A soja é um produto incrível, com ela podemos obter do bife ao leite, com suas fibras até produtos como espuma de lavar louça é feita, quase uma vaquinha do reino vegetal, rs mas com imensas vantagens!!
O consumo da carne vermelha está relacionada com risco de Câncer de cólon e reto. O aumento na ingestão de carne vermelha, provoca um significativo aumento de N-nitrosos nas fezes (câncerigenos), similar aos compostos N-nitrosos do cigarro, mesmo quando se usa alimentação rica em fibras não há redução nos níveis de N-nitrosos nas fezes. (Binghan S.A 1996)
A incidência de câncer de mama nos EUA é 7 vezes maior que na China e no Japão. Quando chineses e japoneses migram para os EUA, as incidências de câncer de mama ficam iguais aos dos americanos. Portanto a modificação na dieta e atividade física, evitando o excesso de peso, pode ter um significativo impacto na incidência de Câncer de mama nos países ocidentais. A dieta tradicional do Japão e da China é composta por cereais integrais, feijões, legumes, verduras e derivados de soja, com peixe ocasionalmente uma vez por semana e sem alimentos lácteos. (Ziegler R G 1996)
As substâncias químicas dos alimentos interagem e complementam-se entre si.
O feijão de soja é o alimento que
contém a maior concentração de vitamina E. Uma xícara contém 35mgs e o que
precisamos dessa vitamina por dia é no mínimo 10mgs para o homem e 8mgs para a
mulher.
O leite de soja possui
flavonóides que neutralizam os nitritos, contidos nos conservantes dos alimentos
que estimulam o aparecimento de câncer.
Pesquisas revelam a importância da utilização de produtos derivados da soja como o Shoyo, Tofu e Missô por conterem fitoestrógenos. A quantidade desses fitoestrógenos foi medido em mulheres japonesas, sendo 1.000 vezes maior que os estrógenos normais o que evita os calores e a secura vaginal na época da menopausa.
Estudos sugerem que as proteínas vegetais podem abaixar os níveis de colesterol plasmático.
A carne bovina possui 30% de gorduras contra 4% da carne se soja!
A carne frango tem a mesma quantidade de colesterol do que a carne bovina embora com menos gorduras totais!
O bife de soja participando em uma refeição em que haja qualquer cereal integral, ou seja, arroz, milho, trigo, tem em conjunto todos os aminoácidos essenciais e não-essencial, isto é proteínas completas, igual à carne!! (Dr. Sidney Federmann 2004)
A PTS ********************************************************
ou a proteína de soja texturizada é muito prática de ser usada, de fácil conservação e de inúmeras aplicações na cozinha.
Uma forma que costumo usar já que a utilizo na substituição da carne moída é depois de hidratar e escorrer, deixa-la dentro de um pote com tampa tipo tupperware, temperada com cebola picadinha na geladeira, assim no momento do preparo do prato não repassará o sabor característico que apresenta caso esse procedimento não seja realizado!!
Na hora do preparo é só acrescentar os demais temperos!!
Excelente para recheios diversos, viradinha com legumes, para kibe, molho para macarrão, hambúrguer, almôndegas, no feijão e tantas outras utilizações culinárias!!
Pra finalizar esse post vou deixar uma dica simples, mas muito boa para a utilização diária da proteína de soja ou PTS.
Farofinha de proteína de soja
02 dentes de alho espremidos
02 cs de farinha de trigo integral
Doure o alho num pouco de azeite, ou óleo de girassol, acrescente o trigo deixando-o douradinho, acrescente então a PTS e vá virando até que ele fique igualmente douradinho e crocante, acrescente pitadas de sal marinho a gosto e pronto!!
Além de deliciosa enriquece o prato!!
Um abraço e até a próxima
Ivone Leão
Apaixonada pela vida!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário