Ivone Leão

sábado, 21 de janeiro de 2012

Hoje 21/01 nos estúdios da SEC TV entrevista no programa Hora da Saúde

Com Prof. Massakazu Nagai
Separei as principais perguntas e respostas para deixar aqui no Blog, e a entrevista na integra será reprisada na Segunda feira às 15:00H e Quinta feira às 21H



HS:   Porque esta havendo um crescimento de doenças como o diabetes e colesterol nas populações ao redor do mundo?
 
IL:   Devido à alimentação desequilibrada em primeiro lugar, a maioria das pessoas nos centros industrializados tem a alimentação baseada no tripé de carboidratos, vindo dos produtos refinados, o açúcar e gorduras isso provoca uma desarmonia no metabolismo gerando as doenças como o diabetes e o colesterol. 

HS:    Como alguém desenvolve o colesterol através da alimentação?
 

IR:     Importante é compreender o processo, o colesterol ou o mau colesterol é uma gordura que só é encontrado nos produtos de origem animal e não apenas na carne vermelha, mas no frango, no peixe e nos frutos do mar e nos derivados lácteos, experiências em laboratório mostraram que mesmo quando é retirado o colesterol da carne ela metaboliza em colesterol em nosso organismo apenas no mundo vegetal não existe colesterol portanto uma alimentação baseada no vegetarianismo ou pelo menos a maioria dos dias da semana sem a carne já é um bom começo

HS:    Mas desde que o mundo é mundo as pessoas consomem carne porque isso só agora. 

IL: Alguns fatores vão entrar nesse processo, o homem, a espécie humana, através do tempo foi mudando seu formato social antes havia um maior equilíbrio entre as atividades físicas e as mentais então a metabolização dos alimentos no organismo também era realizada de uma maneira mais equilibrada hoje a vida é mental pra grande maioria das pessoas e de pouco desenvolvimento físico de uma forma geral.
 
HS:    Então as pessoas que trabalham com atividades físicas como esportistas ou trabalhadores da construção civil que demanda bastante esforço físico elas podem comer a carne que não vai causar mal?
 
IL:     Bom lembrar que as crianças e as pessoas que tem maior atividade física vão precisar de mais proteína porque uma das funções principais da proteína é como construtora dos tecidos e metabolizadora de hormônios, mas o que esta acontecendo hoje com a carne industrializada é que o gado, as aves estão sendo tratadas com excesso de hormônios  para chegar ao peso e tamanho ideal mais rápido para a sua industrialização e isso passa para o organismo de quem consome causando problemas graves metabólicos derivando as doenças.
 
HS:    Sobre a diabete ou seria o diabetes a gente vê as pessoas se referindo das duas maneiras em primeiro lugar qual é a denominação correta?
 
IL:   Na origem da palavra erudita seria o Diabetes e a classe médica costuma usar o Diabetes mas na linguagem popular usa-se a Diabete e as duas na verdade são aceitas como corretas.
 
HS:    E o que faz um organismo desenvolver o Diabetes?
 
IL:     As pessoas de modo geral aprenderam a relacionar o diabetes com o açúcar, mas o açúcar é apenas um dos aspectos da diabete, no ocidente ainda vamos ter um olhar mais abrangente sobre ela, na verdade é uma doença metabólica, quando o organismo não processa de forma correta alguns componentes do alimento ela se desenvolve, e hoje com o tipo de alimentação  industrializada que estamos consumindo o organismo produz hormônios de crescimento semelhantes a insulina que desenvolve o que se chama de síndrome metabólica e o diabetes é uma dessas desarmonias na metabolização da glicose, gorduras e proteínas.
 
HS:    Você disse que no Ocidente ainda podemos entender de forma mais abrangente o Diabetes como assim?
 
IL:   Sim, podemos e vamos embora alguns médicos da linha naturalista já tem um visão mais ampla sobre o tema, porque ele enxerga o corpo humano como um todo enquanto a maneira das especialidades médicas enxerga o corpo fragmentado.
 
HS:    Comparado a que você diz que no Ocidente enxergamos de maneira estreita o Diabetes?
 
IL:      Comparada a Ayurveda a milenar medicina da Índia que classifica mais de 20 tipos de Diabetes.

Com o terapeuta naturalista Cláudio Yonezawa

HS:    E no que difere esse olhar sobre o Diabetes?
 
IL:     Bom, o que um médico Ayurveda lembra em primeiro lugar é como se realiza o processo da água em nosso organismo, ele envolve o fígado, pâncreas, os rins e o baço, assim que o organismo utiliza limpa e metaboliza a água. E os tipos de Diabetes também ocorre num ou noutro nível na metabolização dos elementos da nossa alimentação.
 
HS:    E como eles classificariam esses tipos de diabetes?

