Ivone Leão

FILOSOFIA - Vladimir Safatle

A filosofia é uma das primeiras matérias que somem do currículo escolar dos modelos de governo repressor, justamente por ser a célula geradora dos tecidos que constroem as ideias.

Eu garota ainda nesse tempo guardo na memória algumas impressões da repressão militar no Brasil... para meu irmão Igor, primogênito da família, cursando filosofia na USP a coisa não foi nada fácil mesmo em casa já que papai era formado em colégio militar e ostentava a patente de major nesse tempo, lembro  que todo aquele que era contra o governo era tido como comunista e meu irmão não ficou fora dessa nomenclatura na visão de papai.

Eu cresci observando meus irmãos mais velhos responsáveis em grande parte por meu gosto musical ouvindo Janis Joplin, James Taylor, Beatles, mas o que me impressionava mesmo eram as letras de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, me lembro perguntando a meu irmão Igor se a música do Chico, Bye bye Brasil, teria sido proibida talvez pela frase _'eu tenho é tesão é no mar'_ ele olhou e não comentou o assunto, afinal estávamos dentro do carro às portas da Avenida Brasil chegando no Rio de Janeiro para mais um verão com os familiares...

Mas por estranho que pareça, o amor pela boa leitura foi meu pai quem despertou e de lá pra cá minha paixão pelos livros e música só aumentou agora mesmo estou lendo além de três referentes a meu trabalho como terapeuta holista e orientadora de alimentação que evita doenças o belíssmo " Os sonhos não envelhecem" de Márcio Borges, histórias do Clube de Esquina, em suas páginas podemos sentir o Brasil desse tempo e a sorte de termos mentes brilhantes permeando a mente coletiva do Brasil em meio a tanta repressão.

E dentro de tudo isso está contida a Filosofia que é nada menos que o pensamento que propõe mudança.

Apesar de todo o esforço para construir um povo que sofra de baixa auto estima é do Brasil que surgem mentes de altíssimo teor de inteligência entre outras que admiro a de Vladimir Safatle. Ainda bem que hoje ele pode falar!

Eu vejo na forma de Vladimir pensar a 'mente do futuro que já chegou', demonstrando que o antigo modelo de pensamento nos variados setores da vida está definitivamente obsoleto.



Clique aqui

Trabalho de Vladimir Safatle como colunista da Folha de São Paulo.


 Entrevista no Programa da Televisão Cultura PROVOCAÇÕES 




Curtir · · Promover ·

Ivone Leão
Apaixonada pela Vida

Nenhum comentário: