % da dose diária recomendada de vitamina C, um poderoso antioxidante que protege o organismo contra diversos tipos de cancro e que melhora as funções imunológicas.

Um abraço e até a próxima!!
Ivone Leão

Apaixonada pela vida!!

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei...

Ivone Carneiro Leão disse...

Que bom que tenha gostado e possa ser útil na sua rotina de alimentação!!