Ivone Leão

sábado, 10 de setembro de 2011

Camomila essa florzinha abençoada...


Eu sempre fui encantada pela beleza e pelas propriedades dessa florzinha que vem de tempos bem remotos!!


Quando menina eu lavava os cabelos com shampoo de camomila e gostava de enxaguar com o chá, por serem louros e longos reforçava o brilho e emprestava um perfume agradável e marcante, como sou mesmo louca pelos movimentos da natureza o vento batendo era algo que trazia além do perfume, calma e reflexão...

Acho que por essa ligação com os elementos naturais um dia quase virei água rs...

- Estava com três ou quatro anos de idade e como meu pai era do exército ele havia sido transferido para Cáceres MT, que lá pelos anos 1960 era mesmo bem rural, pelo calor imenso, fazíamos de nossa praia o Rio Paraguai.

Domingão, estavamos numa prainha que se formava dentro do rio, meu pai  na margem lavava o carro, era um DKW, eu com minha mãe e irmãos nos refrescavamos quando...


"...a lembrança é entrecortada, a sensação viva que trago é da beleza das bolhinhas de água que se formavam com os movimentos do meu corpo coloridas pelo sol que penetrava o rio...


... fiquei ali envolta naquela sensação deliciosa olhando os raios de sol formando feixes amarelos que chegavam até mim, encontrada num pequeno buraco natural...


... não havia nada de ruim que me assolasse, bem oposto, havia sensação de paz e comunhão naquele ambiente de fundo de rio... não me dava conta de que ali poderia conter algum perigo...

.... fui levantada bruscamente por um homem que me levou pra areia virando meu corpinho de criança, verificando se eu havia engolido muita água... minha mãe assustada nesse momento verificava que eu estava bem..."


Já de volta à margem nos aproximamos do meu pai que dava o retoque final na lavagem do carro...


rio Paraguai ao entardecer
Naquela tarde ao por do sol me recordo nos braços dele, outra vez dentro do rio, cantando Luar do Sertão. -

Na composição  'É doce morrer no mar' Dorival Caymmi e Jorge Amado  muito provável falassem da sensação de nos fundirmos ao caldo quântico...

E entre os elementos que compõe e acompanham meus cenários, rios, mares e camomilas tem lugar de destaque rs


Depois de mais de trinta anos ao me reencontrar com meu primeiro namorado ele recordou o quanto gostava do perfume de meus cabelos...

Mas como bem sabemos essa delicada plantinha que tem as flores miúdas e amarelinhas é conhecida também pelas propriedades calmante e digestiva de seu chá.


Há muitos anos num tempo em que as coisas estavam confusas na minha vida, eu sofria muito de dores de estômago, mas como meus estudos estavam sempre permeando os dias decidi adotar um composto de camomila com erva-doce que num chá nunca mais deixei de usar.


Depois de um curto período não tinha mais as dores de estômago, embora os problemas na minha vida ainda se mantivessem. E há algum tempo estudando as pesquisas do Dr. Masaru Emoto conheci os efeitos de boas vibrações assim como de vibrações grosseiras sobre a água "lembrando que nosso organismo é composto em média de 70% de água". 

Nesse mesmo estudo conheci a foto da molécula da essência da camomila que é uma perfeição muito parecida com a da água da nascente despoluída, fechando assim a compreensão holista do porque ao tomarmos o chá de camomila harmonizarmos nosso organismo.

matéria completa sobre a água vide em nutrição "água veneno ou remédio"

***********************************************************************************

"santa camomilinha da minha infância
do perfume dos meus cabelos de criança
mãe e filha na terra 
obrigada pelos serviços que nos presta..."

***********************************************************************************
Ivone Leão
pela harmonia entre os seres!


Um comentário:

PROGRAMA ITÁLIA ALLORA - MÁRCIO NICOLACE disse...

Ivone,

O perfume da camomila é muito gostoso e marcante. É realmente uma " florzinha abençoada " , que marcou profundamente nossas vidas...

Beijo.
Márcio Nicolace