IL:     Avaliando em que região que ela ocorre e o grau de comprometimento a diabete denominada Duvaca por exemplo  esta relacionada com os rins e o pâncreas, esse tipo de diabetes seca a glândula que produz a insulina. Já o tipo de diabete Kafa que ocorre a nível celular no pâncreas pode ser completamente recuperável a glândula que produz a insulina fica cheia de muco de forma que não consegue utilizá-la mas ela pode ser limpa.

HS:    E qual é a linha de tratamento para os diversos tipos de diabetes?

IL:    Na índia eles curam a maioria dos tipos de diabete com a fitoterapia e alguns minerais têm médicos que recebem diariamente filas de pessoas a fim de tratar, mas por aqui eles ainda não enxergam o diabetes sob esse olhar.
 
HS:   Mas você falou sobre os médicos Naturalistas como eles abordariam um tratamento para o Diabetes.
 
IL: Pela mudança na alimentação já que ela, a alimentação industrializada, esta ocasionando um número crescente de pessoas desenvolvendo a doença a volta para uma alimentação natural é o caminho.  Existe um livro chamado a Cura do Diabetes pela alimentação viva em 21 dias, elaborado pelo Dr Gabriel Cousens que defende os alimentos germinados devido a seu alto poder de recuperar o metabolismo orgânico. Agora nesse período eu estou me aprofundando nas pesquisas sobre esse tipo de alimentos os germinados.
 
HS:    Você consome alimentos germinados?
 
IL:     Ainda em pouquíssima quantidade já que o ideal é que aprendamos a fazer a germinação, e é sobre isso essa nova etapa de estudos que estou iniciando, por enquanto eu só consumo o Moyashi também conhecido como broto de feijão de soja.
 
HS:   E qual o tipo de alimentação que você recomendaria hoje para as pessoas que querem prevenir doenças?
 
IL:     A alimentação que eu defendo e uso pra mim e pra minha família e a composta de cereais integrais como o Arroz integral, leguminosas, legumes, verduras, frutas, sementes com baixíssimo consumo de produtos de origem animal, e uso a soja como substituto da carne e elejo um dia na semana pra entrada de um peixinho.
 
HS:    E sobre chá o que você teria para recomendar já que o chá também nas culturas orientais é bastante utilizado em especial na Japonesa?
 

IL:      Sim o chá, é muito bom o uso de chá, eu adoto alguns pro meu dia a dia, em primeiro lugar o chá de Camomila que tem um potencial imenso de recuperação dos tecidos do estomago, é um chá que foi fotografado pelo cientista Massaro Emoto num estudo muito interessante que ele realizou fotografando partículas de água submetidas a vibrações de algumas afirmações verbais e tipos de música fazendo o comparativo a partir da água vinda de uma nascente e o chá de camomila tem a construção celular muito parecida com a molécula da água da nascente linda!! Outro chá que adoto na minha rotina é o de erva doce, o de hortelã e em dias que preciso de um pique maior o de gengibre com cravo, muito saboroso e energético. O chá verde é um chá que deveríamos adotar após as refeições os Japoneses tradicionais tem esse hábito e ele é um chá que captura os elementos radiativos encontrados no organismo e é riquíssimo em antioxidantes o que é muito bom para os tecidos da pele basta ver os japoneses tem fama de pele boa não é verdade?

Agradecimentos e despedidas.... 

Obrigada!!

*****************************************************************************************
Recebi do Escobar do Blog Curas Secretas http://curassecretas.blogspot.com/p/1111111111111.html esse link maravilhoso de um vídeo onde o próprio Dr. Gabriel Cousens trabalha com um grupo de pessoas com Diabetes por 30 dias e mais uma vez é comprovada a cura pela alimentação integral e viva!!



M.A.R.A.V.I.L.H.A!!

7 comentários:

Igor Zanoni disse...

Muito útil a sua exposição. Espero que ela tenha maior espaço pois se trata de um tema importante e quase inesgotável.Parabéns!

Ivone Carneiro Leão disse...

Realmente é um tema incrível e com muitas vertentes bem úteis!!

Obrigada!!

Curas Secretas disse...

Muito bom!

Val Du disse...

Excelente matéria, Ivone.
Vou repassar.

Um beijo.

Daniel Costa disse...

Ivone

Li e reli a entrevista! Gostei de seguir e aperceber-me de certos factos conhecidos que foram abordados. Encontrei respostas a várias questões que se me punham, sbretudo sobre a diabetes ou outras doenças, que o vulgo para simplificar, diz doenças da civilizaçãs. Esquematizado, como está, há porquês que gostei de observar porquanto me intrigavam.
Achei a entrevista muito importante.
Beijos

Ivone Carneiro Leão disse...

Mas que coisa boa Daniel ter podido com esse trabalho esclarecer e trazer benefícios!!

Forte abraço!!

Ivone Carneiro Leão disse...

Olá Lita que bom que gostou!!

Obrigada!!

Um beijo!!