Ivone Leão

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terça-feira, 20 de setembro de 2011

Soja porque usar e dicas de preparo para PTS



A soja é um produto incrível, com ela podemos obter do bife ao leite, com suas fibras até produtos como espuma de lavar louça é feita, quase uma vaquinha do reino vegetal, rs mas com imensas vantagens!!


O consumo da carne vermelha está relacionada com risco de Câncer de cólon e reto. O aumento na ingestão de carne vermelha, provoca um significativo aumento de N-nitrosos nas fezes (câncerigenos), similar aos compostos N-nitrosos do cigarro, mesmo quando se usa alimentação rica em fibras não há redução nos níveis de N-nitrosos nas fezes. (Binghan S.A 1996)

A incidência de câncer de mama nos EUA é 7 vezes maior que na China e no Japão. Quando chineses e japoneses migram para os EUA, as incidências de câncer de mama ficam iguais aos dos americanos. Portanto a modificação na dieta e atividade física, evitando o excesso de peso, pode ter um significativo impacto na incidência de Câncer de mama nos países ocidentais. A dieta tradicional do Japão e da China é composta por cereais integrais, feijões, legumes, verduras e derivados de soja, com peixe ocasionalmente uma vez por semana e sem alimentos lácteos. (Ziegler R G 1996)

Lembre-se
As substâncias químicas dos alimentos interagem e complementam-se entre si.

O feijão de soja é o alimento que contém a maior concentração de vitamina E. Uma xícara contém 35mgs e o que precisamos dessa vitamina por dia é no mínimo 10mgs para o homem e 8mgs para a mulher.
O leite de soja possui flavonóides que neutralizam os nitritos, contidos nos conservantes dos alimentos que estimulam o aparecimento de câncer.

Pesquisas revelam a importância da utilização de produtos derivados da soja como o Shoyo, Tofu e Missô por conterem fitoestrógenos. A quantidade desses fitoestrógenos foi medido em mulheres japonesas, sendo 1.000 vezes maior que os estrógenos normais o que evita os calores e a secura vaginal na época da menopausa.

Desde que o colesterol só existe em alimentos de origem animal, é muito oportuno usarmos a soja como substituto evitando assim as gorduras ruins e o excesso de proteínas da carne, especialmente a vermelha, assim como dos queijos, ovos e derivados lácteos que ocasionam a perda de cálcio pela urina ocasionando a osteoporose. Experimentos comprovam que as proteínas animais aumentam o nível de colesterol no plasma mesmo quando o colesterol e as gorduras são removidos das proteínas.
Estudos sugerem que as proteínas vegetais podem abaixar os níveis de colesterol plasmático.
A carne bovina possui 30% de gorduras contra 4% da carne se soja!
A carne frango tem a mesma quantidade de colesterol do que a carne bovina embora com menos gorduras totais!
O bife de soja participando em uma refeição em que haja qualquer cereal integral, ou seja, arroz, milho, trigo, tem em conjunto todos os aminoácidos essenciais e não-essencial, isto é proteínas completas, igual à carne!!  (Dr. Sidney Federmann 2004)

A PTS ********************************************************

ou a proteína de soja texturizada é muito prática de ser usada, de fácil conservação e de inúmeras aplicações na cozinha.

Mas como na maioria dos pratos devemos saber prepará-la de forma a ficar soborasa.

Uma forma que costumo usar já que a utilizo na substituição da carne moída é depois de hidratar e escorrer, deixa-la dentro de um pote com tampa tipo tupperware, temperada com cebola picadinha na geladeira, assim no momento do preparo do prato não repassará o sabor característico  que apresenta caso esse procedimento não seja realizado!! 

Na hora do preparo é só acrescentar os demais temperos!!

Excelente para recheios diversos, viradinha com legumes, para kibe, molho para macarrão, hambúrguer, almôndegas, no feijão  e tantas outras utilizações culinárias!!

Pra finalizar esse post vou deixar uma dica simples, mas muito boa para a utilização diária da proteína de soja ou PTS.

Farofinha de proteína de soja


02 xícaras de PTS pequena seca (sem hidratar)
02 dentes de alho espremidos
02 cs de farinha de trigo integral



Doure o alho num pouco de azeite, ou óleo de girassol, acrescente o trigo deixando-o douradinho, acrescente então a PTS e vá virando até que ele fique igualmente douradinho e crocante, acrescente pitadas de sal marinho a gosto e pronto!!

Depois de esfriar totalmente guarde em pote bem hermético e use em cima do prato de comida, da sopa, enquanto se alimenta!!

Além de deliciosa enriquece o prato!!


Um abraço e até a próxima

Ivone  Leão

Apaixonada pela vida!!!

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