Ivone Leão

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Colesterol de onde vem e como evitar...




Descobriu-se que,
As proteínas animais aumentam em geral o nível de colesterol no plasma, mesmo em experimentos em que é retirado o colesterol e as gorduras são removidas das proteínas.


O Alho
possui uma substância chamada Aliina que quando espremido transforma-se em Alicina substância que desempenha importante papel na prevenção de alguns tipos de câncer como o de pulmão, estômago e fígado além de diminuir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.


As frutas cítricas como laranja, limão, mexirica, lima possuem terpenos ou limonóides que protegem o organismo de substâncias que estimulam o câncer e reduzem a taxa de colesterol do sangue, além de possuir claro vitamina C metabolizadora de gorduras.

Dietas ricas em Ômega-03 (fonte: feijões e peixe)baixaram 30% do colesterol e 60% do triglicérides em grupo de estudo.

Dois importantes pesquisadores Dr. Neal Barnard e Dr. Ornish são contra o uso da carne de peixe porque embora tenha menos gordura que a carne bovina e o frango, têm colesterol, e 30% de sua gordura é saturada. Desde que o colesterol só existe em alimentos de origem animal, uma dieta vegetariana sem produtos lácteos e com o mínimo de leite ou iogurte desnatado (04 mg de colesterol/copo) é o indicado e é o que eu adoto pra minha alimentação.


O colesterol interfere na atividade dos glóbulos brancos, reduzindo-o significativamente, lesa a membrana externa das células brancas, diminuindo sua atividade e função. Quanto mais colesterol no sangue, maior a diminuição das defesas.


Uma dieta composta de alimentos não refinados contém carboidratos complexos (amido) com fibras, que são arroz integral, trigo integral, milho aveia, feijão, ervilha, lentilha, legumes, verduras, com pouca gordura, evitando-se as carnes, ou restringindo-as apenas a um dia na semana e em proporções pequenas como um acompanhamento protege seu organismo de um grande número de doenças e nesse caso do Colesterol já que é o foco desse texto não é mesmo!


La Santé!!

Ivone Leão


foto: arquivos google

Nenhum comentário: