Ivone Leão

sábado, 27 de agosto de 2011

Almondegas de nozes essa receita tem história!!!



Essa é daquelas receitas que me acompanhou o crescimento e até hoje me traz lembranças deliciosas!!

Meu pai gostava do vegetarianismo, como até o inicio da minha adolescência frequentávamos a igreja adventista tivemos em casa muita influência ao que se refere também a alimentação.

Os adventistas orientam a uma alimentação muito próxima a que eu pratico, sendo que pesquisas realizadas pela National Geographic veja abaixo.

No mês de novembro da  2008, um artigo  National Geographic Brasil, intitulado “A ciência da longevidade: como viver muito e bem”, redigido por Dan Buettner e ricamente ilustrado pelas fotografias de David Mclain, revela a fonte da juventude dos adventistas, destacando membros da comunidade de Loma Linda e moradores de duas ilhas, uma no Japão (Okinawa) e outra na Itália (Sardenha). A matéria cita o pensamento de Ellen G. White sobre alimentação e saúde bem como pesquisa de Gary Fraser, professor de Medicina e Epidemiologia da Universidade de Loma Linda e diretor do Estudo Adventista de Saúde. (http://michelsonvidasaudavel.blogspot.com)2008

A  americana Ellen White foi uma das fundadoras da igreja Adventista do Sétimo ela recebia visões e em  sua visão de 6 de junho de 1863, recebeu instrução sobre questões relacionadas à saúde, como o uso de drogas, fumo, café, chá, comidas com carne, e sobre a importância do exercício, a luz do sol, o ar fresco, e o auto-controle na dieta. Seus conselhos de saúde, baseados nesta e outras visões posteriores, têm provido aos Adventistas um estilo de vida que dá como resultado que vivam uns sete anos mais do que a média de vida nos Estados Unidos. (http://teologia-adventista.blogspot.com)

Quando eu começo a escrever vou me envolvendo e abrindo aspas, acho importante porque a vida é incrível ela se recicla e as orientações eu costumo dizer que colhemos de um 'ambiente sagrado', não somos donos, apenas percebemos as orientações e as colocamos em prática ou não.

Um dos fundadores e mais tarde presidente da National Geographic Society, o inventor do telefone, em 1876, Alexander Graham Bell, foi paciente do médico missionário adventista Dr. Harry Willis Miller (1879-1977), pesquisador pioneiro da soja nos Estados Unidos, formado em 1902 na Escola Americana Médico-Missionária (mantida pelo Sanatório Adventista de Battle Creek). Miller foi aluno de John H. Kellogg (1852-1943). Kellogg orientou e cuidou de diversos exploradores norte-americanos cujas realizações e feitos apareceram na National Geographic. (http://michelsonvidasaudavel.blogspot.com/2008)

A Kellogg viria então pelos irmãos Will Keith Kellog e John H. Kellog ha 19 de Fevereiro de 1906 produzindo alimentos à base de cereais!!

Não é bacana conhecermos um pouco de como a vida se processa, os encontros e o que se deriva?

E essa pesquisa realizada recentemente pela National Geograph revela que populações que utilizam a alimentação vegetariana com Cereais, frutas, nozes e verduras vivem em média 10 anos a mais e com ótima qualidade de vida!

imagem para simples ilustração
E falando agora sobre a minha receita de almôndega de nozes...

Como não comíamos carne minha mãe criou com as nozes, depois me ensinou, e eu fiz quando menina por volta de onze anos num concurso da Nestlé que aconteceu no Salão da Criança em São Paulo



Agora pouco acessei o site da Nestlé  e vi que lá está ela.

...lembro bem, lá foi a Ivoninha

Havia três ou quatro estandes de cozinha  muito bem montados pela Nestlé no Salão da Criança, 1970.

Fui levada até a minha cozinha por uma moça.

Era uma espécie de arena e as pessoas ficavam à volta, fiquei meio nervosa, nunca havia me exposto daquela forma, mas minha mãe me ensinou desde cedo que precisamos encarar as coisas e assim fui eu, preparei as almôndegas, fiz o molho, tudo certinho, depois os pratos preparados foram experimentados pelos juízes, e a gente experimentava dos outros participantes também!

Fiquei com o terceiro lugar, eu não me sai muito bem na dosagem do sal rs!!

Ganhei um Pacotão de chocolates Nestlé que eu amei, um kit de maquiagem, o primeiro da minha vida, da Coty, e um livro de receitas chamado Receitas para brincar, que ficou comigo até bem pouco tempo, meus filhos fizeram varias delas mas numa das minhas mudanças não sei onde foi parar!

E assim vocês vão conhecer uma receita muito importante na minha vida!!! 

Almondegas de nozes

meia xícara (chá) de nozes moídas 
2 ovos 
1 cebola pequena ralada 
sal marinho e
pimenta-do-reino a gosto 
1 colher (chá) de orégano 
Misture tudo muito bem acrescentando
2 C sopa de farinha de trigo integral ou até dar o ponto de fazer da almondega

A Nestlé acresceu 01 xícara de Neston 03 cereais na massa da almondega acho que é bem valido!!

Molho  

3 tomates batidos no liquidificador em 02 copos de água
1 cebola pequena ralada
1 colher (chá) de sal 
cheiro verde picadinho

Deixe levantar a fervura do molho até dar uma encorpada deite as almôndegas tampe deixando por mais uns cinco ou dez minutinhos!!

Sirva com uma massa tipo capeleti ao molho de leite de soja e alho, fica ótimo!!!

Para esse molho basta dourar três dentinhos de alho na margarina, sal marinho pimenta do reino e noz moscada, 1L de leite de soja, deixe levantar fervura e após cozinhar o capeleti ou ravioli 'al dente', num pirex, misture tudo e leve a mesa com parmesão ralado.

Bom domingo e bom apetite!!!

Ivone Leão

Apaixonada pela vida!!

6 comentários:

Daniel Costa disse...

Ivone

Evidentemente, que gosto de textos, muito bem docmentados, talvez por ser também "apaixonado pela", mas porque interessam. Não porque o nutricionismo, si em, me motive. De certa maneira, tudo ajuda.
Tudo pode depender de e como se vive!
Por mim vivi bastantes formas. Para qual sua alimentação própria. No caso pessoal, posso dizer, na alimentação os padrões são aleatórios. Apenas conciliáveis, ou adaptáveis.
Beijos

st denis disse...

Que riqueza! Vamos experimentar.

Ivone Carneiro Leão disse...

Sim Daniel, podemos e devemos conciliar a maneira como levamos a vida com a boa nutrição, não apenas a nutrição como alimento que comemos, mas como forma de viver, o equilíbrio disso tudo é que gera a qualidade de vida!!

Bjo!!

Ivone Carneiro Leão disse...

St denis,
senti sua falta!!

Bjo!!

Igor Zanoni disse...

Acho que eles puseram Neston só para se promover às custas de suas almondegas de nozes. Recomendo elas sem o Neston. Você fica com o sabor original. Um beijo do Zanoni.

Ivone Carneiro Leão disse...

é por aí mesmo eles tem que colocar algum produto deles claro!