Ivone Leão

sábado, 18 de junho de 2016

Estresse do frio


Nesse inverno nossas necessidades nutricionais são diferentes, devido às demandas energéticas maiores que, se não atendidas, podem causar diminuição da imunidade. O que ocorre é um aumento de cortisona no sangue, em resposta ao estresse do frio, que compromete a função imunológica e acelera os mecanismos de assimilação. Portanto a origem das doenças do frio pode estar relacionadas a uma alimentação inadequada.

A orientação é consumir 80% de alimentos quentes, não consumir frutas tropicais e muito menos sucos que são altamente concentrados e pesquisas comprovam que seu uso aumenta o risco de câncer de pulmão. O correto é comer a fruta e no clima frio usar em pequena quantidade escolhendo a de época, aquecida e de preferência com um pouco de canela e castanha moída, além de saboroso fornece calor o corpo.
As sopas também são muito bem vindas em tempo frio, ricas em sais minerais podem ser preparadas com uma base de feijão processado no liquidificador, acrescentando legumes e verduras verdes como couve, agrião, além de deliciosas ativarão o sistema gastro intestinal.

Existe um mito de que no inverno ganhamos peso, mas isso com certeza não é obrigatório, troque as gorduras de origem animal e láctea pelas contidas nos próprios alimentos de origem vegetal, além de metabolizarem de forma harmoniosa com nosso organismo ainda ativam nosso sistema imunológico.
Use sementes e castanhas como a do pará, de cajulembre-se também do pinhão e do amendoim tão comuns nesse tempo de festa junina e muitas vezes desvalorizados. Estamos num Brasil de tantos sabores, amplie seus horizontes além das prateleiras de embalagens coloridas, assim você se sentirá melhor com toda a certeza, com peso correto, o sangue limpo de impurezas que acarretam tantas doenças!!!
Boa alimentação e saúde!!
Ivone Leão, publicação de 18/06/2011 e totalmente atual!

Orientações pautadas no livro 'Alimentação que evita o câncer e outras doenças, Dr. Sidney Federmann'

2 comentários:

vidaecrescimernto@gmail.com disse...

Especiarias para o inverno! Muito bom!

Ivone Carneiro Leão disse...

Sim temos uma vasta diversidade de alimentos naturais que tão bem nos faz 'rs'. Abraço!!